Saiba quais medidas preventivas você deve adotar para se proteger contra o novo coronavírus durante as compras no mercado
Respeitar o isolamento social é um cuidado fundamental para se proteger contra o coronavírus. Entretanto, nem sempre é possível ficar em casa, visto que ir à farmácia e à padaria e fazer compras de mercado são atividades essenciais e necessárias para manter a qualidade de vida.
Contudo, ao sair de casa para abastecer sua despensa, é preciso adotar algumas medidas para evitar o contágio da doença. Confira cada uma delas, abaixo.
Use máscaras de proteção
A forma mais eficiente de se proteger contra o coronavírus é o uso correto das máscaras de proteção. Há três principais tipos disponíveis no mercado: de tecido, cirúrgica descartável e N95.
Dentre elas, a que oferece maior proteção é a N95, usada por profissionais da saúde no âmbito hospitalar. No entanto, para ir até o mercado, a máscara de tecido é suficiente, desde que possua três camadas de pano.
De todo modo, você deve vestir a máscara, independentemente de qual seja, antes mesmo de sair de casa, com as mãos devidamente higienizadas.
Além disso, durante o uso, é importante evitar ao máximo tocar na parte da frente da máscara e no rosto.
Vale ressaltar que, se você optar pela máscara de tecido e souber que vai demorar a voltar para casa, é importante levar máscaras reservas em um saco plástico limpo e lacrado, pois ela deve ser trocada a cada 4 horas ou caso fique úmida.
Leve álcool em gel
Em meio à pandemia que estamos vivendo, carregar uma embalagem portátil de álcool em gel é imprescindível para garantir sua proteção, pois, ainda que o mercado ofereça álcool 70º, ele costuma ficar em um local específico e nem sempre estará próximo quando você precisar usar.
Prefira horários menos movimentados
Além de fazer uma lista com os itens que precisa para diminuir o tempo no mercado, um cuidado importante é, se possível, fazer as compras em horários menos movimentados.
Com o estabelecimento mais vazio, o risco de contágio será menor.
Respeite o distanciamento social
Mesmo usando a máscara de proteção, você deve respeitar a distância ao menos um metro de uma pessoa a outra, inclusive em filas.
Muitos estabelecimentos possuem marcações no chão que delimitam o espaço que cada cliente deve ocupar. Portanto, respeite essa determinação para se manter seguro.
Higienize as mãos com frequência
Tocar em alimentos e em todas as outras superfícies que foram tocadas por outras pessoas e depois, desatentamente, levar as mãos ao rosto é um grande perigo.
Portanto, higienize suas mãos com frequência para minimizar os riscos.
Não leve as mãos ao rosto
Ainda que você esteja usando a máscara de proteção, não leve, em hipótese alguma, as mãos ao rosto, muito menos abaixe a máscara para tocar em partes como a boca ou o nariz.
Caso seja inevitável, higienize as mãos com muito cuidado antes de fazer isso, para não se contaminar.
Faça compras online
As compras virtuais se tornaram uma alternativa mais segura durante a pandemia, pois evita que você se exponha pessoalmente ao risco de contaminação indo ao mercado.
Entretanto, ainda que você opte por esse método, também é preciso manter os cuidados, pois os riscos continuam existindo, mesmo em menor escala.
Quando for receber sua encomenda, vista sua máscara de proteção e tenha álcool em mãos. Além disso, pague online, de preferência, para evitar ter contato com o entregador ou então com o cartão, pois é mais seguro para você e para ele.
Higienize todos os produtos
Ao chegar em casa, os cuidados continuam. Tenha álcool, água e sabão em mãos para limpar item por item. O que vier em embalagens práticas, como produtos de limpeza, podem ser lavados com água e sabão.
Já produtos embalados em papelão podem ser higienizados com álcool 70%.
Por fim, não se esqueça de descartar ou higienizar, caso vá reutilizar, as sacolas plásticas. Lembrando que o ideal é optar por sacolas de papel ou ecológicas.