Responsável pela potência do ar-condicionado, o BTU certo ajuda a economizar energia elétrica e ainda desgasta menos os aparelhos, trazendo vantagens para a sua comodidade.
Comprar ar-condicionado é uma atitude que vai bem além do que a simples escolha do aparelho. Afinal, é preciso saber a potência do equipamento e também a área que ele conseguirá atingir seja em uma casa ou imóvel comercial.
A medição dessa unidade de refrigeração é feita por meio do British Thermal Unit (BTU, Unidade Térmica Britânica, em tradução livre).
O cálculo traz resultados que norteiam a sua compra, pois muitas vezes um ar-condicionado com muita potência pode não ser o ideal para um ambiente pequeno.
Portanto, quanto mais alto for o BTU, maior será a potência do aparelho. Por isso, vale a pena observar essa indicação no momento de analisar os modelos, pois essa informação ajuda na escolha certa para fins específicos.
Veja como calcular o BTU
A lógica dos BTUs do ar-condicionado é bem simples. O cálculo considerar a metragem do espaço, o número de pessoas que circulam pelo ambiente, os equipamentos que irradiam calor e também a exposição ao sol.
É preciso inserir a somatória de 600 BTUs para cada metro quadrado do imóvel, 600 para cada pessoa, 600 para cada eletrodoméstico (TV, freezer, fogão, geladeira) e 800 se o local estiver sob luminosidade do sol.
Para saber se o ar-condicionado terá potência suficiente para refrigerar ou aquecer o local, você deverá pensar em todos os detalhes citados acima, realizando o cálculo.
Imagine um cômodo com 20 metros quadrados onde circulam três pessoas e existam quatro eletroeletrônicos. Você deverá fazer o seguinte cálculo:
- 20 x 600 (metragem) = 12.000 +;
- 3 x 600 (pessoas) = 1.800 +;
- 4 x 600 (aparelhos) = 2400.
O total é 16.200, ou seja, o ar-condicionado deverá ter uma capacidade acima de 16.000 BTUs para um local que não receba luz do sol. Caso isso aconteça, a conta tem que ser somada a mais 800, totalizando 17.000 BTUs.
Portanto, ao analisar vários modelos de ar-condicionado, considere esse importante detalhe, pois a potência do equipamento é fundamental para que todo o ambiente seja contemplado com os recursos existentes no equipamento.
Dessa maneira, a climatização da sua casa ou escritório estará totalmente adequada, fazendo com que as pessoas usufruam na totalidade dos recursos existentes em um ar-condicionado.
Com isso, o seu investimento será certeiro, sem insatisfações sobre falta de aquecimento ou resfriamento que não atenda às exigências dos clientes, ou seja, os ambientes terão a temperatura almejada em menos tempo e com maior eficiência, pois ela será melhor distribuída.
Além de proporcionar mais conforto, a escolha do BTU certo contribuirá com a redução nos gastos. Isso porque as manutenções e limpezas não precisarão ser realizadas com tanta frequência quando se exige do equipamento mais do que a sua potência oferece.
Riscos ao comprar um ar-condicionado com BTU errado
O primeiro risco ao comprar um equipamento que não tenha um BTU adequado ao local onde será instalado é um desgaste excessivo, situação que certamente aumentará os custos operacionais, principalmente com manutenções e limpeza, inclusive com falhas no desempenho.
Aliado a isso, ao não atingir a temperatura programada, o ar-condicionado terá um impacto direto em uma conta que toda família faz de tudo para reduzir: a da energia elétrica.
Assim, o consumo de eletricidade será alto, impactando no valor mensal, ou seja, ao contrário de trazer conforto e bem-estar, poderá ser um problema.
Para evitar isso, a dica é sempre analisar o BTU existente no aparelho. Observe se ele tem o valor indicado para as condições do seu espaço.
Muitas vezes, comprar um ar-condicionado mais caro pode ser uma economia a longo prazo, pois os BTUs influenciarão na melhor utilidade.
É importante informar que o cálculo do BTU também vale para o modo quente do aparelho, tendo em vista que se trata de uma unidade de medida.
Seguindo as nossas dicas, certamente a sua compra será bem-sucedida, com a melhor climatização para a sua casa ou ambiente de trabalho.
Atente-se ainda para a escolha de uma empresa que seja especialista em ar-condicionado, oferecendo os melhores aparelhos e também uma diversidade em BTUs, além de uma assistência técnica de qualidade.