Muitos não sabem, mas o seguro de vida proporciona às famílias uma maior sensação de segurança, conforto e até apoio financeiro.
O seguro de vida é conhecido como um contrato que você tem com uma companhia de seguros para garantir que sua família ou dependentes estejam protegidos financeiramente em caso de acidente.
Em alguns casos, você pode acionar o seguro de vida. Por exemplo, você pode solicitar um seguro de vida, supondo que não possa trabalhar ou realizar suas atividades diárias.
Para garantir os benefícios do seguro de vida, você deve efetuar pagamentos mensalmente. Esse valor é negociado quando a apólice é assinada e toda a cobertura que você precisa for determinada.
Um ponto interessante a destacar é a possibilidade de alterar a cobertura selecionada. Com isso, você pode personalizar seu seguro de vida da forma mais autônoma possível.
Seguro de vida e suas garantias
Como o seguro de vida pode ser personalizado, as garantias podem variar de acordo com o plano contratado. Geralmente o seguro de vida pode cobrir os seguintes tipos:
Morte;
- Incapacidade permanente total ou parcial por acidente;
- Incapacidade permanente total inesperada;
- Incapacidade permanente por acidentes majorados;
- Incapacidade funcional permanente completa por doença;
- Incapacidade permanente total por doença;
- Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
- Dia de Invalidez Temporária;
- Despesas Hospitalares Diárias;
- Doença Grave.
Existem algumas perguntas sobre seguro de vida e seguro de saúde para doenças graves. De forma bastante objetiva, os planos de saúde são responsáveis por cobrir consultas médicas, exames básicos e internação.
Por exemplo, o seguro de vida cobre cuidados especiais e medicamentos.
Saiba quais são os seguros de vida
Atualmente, dois tipos de seguros podem ser encontrados no mercado: individual e em grupo. Quando o segurado negocia diretamente com a seguradora, podemos chamar de seguro de vida individual.
Esse tipo de seguro geralmente leva em consideração especificidades e necessidades individuais.
No seguro de vida em grupo, a negociação ocorre entre a empresa e a seguradora. Por isso, além de investir na segurança do emprego, o seguro de vida em grupo é essencial para cobrir acidentes ou doenças que possam levar à morte ou invalidez.
O seguro de grupo reconhece três formas de financiamento, sendo elas o pagamento integral, contribuição parcial e não contribuinte.
O pagamento integral é de responsabilidade do funcionário o pagar integralmente o plano. Na contribuição parcial, o empregado e a empresa pagarão o plano na proporção acordada.
E no caso não contribuinte, a empresa é a única responsável pelo pagamento do plano. Ambos os tipos de seguro de vida têm seus benefícios e são projetados para finalidades diferentes.
Enquanto o seguro de vida individual é para pessoas que desejam proteger financeiramente seus beneficiários, o seguro de vida em grupo é uma ótima opção para empresas que buscam oferecer esses benefícios aos seus funcionários.
Como eu faço um seguro de vida?
A compra de um seguro de vida precisa levar em consideração suas necessidades e objetivos.
Mas para fazer isso da melhor forma possível, você precisa procurar empresas especializadas em seguros e que possam te oferecer um plano com um preço acessível de acordo com suas preferências.
Depois de escolher uma seguradora, é hora de avaliar qual cobertura está disponível e qual é a melhor para sua família.
Em seguida, verifique se o valor do pagamento mensal indicado corresponde à sua situação financeira atual.
Antes de assinar um contrato, é de interesse mútuo entender alguns fatores, como o período de carência da política, faixa geográfica coberta, riscos e valor máximo garantido.
Algumas seguradoras oferecem simuladores de seguro de vida gratuitamente. Essa ferramenta é muito divertida para você simular um plano que pode ser ideal para você, seus beneficiários e sua saúde financeira.
Depois de escolher sua seguradora e plano ideal, você precisará responder a um questionário sobre sua saúde.
Neste ponto, é muito importante responder a todas as perguntas honestamente. Como resultado, a seguradora pode pensar que você enganou o sistema e pode negar certos recursos solicitados no futuro.
Por que devo contratar um seguro de vida?
Vários motivos para comprar um seguro de vida podem ser citados, mas o principal objetivo é definitivamente mais proteção para a família e seus beneficiários.
Suponha que você seja o chefe financeiro de sua família. Ao adquirir um seguro de vida, seus beneficiários estarão cobertos por um determinado valor se você estiver ausente ou incapaz de ajudá-los.
Outro ponto interessante do seguro de vida que poucas pessoas conhecem é a possibilidade de usufruir de planos de saúde e bem-estar.
Por meio desse serviço, você pode obter diversas orientações nutricionais, incluindo perfil nutricional para o IMC, ideias de cardápios com base em objetivos específicos e até orientações na compra de alimentos e bebidas.
Em suma, o seguro de vida é uma ótima opção para quem busca tranquilidade, proteção, segurança financeira e custo-benefício.