Mobiliar uma cozinha pequena pode ser bastante complicado, pois além de criatividade, você também precisa ter muita noção de espaço.
Sabendo disso, te ensinaremos como mobiliar uma cozinha pequena com apenas alguns passos de maneira simples e prática.
Veja a seguir algumas sugestões para você que está cansado (a) de procurar os melhores móveis e decorações e não conseguir achar.
Nos próximos parágrafos, você saberá tudo o que precisa para mobiliar uma cozinha pequena.
Dicas de como mobiliar uma cozinha pequena
Para mobiliar uma cozinha pequena da melhor maneira possível, você precisa ter muita atenção a todos os detalhes mínimos, pois eles são essenciais para a construção do espaço de maneira geral.
Em cômodos um pouco mais curtos, o tamanho das mobílias deve ser muito bem observado conforme o espaço que a sua casa têm disponível.
Dessa forma, assim como no caso da largura ou do comprimento dos móveis, é fundamental que você analise todas as dicas segundo o que você pretende ter na sua casa e o que tem disponível no seu recinto.
Todas as dicas disponibilizadas aqui devem ser adaptadas para a sua realidade, pois ninguém sabe mais do que a sua casa precisa do que você. E sempre lembrando, que em uma cozinha pequena, a organização é ainda mais importante!
Para ter o melhor resultado possível na escolha da mobília da sua cozinha pequena, é essencial já ter em mente como você pretende decorar e escolher os móveis deste local, assim você consegue agilizar o processo de escolha e obter uma cozinha próxima ao que você espera.
Ter um bom plano traçado na sua mente facilita e muito o processo de escolha dos seus móveis, já que existem vários estilos decorativos que podem ser associados de diferentes maneiras.
Medir os móveis é essencial:
Ao medir seus móveis você tem plena noção da largura e comprimento necessário para mobiliar sua cozinha da melhor maneira possível.
Ambientes muito vazios são tão problemáticos quanto cozinhas muito cheias.
Por isso, é muito importante que você não exagere em nenhum aspecto da sua casa, todas as dicas dadas aqui foram pensadas a partir de uma casa bem dividida em todos os elementos.
Exageros nas cores, nos tamanhos ou em qualquer característica podem ser extremamente prejudiciais para a mobília da sua cozinha.
Cômodos pequenos tendem a ser ainda mais impactados por mudanças negativas ou exageradas, por isso escolha muito bem cada móvel e eletrodoméstico (veja quais comprar primeiro aqui) que você for acrescentar nesse espaço.
Opte por cores neutras ou claras:
Cores menos chamativas, como as neutras: preto, branco e cinza, são muito interessantes para espaços reduzidos, pois as tonalidades mais claras, principalmente, dão sensação de limpeza, tranquilidade e fazem a sua cozinha aparentar ser mais espaçosa.
Dessa maneira, evite a escolha de cores chamativas em partes maiores da sua cozinha, pois vermelho, amarelo e laranja, por exemplo, são mais propícias a deixar um ambiente poluídos visualmente.
No entanto, você pode aproveitar essas cores em acessórios e elementos menores que estiverem na sua cozinha. Você pode explorar de diversas maneiras, sem que ela se torna a mais chamativa desse local.
O vermelho, por exemplo, pode ser uma ótima ideia para compor o cenário, mas não é interessante para ser o principal componente da sua cozinha.
Abrace a modernidade:
Ainda que exista um certo carinho por elementos antigos na cozinha, a memória afetiva pode ser um pouco deixada de lado nesses momentos, caso queira.
Nos últimos anos surgiram diversas características de design muito interessantes, que podem ser adequadas ao estilo da sua mobília e também ao seu gosto, basta procurar, você com certeza encontrará mobílias com visuais modernos que se encaixem bem ao seu espaço.
Assim como nos casos citados anteriormente, essa dica deve ser seguida de maneira equilibrada. Caso goste de algum elemento nostálgico, você também pode usar alguns acessórios após saber como mobiliar uma cozinha pequena.
Existem diversos estilos decorativos, e o moderno é um dos mais interessantes para cozinhas pequenas. Cabe a você observar se os contrastes e as características da modernidade são legais para a sua casa.
Quais os melhores estilos decorativos para a sua cozinha?
Escolher o estilo decorativo que mais se encaixe com seus gostos e seus objetivos nessa parte tão importante da sua casa é essencial para você que quer saber como mobiliar a sua cozinha pequena.
Sabendo disso, traremos os modelos de decorações mais interessantes para a sua cozinha, dando exemplos de suas principais características.
Moderno:
O estilo moderno já foi um pouco tratado nos parágrafos anteriores por ser um dos mais usados no século XXI e também por se encaixar em qualquer ambiente.
Esse modelo de decoração se destaca pela sua simplicidade e também por suas cores claras, que dão sensação de ampliação do espaço, efeito ideal para cozinhas pequenas.
Dessa maneira, o estilo moderno é cercado por inovações e também se caracteriza por design’s diferenciados que podem agradar tanto os mais conservadores, quanto aqueles que querem mobiliar a cozinha de forma mais simples.
Assim, esse tipo decorativo é bastante indicado para lugares menos espaçosos, mas também pode ser interessante para ambientes maiores, por agregar bastante em elegância em diversos modelos.
Estilo Industrial:
O estilo industrial ganhou força nos últimos anos em Nova York, lugar reconhecido no mundo inteiro por sua modernidade.
Apesar de suas inovações surpreendentes, o novo-iorquino tem mostrado grande preferência por visuais levemente nostálgicos. A decoração que segue o estilo industrial tem grande inspiração nas fábricas dos Estados Unidos da América na década de 50.
Mesmo que essa moda não tenha sido muito desenvolvida nos últimos anos no Brasil, esse estilo pode ser muito bem-adaptado ao nosso país, já que as cores e os visuais encontrados nas indústrias nacionais são bastante vivas e alegres.
Esse modelo é indicado para pessoas que gostam de estilos decorativos que chamam bastante a atenção logo à primeira vista.
Dessa forma, se você quer uma cozinha diferenciada, um dos modelos mais interessantes para você é o industrial. Nesse estilo você pode tanto assumir uma postura mais ousada, quanto ser mais conservador.
As cores são meros detalhes, já que o desenho das suas mobílias são ousados e agregam bastante ao ambiente de maneira geral, sem deixar faltar nada, mas também sem exagerar.
Na hora de escolher a mobília para a sua cozinha pequena, é essencial que você observe cada detalhe, pois eles são cruciais para a composição do seu ambiente, que deve ser equilibrado.
Todos os estilos decorativos podem ser interessantes para você, tudo depende da sua habilidade na hora de escolher os móveis e os eletrodomésticos, já que fazer uma mistura incoerente pode ser ruim se você é dono (a) de uma cozinha pequena.
Em cozinha pequenas até mesmo os menores acessórios fazem muita diferença, combine todos os menores detalhes e perceba a diferença que isso faz de maneira geral para o seu espaço.
Vintage
O estilo Vintage é característico do século passado, e ao contrário do moderno, explora cores bem vivas e pode ser interessante para a sua cozinha pequena se você souber como explorar todos esses detalhes de maneira equilibrada.
Essa decoração também carrega um pouco de nostalgia, assim como o estilo industrial, mas tem visual ainda mais ousado, pois carrega tonalidades totalmente contrastantes.
Você conhece alguém que quer aprender como mobiliar uma cozinha pequena? Compartilhe e comente o que achou de mais esse conteúdo do São Paulo Aberta!