Saiba como diferenciar liquidez de rentabilidade e iniciar no mundo dos investimentos
Muitas pessoas têm o desejo de começar a investir o dinheiro, porém ainda existe muita dúvida sobre como fazer e quais são os significados dos termos mais comuns, como liquidez, por exemplo. A insegurança e a falta de conhecimento normalmente é o que impede as pessoas de se aventurar no mundo dos investimentos. Primeiramente, é preciso desmistificar algumas coisas; muitos acreditam que investir é coisa para milionários, e que não é possível começar a investir com pouco dinheiro, porém existem aplicações que são acessíveis mesmo com uma quantia pequena.
Conforme apurado pela B3, com base nos dados da bolsa de valores, o número de investidores no Brasil teve um aumento de 43% em 2021, e a tendência de crescimento segue em alta. A dúvida mais frequente nos iniciantes neste mundo é como começar; para isso, se faz necessário entender alguns conceitos básicos, como segurança dos investimentos, liquidez e rentabilidade.
A segurança é um conceito simples, pois está diretamente ligada ao risco que estamos dispostos a correr quando investimos nosso dinheiro. É muito importante entender a diferença entre liquidez e rentabilidade, para o investidor poder traçar o seu perfil, e assim escolher qual tipo de investimento mais lhe agrada.
Liquidez
A liquidez de um investimento está diretamente ligada a facilidade ou dificuldade de resgatar ou transferir seus ativos. Quanto mais alta a liquidez de um título ou ação, mais fácil e rápido será resgatá-lo sem perdas; já uma aplicação com baixa liquidez terá seu tempo de resgate mais elevado, ou poderá gerar prejuízos na hora do resgate, caso o dinheiro seja resgatado antes do prazo previsto.
Rentabilidade
Já a rentabilidade refere-se ao percentual que o investidor ganha com a aplicação. Por exemplo, em um investimento inicial de R$ 10.000, quando, ao final do período, o valor do mesmo está em R$ 12.000, pode-se entender que o valor inicial se manteve e ainda gerou um ganho de 20%, que é chamado de rentabilidade.
É sempre importante entender que, quanto maior a rentabilidade de um investimento, maior será o seu risco.
Liquidez x rentabilidade
Na grande parte dos casos, uma alta liquidez tem uma rentabilidade menor. Portanto, o investidor precisa ter em mente qual será o seu perfil de investidor e quanto será o valor investido para poder escolher por onde começar.
Se o investimento for em longo prazo, e o dinheiro investido não precisará ser resgatado rapidamente, um investimento de alta rentabilidade e baixa liquidez pode ser indicado nesse caso, porém, se a pessoa irá investir um dinheiro que, por algum motivo, precise resgatar rapidamente, um investimento com liquidez alta é mais aconselhável, mesmo que este tenha uma rentabilidade menor.
Um exemplo de investimento em médio prazo com rentabilidade fixa, que vem ficando cada vez mais popular, é a LTN, ou Letras do Tesouro Nacional, que é um investimento seguro por estar atrelado ao Tesouro Nacional e com rentabilidade melhor que a caderneta de poupança, muito procurado por investidores mais conservadores, iniciantes, ou mesmo aqueles que buscam diversificar suas aplicações.
A LTN possui uma rentabilidade fixa, ou seja, se a taxa contratada for de 10% ao ano durante 5 anos, o título renderá isso até o final, sem nenhuma alteração, o que a torna segura e sem sustos no final.
O importante na hora de começar a investir é sempre fazer um bom planejamento, saber qual o seu perfil e seus objetivos, diversificar os investimentos, estudar muito, conhecer todos os tipos de investimentos disponíveis, sempre acompanhar as variações do mercado e ter muita paciência e disciplina, pois os resultados sempre aparecerão.