Aprenda como fazer pagamentos pelo PIX de forma segura e rápida
A modalidade de pagamentos pelo PIX chegou para facilitar a nossa vida financeira. Com apenas alguns cliques, você envia ou recebe dinheiro de forma instantânea.
Isso acontece a qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana, de forma gratuita e segura, com a garantia do Banco Central.
Mas, é importante conhecer o funcionamento dessa ferramenta para usá-la da melhor forma para evitar golpes e o envio de dinheiro para a pessoa errada, o que pode causar grande transtorno para reaver o valor.
Quer saber mais sobre o PIX, como funciona e o que fazer em caso de envio de valores para a chave PIX errada? Então, é só continuar a leitura!
Como funciona o PIX?
O PIX veio para facilitar a nossa vida e nossos pagamentos. Com ele, é possível enviar valores a qualquer horário do dia e da noite, de forma segura e simples.
Vale destacar que a tecnologia do PIX só é possível devido a criação de uma nova infraestrutura gerada pelo Banco Central, especialmente para o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).
Ele é aberto a todas as instituições autorizadas para atuar no mercado financeiro e para as demais instituições que fazem a intermediação de pagamentos e desejam oferecer o PIX como uma forma de pagamento aos clientes.
Com o PIX, podemos enviar dinheiro de forma instantânea, diferente do TED ou DOC, que além de cobrarem taxas, têm horários e dias de funcionamento.
Outra grande vantagem do PIX é o fato de ser gratuito para a população em geral e também cobrar taxas menores das empresas, pois o objetivo do Banco Central com a criação do sistema é justamente democratizar a facilidade financeira.
As transações feitas no PIX funcionam de modo simples, e podem ser feitas com a leitura de QR Code, chave aleatória, CPF/CNPJ, e-mail e número de telefone.
Cada empresa ou pessoa pode ter diversas chaves PIX, em diferentes contas e bancos. O cadastro da chave é feito diretamente no app do banco, e é só escolher a modalidade que deseja cadastrar.
Essa chave é o que você irá enviar para receber um pagamento instantâneo. Ao digitar a sua chave PIX na hora do pagamento, a pessoa verá o seu nome e, assim, poderá confirmar com mais segurança a transação.
Como fazer pagamentos pelo PIX?
Fazer pagamentos pelo PIX é simples e fácil e, para isso, é só utilizar uma chave. Ela serve para transferir dinheiro a um amigo, empresa, pagar contas e muito mais. Confira abaixo o passo a passo para fazer uma transferência no PIX.
- Abra o app do seu banco e acesse a área PIX;
- Selecione a alternativa “transferir”;
- Digite o valor a ser transferido;
- Informe a chave PIX de quem irá receber o valor (CPF, CNPJ, e-mail ou celular);
- Verifique as informações que aparecem na tela;
- Se estiver tudo ok, conclua a operação inserindo a sua senha;
- Pronto!
Mas há outras modalidades de pagamento com o PIX, como o QR Code e o pagamento “copia e cola”. Confira abaixo como fazer o pagamento dessas duas formas, de maneira segura e simples.
Pagamento por QR Code
Veja abaixo como fazer os pagamentos pelo PIX com QR Code.
- Abra o app do seu banco e vá até a área PIX;
- Clique na opção pagar e selecione “Ler QR Code”;
- Aponte a câmera do seu celular para o QR Code do estabelecimento;
- Insira o valor ou confira o valor da tela;
- Confirme as demais informações;
- Se estiver tudo ok, insira a sua senha e conclua a transação.
Pagamento “copia e cola”
Já os pagamentos por meio do “copia e cola”, devem ser feitos conforme os passos, a seguir.
- Primeiro, copie o código fornecido pela empresa ou estabelecimento;
- Abra o app do banco e vá para a área PIX;
- Escolha a opção PIX Copia e Cola;
- Cole o código fornecido pelo estabelecimento;
- Confirme as informações que vão aparecer na tela;
- Se estiver tudo ok, é só concluir a transação.
Mas, ao fazer um pagamento com o PIX, pode acontecer um erro, que é enviar o valor para a pessoa errada. Nesse caso, o Banco Central informa que para cancelar a transação feita por engano, é preciso que o pagamento ainda não tenha sido confirmado pelo seu banco.
Por isso, é importante agir rápido quando isso já acontece, já que o PIX é confirmado em poucos segundos após o pagamento.
O modo mais rápido de conseguir o valor de volta, além de agir a tempo, antes da confirmação do banco, é buscar entrar em contato com o recebedor por meio dos dados da sua chave.
Caso não consiga reaver o valor por esse meio, busque o seu banco e relate o seu caso, para verificar como a instituição pode te ajudar.
Por fim, se nenhuma dessas formas resolver o problema, a única alternativa é por via judicial, juntando provas sobre a transferência para a pessoa errada.
Como fazer PIX no C6 Bank?
O C6 Bank disponibiliza pagamentos via PIX aos clientes, onde você recebe e envia dinheiro em apenas alguns segundos, com a segurança que o banco oferece.
Para fazer PIX no app do C6 Bank, é só logar com as suas credenciais, abrir o app e clicar na sessão PIX. Ao fazer isso, clique em “transferir” e insira a chave com os dados de quem vai receber o dinheiro.
Ao selecionar a chave, digite os dados e, depois, o valor a ser transferido. Confirme os dados na tela e, se estiver tudo ok, é só colocar a sua senha de 4 dígitos e confirmar a transação.
E aí, o que você acha do PIX, uma modalidade de pagamento tão inovadora? Ele facilita muito a nossa vida financeira, não é mesmo?
Esperamos que o conteúdo ajude a entender melhor essa tecnologia e como usá-la de forma simples, prática e segura.
Até mais!