Pergunte a qualquer pessoa que estuda marketing e eles te dirão que marketing para varejo é um mundo à parte.
E é exatamente nessa classificação que entra o marketing para eletrônicos. Ao contrário de muitos nichos em que é possível você ganhar clientes através de itens únicos e exclusivos que só a sua loja tem, e ter outros diferenciais para se posicionar, o marketing para eletrônicos, na grande maioria das vezes precisa competir por um simples item: o preço.
Cases de Sucesso do Marketing para eletrônicos
Apesar do preço ser o maior diferencial de todos, quando falamos de marketing para varejo podemos pensar em grandes cases de sucesso de lojas que conseguiram se posicionar além disso.
Como é o caso do Magazine Luiza, por exemplo.
A loja Magazine Luiza investiu em humanização da marca e marketing de conteúdo para conseguir se posicionar no mercado.
Hoje é uma marca consolidada, que é acreditada e passa confiança a milhares de brasileiros.
Uma boa parte da população brasileira – principalmente os mais velhos – sentem que lá serão bem atendidos e que poderão ir até lá para comprarem os itens que precisam, mesmo que isso signifique pagar um pouco a mais pelo produto.
Mas, ao mesmo tempo, uma grande parcela da população, principalmente os que já têm o hábito de comprar online, acabam pesquisando preço e optando por outras lojas devido ao preço ou melhores condições de pagamento.
Então, apesar da marca da Magazine Luiza ser muito forte, ainda há uma boa parcela da população que acaba comprando devido ao preço baixo e não pela loja.
Como fazer marketing para eletrônicos
Se uma das melhores formas de você conseguir novos clientes é através do preço, então você já sabe que não adianta você querer vender fone de ouvido bluetooth por R$1000,00 se o mesmo produto, da mesma marca, com as mesmas especificações, em outra loja, custa R$100,00.
A pessoa com certeza optará por comprar na outra loja, mais barata e não em comprar na sua loja, mesmo que você tenha o melhor marketing do mundo.
Mas, se você conseguir manter seus preços a um nível competitivo, existem sim algumas coisas que você pode fazer para aumentar as suas vendas!
Loja Confiável
Você precisa que a sua loja pareça confiável se você quiser vender para mais pessoas. Investir na estética da loja, manter tudo agradável e de fácil acesso é a melhor forma de conseguir vender mais.
E isso vale tanto para as lojas online, quanto para as lojas físicas. A sua loja precisa ser bonita para atrair os clientes.
Nas lojas online, você precisa que o consumidor consiga encontrar facilmente onde clicar para conseguir comprar, e na loja presencial, você precisa garantir que os seus itens mais importantes estejam ao alcance da visão dos clientes.
Tráfego pago
O tráfego pago é um tipo de publicidade muito utilizada por quem quer vender na internet. Mas ele também pode ser utilizado se você quiser vender em um estabelecimento físico, basta selecionar um tipo de campanha diferente.
O tráfego pago para vender na internet deve ter um objetivo de vendas e levar as pessoas para o seu site.
Esta modalidade de tráfego costuma trazer mais resultados para o lojista, porém, ele costuma ter um custo maior quando comparado ao tráfego orgânico que iremos mostrar abaixo.
Tráfego Orgânico
Diferente do tráfego pago, o orgânico é uma maneira de mostrar seus produtos por meio de buscas em sites de buscas como o Google por exemplo. Esses resultados ficam logo abaixo dos famosos anúncios. Os primeiros resultados que aparecem no resultado da busca que contém as palavras “Anúncio” são feitos com tráfego pago que citamos acima. Após esses resultados encontramos os sites mais bem ranqueados com as estratégias de tráfego orgânico.
Ela basicamente é feita de estudo de palavras chaves com maiores buscas por usuários. Estas estratégias são feitas em cima de estudos realizados por especialistas em SEO. Assim, selecionando e trabalhando em cima das buscas feitas por usuários.
Redes sociais
Usar as redes sociais disponíveis para anunciar seus produtos é uma forma de poder mostrar seus produtos para dezenas de milhares de pessoas de uma única vez.
Assim, usar as redes sociais como facebook, Instagram, youtube e até mesmo o mais recente TikTok são formas de poder mostrar o que está vendendo, exibindo, vídeos, reviews, passo a passo e todos os detalhes e características do que está sendo anunciado.
Uma ótima forma de vender seus produtos eletrônicos é poder anunciá-los em marketing place disponível no Facebook. Lá você monta sua loja de anúncios e coloca toda a descrição e características do que quer vender.
O Instagram possui uma aba de vendas de produtos, seguindo a mesma lógica do Facebook. Você pode montar um perfil para iniciar suas vendas o quanto antes.
Desta forma, ter seus comercio de eletrônico sendo anunciados no mundo digital é garantia de mais vendas e de grande sucesso.