O uso de informações coletadas, cruzadas e analisadas, não precisa ser exclusividade do setor de marketing.
O setor de Recursos Humanos também tem em suas mãos uma ferramenta similar para a análise de dados, o People Analytics.
Conheça o People Analytics, como ele pode ser implementado e quais vantagens ele traz para o RH 4.0. Boa leitura!
O que é People Analytics
People Analytics é uma forma de implementação de novas estratégias no setor de RH com base na coleta e análise de dados.
O processo acontece de forma semelhante ao Big Data, onde várias informações são coletadas sobre os clientes e utilizadas pelo setor de marketing para o desenvolvimento de novos produtos e propagandas.
No Big Data, os meios utilizados normalmente são pesquisas com os clientes e coletas de dados sobre a experiência dos usuários, através dos Cookies coletados pelo site.
De maneira similar ao Big Data, o People Analytics coleta informações, porém, sobre o público interno da empresa.
Confira quais são as fases do People Analytics:
Coleta: coleta de dados que podem ser importantes para a aplicação de novas estratégias para o RH, como:
- Dados do controle de ponto;
- Timesheet;
- Folha de pagamento;
- Dados das redes sociais;
- e informações coletadas através de entrevistas com os colaboradores.
Cálculo: após a coleta, os dados devem ser coletados e metrificados de maneira similar, possibilitando que eles possam ser lidos em conjunto e correlações entre eles possam ser apontadas;
Análise: após o cálculo, os dados são cruzados e analisados, procurando informações que indiquem uma necessidade a ser melhorada pelo RH.
Um exemplo simples pode ser a indicação da relação da maior produtividade com os profissionais que são mais bem remunerados.
Aplicação: seguindo o mesmo exemplo apontado acima, a última fase do People Analytics corresponde às melhorias implementadas, como um programa de bônus para os profissionais que apresentarem melhor desempenho.
Quais as vantagens do People Analytics para o RH 4.0
O People Analytics é uma metodologia que conversa diretamente com o RH 4.0, que é o processo de digitalização e automação do setor a partir de dados concretos e que levam a uma satisfação interna.
Confira quais são as principais vantagens da aplicação do People Analytics para o setor de Recursos Humanos:
Descobrir o que motiva os profissionais
Através das diferentes informações trazidas pelo People Analytics é possível descobrir aquilo que mais motiva os funcionários, e implementar estratégias para que esses momentos de motivação sejam multiplicados.
Contratar profissionais que se encaixem na empresa
Informações detalhadas permitem o encontro de profissionais que se encaixam ao perfil da empresa.
A partir dos dados coletados, o RH poderá analisar qual é o tipo e padrão de comportamento dos colaboradores que demonstram maior contentamento com a sua posição dentro da empresa.
Dessa forma, o setor chegará a um perfil de profissional ideal, facilitando a sua busca durante os processos seletivos.
Verificar a produtividade
Uma das principais vantagens do People Analytics é a verificação da produtividade não a partir de apenas um dado, mas de vários. Como a junção dos já citados, timesheet e controle de ponto.
Lembrando que assim como as outras verificações, a produtividade deve ser medida de maneira não invasiva.
Tomar decisões estratégicas
Por fim, a metodologia permite a tomada de decisões estratégicas, ou seja, baseadas em dados concretos e visando resultados que tem respaldo, e não aplicando novas ações através de opiniões.
Não se esqueça, o trabalho é contínuo
Apesar de trazer a possibilidade da melhora da relação do público interno com a empresa, o People Analytics é uma estratégia que não tem prazo de validade.
Ou seja, como os dados nunca param de ser gerados, a análise, cruzamento e implementação das estratégias também é contínuo, buscando sempre a melhoria.