Já pensou preparar um café filtrado como o das melhores cafeterias em sua casa? A partir de agora isso vai ser possível, pois é sobre isso que falaremos neste artigo!
Não há dúvidas que essa bebida é praticamente uma unanimidade entre os brasileiros, seja para aumentar a energia ou para acompanhar um bom papo com os amigos.
E claro, é o item indispensável para um bom café da manhã, dando mais coragem para que as pessoas enfrentem um longo dia de trabalho, estudos e demais afazeres.
De fato, o café ainda é a principal modalidade da bebida, porém, a cada dia as pessoas procuram melhorar o que já é bom.
Pensando nisso, listamos neste post dicas preciosas de baristas para deixar sua bebida ainda mais saborosa.
Confira!
Confira 6 passos para a compra e o preparo de um café filtrado
Especializados no preparo do tradicional café filtrado, os baristas dedicam boa parte do seu tempo para se qualificar não apenas para a elaboração de uma bebida de qualidade.
Como também para aprender mais acerca dos diferentes tipos de grãos e como acontece todo o seu processo de produção.
Por esse motivo, estão mais que prontos para te mostrar como preparar um café tão gostoso quanto o das cafeterias em sua casa. Veja!
1. Observar o rótulo
Antes de pegar o primeiro café que encontrar na gôndola, dê preferência para aqueles que sejam 100% arábica, especial ou gourmet e que possuam a certificação ABIC-Associação Brasileira da Indústria de Cafés.
A entidade é responsável por emitir 2 importantes selos, que são:
PQC-Programa de Qualidade do Café: que pode dividir os cafés nas seguintes categorias: tradicional (comum), superior (intermediário) e gourmet (muito bom).
PCS-Programa Cafés Sustentáveis do Brasil: qualifica as empresas que torram os cafés provenientes de fazendas que respeitem a natureza.
Além disso, existem outras informações que devem ser consideradas, como:
- Origem;
- Peso;
- Nome do fabricante;
- Data de produção e de validade.
2. Usar monodoses ou moer os grãos na hora
Existem 2 maneiras distintas para que você possa seguir essas dicas, a saber:
- Comprar sachês ou cápsulas de café, impedindo assim que a bebida tenha contato com o oxigênio;
- Adquirir uma máquina de moer.
No entanto, se não puder aderir a nenhuma dessas alternativas, precisa adotar alguns cuidados depois da abertura da embalagem, como:
- Conservá-lo em temperatura ambiente;
- Não o deixar exposto à luz;
- Vedar bem a embalagem.
3.Coar o café com água mineral
Uma atitude simples, mas que pode contribuir para um bom café é trocar a água da torneira pela mineral.
Isso porque, mesmo depois de fervida, a água da torneira apresenta altos índices de cloro, substância que pode prejudicar os óleos presentes no café.
4.Não ferver a água
Sem dúvidas, este é um dos principais segredos para um bom café, já que a água em altas temperaturas perde-se oxigênio, comprometendo assim a qualidade da bebida.
5. Conhecer outros métodos de extração
Para elaborar cafés especiais, você pode escolher entre diferentes métodos de extração, que te permitem conhecer novos aromas e sabores.
Dessa forma, com um único pacote de café, você consegue vários resultados, que podem te surpreender.
6.Servir a bebida imediatamente
Para finalizar, assim que seus cafés especiais estiverem prontos, devem ser servidos, caso contrário, todas as dicas colocadas em prática terão sido em vão.
Conheça os principais métodos de extração do café
Agora que você já sabe como preparar o melhor café filtrado, precisa conhecer os principais métodos de extração.
Assim você terá diferentes estratégias para preparar os seus cafés especiais:
Coador de pano
Certamente, esse é o método mais utilizado pelos brasileiros na hora de fazer seu tradicional cafezinho.
Mas engana-se quem pensa que o coador de pano é utilizado apenas para a extração do café filtrado, pelo contrário, muitos baristas o utilizam para criar cafés especiais.
Chemex
Se você quer um café limpo e puro, o método Chemex é um dos mais eficientes, já que a camada tripla presente no filtro de papel grosso, possibilita maior absorção dos óleos presentes no pó.
Globinho
Também conhecido como Sifão, o Globinho utiliza a física para o preparo do café, oferecendo ao consumidor uma experiência inesquecível, devido ao seu sabor único.
Composta por dois globos de vidro, na parte inferior desta cafeteira é colocada a água que vai receber o calor, já na parte superior fica o café de moagem grossa.
O seu funcionamento é à base de transferência térmica à vácuo, ou seja, o vapor emitido depois que a água estiver esquentando, permite que o café entre em imersão.
Por fim, ocorre uma perda de calor que possibilita o vácuo, que é a etapa final para que o café seja coado e assim agradar até o paladar mais refinado.
Conclusão
Como você pôde perceber, o café filtrado ainda ocupa um lugar todo especial na vida dos amantes da bebida.
No entanto, os cafés especiais estão ganhando muito espaço, não apenas nas cafeterias, mas também em casa.
Portanto, se você também quer ter novas experiências com a bebida, precisa adquirir produtos de qualidade comprovada.