Termo nascido nos Estados Unidos, staycation é solução para baixas temporadas e para quem quer curtir um bom lazer sem se deslocar para longe ou gastar muito
É certo que os tempos de crise fazem com que adaptações a novas realidades aconteçam.
No Brasil, a crise econômica que decorreu da pandemia fez com que os setores mais prejudicados com o isolamento social tivessem que se adaptar para garantir sua existência. Dentre eles, o setor de turismo e hotelaria foi um dos mais afetados. Para contornar este obstáculo, uma nova forma de curtir o tempo de férias surgiu: o staycation.
O termo é uma junção das palavras inglesas “stay”, que significa ficar, e “vacation”, que significa férias. Na prática, a palavra representa um modelo de lazer praticado nas redondezas de casa, ou seja, fazer turismo sem ter a necessidade de viajar. Criado nos Estados Unidos, durante a crise de 2008, foi durante a pandemia que se observou um impacto maior. No caso, as pessoas temerosas com a contaminação descobriram opções de lazer em suas próprias cidades.
Essa tendência foi observada até mesmo pelo Ministério do Turismo à época, pois viu no turismo regional uma oportunidade para a retomada do setor. Toda cidade guarda uma história, uma culinária, uma cultura e uma identidade para serem conhecidas, mesmo que não seja um polo turístico. E a facilidade de poder conhecê-las em um passeio de carro é um atrativo e tanto até mesmo para as rotinas mais pesadas.
O staycation é uma maneira de gastar menos também, principalmente pelo fato de ter nascido em tempos de crise. Com isso, museus, praças e eventos culturais se tornaram o passeio favorito para os adeptos. Com esse movimento em vista, pequenas hospedagens e hóteis ofereceram planos especiais para moradores das cidades que querem conhecer outros ângulos de suas metrópoles. Uma vantagem é poder curtir as atrações mesmo em baixa temporada, quando os preços naturalmente caem.
Grandes redes de hotéis também entenderam o momento e abriram suas portas para os moradores locais. Uma dessas soluções é o day use, um pacote diferenciado oferecido para quem quer curtir as atrações do hotel por um dia, como café da manhã, piscinas ou pelo menos um quarto de hotel para um bom descanso, com direito a uma grande e confortável cama e serviço de primeira, ótimo para curtir sozinho, em dois em um clima romântico, ou até mesmo para um final de semana em família.
O staycation é vantajoso para os consumidores e também para as economias locais. Diferenciais como ser pet-friendly, por exemplo, atraem ainda mais as pessoas que não querem deixar seu pet sozinho em casa para curtir um tempo de lazer. Isso significa mais receitas para as empresas, que terão uma maior quantidade de pessoas frequentando seus espaços, e para os novos turistas, que podem curtir em qualquer época do ano, além de conhecerem ainda mais a história rica de cada cidade sem ambientes lotados pela alta temporada.
De acordo com levantamento da Booking.com, 55% dos brasileiros pretendem conhecer novos destinos perto da região em que moram. De carro ou de ônibus, é fácil fazer um bate-volta em algum lugar incrível ou mesmo passar uns dias em São Paulo, em Recife ou no Rio. E, com aluguel de carros no RJ, fica mais fácil ainda fazer um staycation nos hotéis dos bairros do Leblon e de Ipanema ou dar um pulo até Niterói para curtir lindas praias.