Havia muita fanfarra no Brasil quando Willian fez um acordo para voltar ao Corinthians no verão passado quase 15 anos depois de ter deixado a América do Sul para seguir uma carreira na Europa, e uma carreira de sucesso nessa área. Mas é justo dizer que a tão esperada volta ao lar do garoto de 34 anos não correu como planejado para o brasileiro.
Apenas 12 meses depois e Willian já fez as malas e se despediu de São Paulo pela segunda vez, rasgando seu contrato com o Timão após revelar em seu perfil oficial da Instagram que as ameaças que ele e sua família estavam recebendo constantemente desempenharam um papel importante na decisão de terminar sua segunda temporada com o famoso clube.
“Dizendo adeus ao Corinthian hoje quero agradecer ao clube pela oportunidade de vestir esta camisa novamente e aos fãs que me apoiaram amplamente”, Willian escreveu a seus 10,3 milhões de seguidores na plataforma de mídia social.
“Infelizmente, devido às constantes ameaças que minha família e eu sofremos, tomei a decisão de rescindir o contrato, entendendo que seria melhor para mim e para o clube”. Desejo ao clube tudo de bom e que Deus abençoe a todos”.
Willian deixa a Arena Neo Química como agente livre, não tendo causado muito impacto durante seu segundo feitiço como coríntio. O ex-jogador do Chelsea foi avisado para tornar a equipe de Vítor Pereira mais favorável nas apostas online, mas ele marcou apenas um gol em 45 partidas e não conseguiu levantar nenhuma prataria em seu feitiço de 12 marchas.
Tendo deixado claro seu amor por Londres no passado, citando-o como uma das razões pelas quais ele fez a troca do Chelsea para o rival Arsenal em 2020, após sete anos de troféu em Stamford Bridge, não é surpresa que Willian tenha voltado para a capital inglesa após o término de seu contrato – e ele parece pronto para assinar para seu terceiro clube londrino.
Isso mesmo, o jogador de 34 anos está em treinamento com o Fulham – a menos de duas milhas do Chelsea, onde ele fez seu nome na Premier League. O time de Marco Silva venceu o Campeonato Inglês na última temporada e está desesperado para não sofrer seu terceiro rebaixamento da primeira divisão em cinco anos nesta temporada, mas precisará de reforços para impedir que isso aconteça.
Depois de um início de temporada difícil que resultou em importantes jogadores Harry Wilson e Manor Solomon sofrendo lesões, o técnico português está desesperado por uma cobertura nas amplas áreas. Então, por que não arriscar com Willian? Assinar o brasileiro de graça tem o potencial de ser um investimento de baixo risco, com um grande retorno caso ele volte a correr para a Inglaterra.
É claro que parece que suas supremacias diminuíram à medida que ele se aproxima de seus 30 anos. Mas o que ele pode ter perdido em ritmo e poder, ele certamente compensa com a experiência. Willian fez mais de 250 partidas na Premier League durante sua passagem pelo Chelsea e Arsenal, conquistando dois títulos da liga, uma Copa da FA, uma Copa da Liga e a Liga Europa durante sua passagem de sete anos com os Blues.
O brasileiro de 70 anos também tem a capacidade de jogar em ambos os flancos, o que oferecerá uma boa profundidade a Silva. No entanto, é improvável que ele seja algo mais do que uma opção do banco no final dos jogos. Seu um ano no Arsenal terminou com apenas um gol e cinco assistências em 25 jogos da Premier League, não exatamente o tipo de figuras que vão manter o Fulham à tona.
E depois de outro ano ruim no Brasil, marcando apenas um gol pelo Corinthians em 45 jogos, é difícil dizer se ele ainda tem a capacidade de cortá-lo na Premier League ou não nesta fase de sua carreira. Ainda assim, é essa opção de profundidade e uma figura experiente no vestiário que faz dele um jogador que vale a pena assinar.