É preciso entender todo o processo de como reformar telhado antigo para evitar gastar muito.
Tem pessoas que tem pavor de reformar um telhado, e quer passar longe. Mas, nem sempre isso é possível de ser evitado. Seja por problemas com o tempo que ocorreu desgastes ou por intempéries causadas por problemas climáticos. Reparar é o correto e é o jeito sempre que for possível.
Porém, não é qualquer pessoa que pode sair reformando um telhado, e é necessário tomar alguns entendimentos e cuidados quando se for reformar um telhado. Principalmente para fazer com eficácia, segurança e durabilidade.
Se feito da forma correta e planejada, poderá se realizar a reforma necessária no telhado de forma rápida e tranquila, e ainda sim gastando pouco orçamento. Procure conhecidos para encontrar alguém que te ajude nessa questão, para fazer um serviço bem feito.
Mas, se você pretende reformar sozinho, leia bastante sobre isso, pois pode ser uma atividade perigosa que necessita de muita atenção.
Preparamos algumas dicas nesta matéria para te ajudar no processo de reforma de seu telhado antigo, seja com um profissional ou você mesmo, a dica serve para todos.
O que preciso para reformar um telhado antigo?
Se você percebeu que o seu telhado precisa de reforma, principalmente pela construção ser antiga e possuir algumas execuções incorretas, não se desespere. Muitos telhados possuem angulações mal feitas e proporcionam infiltrações, goteiras e permitem até umidade nos cantos.
Se isso está acontecendo, de fato, é necessário que se faça uma reforma urgente em seu telhado como um todo. Telhados antigos possuem telhas mal encaixadas, e são um prato cheio para bichos e goteiras se desenvolverem cada vez mais.
Se você perceber que foi utilizado telhas de má qualidade na construção, certamente deverá substituí-las. É recomendável a substituição pois telhas antigas podem conter rachaduras e com o tempo perdem o poder de impermeabilização, além de absorver umidade causando peso sobre toda a estrutura.
Se você entrar no sótão e perceber alguns problemas como poças, vazamentos, goteiras, provavelmente terá de fato que reformar o seu telhado antigo. Depois de identificar a raiz do problema busque a ajuda de um profissional para reformar seu telhado.
Como reformar telhado antigo?
Abaixo separamos um pequeno guia para você utilizar em cada etapa da reforma do seu telhado. Depois de descobrir a origem do problema, terá de saber quais materiais serão utilizados para reformar cada parte do seu telhado.
1. Estrutura de madeira
Esta é a parte mais chata e cara de todas. Atualmente os custos com madeira aumentaram muito. Mas, caso o problema seja pontual, bastará trocar o material danificado com bastante cuidado sem precisar mexer em muita coisa na estrutura.
Porém, se os reparos a serem feitos forem maiores do que 25%, é recomendável procurar a ajuda de um profissional para te ajudar a verificar a viabilidade da reforma ou conserto do seu telhado. Os principais problemas são o desgaste da madeira por pragas, cupins e besouros, além de zangões e infiltrações;
2. Subcobertura
Cada vez mais residências estão utilizando as subcoberturas, mas elas ainda não são unanimidade. Essa parte é responsável por ajudar no isolamento térmico de um imóvel ou unidade, e em geral elas ficam esticadas no vão do telhado e isolam a camada de alvenaria.
3. Calhas e rufos
A troca de calhas e rufos não é complexa mas deve ser feita com atenção pois elas ficam em locais perigosos como extremidades. Quando for trocar por conta própria, utilize os EPI ‘s básicos de segurança pessoal.
Normalmente a calha fica parafusada e rente no telhado, e serve como base para a água escorrer. Normalmente elas são fixadas com braçadeiras e outros tipos de apoio, os rufos geralmente são instalados no topo do telhado e possuem uma fixação normalmente chumbada.
Se precisar de auxílio nesse processo procure a ajuda de um profissional para evitar danos maiores. Procure inspecioná-las a cada 6 meses e procure sempre desentupi-las e manter as saídas de fluxo de água livres.
4. Telhas
Não existe muito mistério na manutenção e troca de telhas. Os modelos variam bastante e é bem comum encontrar formatos para substituir as que você já tem na sua casa para pequenos reparos. Compre as peças de reposição e instale-as.
Aproveite essa oportunidade para trocar algumas telhas e fazer uma inspeção legal em seu telhado e verificar se não há algo a mais que precisa ser ajustado ou reparado.