A falta de combustível pode causar danos no veículo
Seja por falta de atenção ou até por falha mecânica, a pane seca gera problemas para o motorista atingido e para o restante da população que circula pela via no mesmo período. Isso porque, a pane seca nada mais é do que a falta de funcionamento do veículo por falta de combustível. Não é possível rodar, e o motorista acaba tendo que chamar um reboque ou caminhar até um posto de gasolina próximo para recarregar o tanque, deixando o automóvel parado na pista.
Além de complicar o trânsito, podendo também gerar acidentes, o condutor tem a chance de levar uma bela multa se interromper o fluxo de veículos onde parar. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a pane seca gera uma penalização de R$ 130,16, sendo infração média, e adiciona 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nestes casos o veículo também é recolhido.
No entanto, caso o condutor consiga retirar o automóvel da via, seja porque há um declive ou por ter sido o último estímulo com combustível ao motor, não haverá infração e, por tanto, não será aplicada uma multa.
Como evitar a pane seca
É preciso ficar atento ao funcionamento do carro. Não se deve dirigir com o tanque na reserva do veículo, já que é arriscado. Pode não haver um posto de gasolina próximo e virar um grande problema. O ideal é sempre colocar combustível antes de atingir a reserva, para garantir que esse problema não irá acontecer.
Também se faz necessário verificar se o marcador do painel está funcionando corretamente. Ele pode estar marcando uma quantidade de combustível, mas, de fato, o tanque conter menos do que o previsto. Uma revisão com frequência do veículo é o melhor a se fazer para evitar problemas futuros.
Isso vale também para quem quer adquirir o veículo em um leilão em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades. A manutenção básica garante que o veículo esteja funcionando de forma adequada e evita acidentes como a pane seca. Deixar problemas para resolver depois não é uma boa ideia.
Como resolver o problema
Caso o motorista decida por abastecer o carro, é indicado que vá até um posto e volte para o carro assim que conseguir o item. Para transportar combustível, é necessário ter um recipiente próprio. É proibido o transporte de combustível em garrafas pet e outros recipientes que não sejam adequados. Também é bastante perigoso por ser inflamável, e pode causar danos à saúde.
Caso a pane seca aconteça, o melhor é procurar uma oficina mecânica, para que se verifique se não houve dano na bomba de combustível. A falta de combustível diminui a lubrificação e pode esquentar muito e até queimá-la. Por isso, é melhor prevenir a pane seca. As consequências podem ser piores do que somente ficar a pé.
O filtro de combustível é outro item que pode apresentar problema depois de uma pane seca, já que ficará sobrecarregado. Impurezas podem ficar no fundo do tanque e acabar indo para a bomba. Não é indicado também circular com o veículo no tanque de reserva.
É importante também abastecer com combustível de boa qualidade. Assim, só se deve colocar combustível no veículo em postos de gasolina confiáveis. Quando chegar a um nível de 25%, já é bom abastecer, para que a pane seca nem esteja perto de acontecer.