Muitos desejam ter o seu próprio negócio, ou por conta da falta de oportunidades de emprego, cada vez mais escasso, ou por opção de vida. Seja qual for o seu motivo, seja bem vindo ao mundo dos negócios.
A atividade laboral que têm como fim gerar renda pode ser um passeio no parque, para aqueles que desenvolvem um planejamento mínimo, e esta educação para geração de renda não é exatamente o foco do nosso sistema educacional, talvez isto explique a dificuldade que muitas pessoas encontram em se colocar no mercado seja por meio de um emprego ou seja por meio de estabelecer um negócio próprio.
Então, segue a pergunta chave para você refletir sobre o assunto de hoje: O quanto você está preparado para exercer uma atividade econômica independente?
Uma pergunta simples com ramificações extensas, exige uma resposta complexa, que só pode ser obtida por quem possui maturidade de se reconhecer deficitário. Sim, é importante sempre avaliar o seu potencial como limitado, é o caminho do avanço. Explico melhor, é preciso ter dúvidas quanto a sua própria capacidade e as suas próprias certezas, sempre.
Você está preparado para empreender?
Eu mesmo já passei por este momento na vida, decidindo-me ativamente pelo mundo da iniciativa privada, confesso que não estava nem de perto preparado, avaliei muito mal meu conhecimento e capacidades. Iniciei minha atividade no ramo de transporte de veículos. O meu primeiro erro, foi em aceitar muito bem instruções e palavras de instrutores, supostamente líderes de sucesso em seus negócios.
Primeira verdade alcançada, raramente empreendedores se prestam ao papel de ensino, um empreendedor muito bem intencionado, no máximo profere uma palestra, quem dá aulas sobre negócios lucrativos, são comerciantes de conteúdo, o que eles sabem de fato sobre empreendedorismo é de venda de conteúdo. Agora se este conteúdo te levará a um mundo de sucesso empresarial não é possível determinar, normalmente não te leva a lugar nenhum.
Quem te ensina bem sobre o seu negócio é o seu cliente, ele irá te falar o que ele precisa, quando ele precisa e quanto vale. Então se eu pudesse voltar lá no ano de 2007, quando comecei o meu próprio negócio de criação de sites na internet, eu teria começado bem diferente, teria observado mais o que realmente o que o cliente queria dizer, quando me pedia para criar um site para ele. Ele queria mais vendas pela internet, levou um tempo para eu descobrir isso.
Mas e que de outro modo eu saberia o que sei hoje, se não tivesse passado pela provação que o mercado impõe aos meus projetos e idéias? Todo bom planejamento precisa de métodos de validação diária, será que o esforço que está sendo feito está funcionando? Testei novamente sobre a validade dos meus conceitos no ramo de mudancas Brasília
Se não está funcionando, o que é que o cliente quer? Acabei descobrindo outra questão importante na minha carreira de empreendedor, o cliente muitas vezes também não sabe o que quer, é necessário que a visão empreendedora se estabeleça para antever as necessidades dos clientes frente a tecnologias emergentes.
O que é um negócio lucrativo?
O lucro é resultado de um trabalho que atende o interesse do cliente, ele é uma proposta de evidente valor que provoca o cliente a utilizá-lo com frequência. Não se trata de engodo, um negócio lucrativo possui um valor agregado que quando utilizado pelo cliente é capaz de gerar lucro para todos.
O lucro têm têm esta característica, onde surge com mais frequência quando impacta a vida do cliente, onde o cliente também obtêm lucro com a sua proposta. Citando um exemplo prático, se o seu produto ou serviço é parte da estratégia de geração de renda do seu cliente, ele se torna muito mais relevante.
Para pequenos negócios sobreviverem, suas propostas devem gerar lucro para os seus clientes, então a dica é clara, quanto menor for o seu capital para iniciar um negócio, garanta que a sua proposta seja essencial na geração de renda de outras pessoas.
Outra dica é escolher um nicho de mercado para atuar, importar cacareco da china e vender na sala de casa é uma ação extremamente arriscada, a chance de você perder o dinheiro é extremamente elevada, agora é uma situação diferente se você importar itens para abastecer revendedores, perceba que nesta situação, como você se torna um importante elo de geração de renda para os outros?
Com pouco dinheiro, abra um negócio que atenda outras empresas
Desenvolva um produto ou serviço que seja de interesse de um nicho de mercado, procure as empresas que atuam neste nicho, bole uma proposta de negócio para vender seu item para empresas. Se for no setor de embalagens, por exemplo, é um típico segmento onde a maioria das empresas são seus clientes, percebe a linha de lucro entre você e o seu cliente.
Você obterá resultados mais satisfatórios, no menor prazo, quando o seu produto ou serviço faz parte essencial do negócio de outras pessoas. Citando mais um exemplo alinhado com o nosso tempo, a economia digital é uma realidade nas empresas de móveis planejados, então qual o negócio mais lucrativo? Ora, um que tenha relação com a digitalização e que faça parte da geração de lucro das empresas.
Na economia digital, e para ajudar ao leitor que pretende estabelecer a sua iniciativa empreendedora, fica registrada mais uma dica, o produto de maior valor são os dados. As micro e pequenas empresas possuem uma necessidade quase diária de conquistar mais clientes, então atuar nesta frente de interesse, é sempre bem aceito por todos, é uma proposta que se vende sozinha.
Localize dados de valor comercial, para o nicho econômico que você escolheu, trate estes dados para que sejam claros e únicos e venda estes dados ao seu cliente. Este serviço que trato é o do marketing digital, um mercado ainda pouco explorado e que você pode atuar nele, com apenas um computador e um acesso a internet.
Se por um acaso, caro leitor, você for daqueles que não se dão bem com tecnologia, é bom lembrá-lo de que a digitalização de tudo é uma tendência forte demais para ser ignorada. E um bom negócio hoje em dia precisa estar alinhado nesta direção.
Ronaldo Luis Gonçalves
Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.