A comunicação é uma das principais habilidades que todos os colaboradores precisam ter, principalmente no mundo em que vivemos. Afinal, as empresas estão prestando cada vez mais atenção como as informações estão sendo passadas, cujo objetivo é de melhorar os processos e as entregas no ambiente de trabalho.
Além disso, essa é uma competência essencial para os profissionais que desejam ter sucesso no mercado de trabalho, pois as novas tendências de mercado e avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no ambiente corporativo, tanto escrita quanto verbal.
Atualmente, as exigências do mercado estão cada vez maiores. Por isso, os profissionais precisam desenvolver constantemente suas habilidades de comunicação e fazer cursos específicos, como: oratória, cursos de português, etc.
A boa comunicação também significa ver, ouvir e sentir, pois a informação transmitida pode informar, ensinar, educar, motivar ou reduzir a motivação.
No ambiente de trabalho, o bom relacionamento interpessoal e a boa comunicação são imprescindíveis em diversos momentos, seja em uma reunião, um e-mail, uma mensagem nas plataformas da empresa, entre outros.
A linguagem deve ser clara e objetiva, além de sempre ser cuidadosa e respeitosa para não gerar ruído ou desentendimentos.
No entanto, devido à falha na comunicação, esta ação pode gerar algumas falhas na comunicação, como conflitos e divergências no ambiente de trabalho e, consequentemente, chocar todos da equipe, impactar o desempenho e a produtividade profissional, bem como nos resultados e lucros da empresa..
A área de RH desempenha um papel importante nas empresas, pois elas possuem as ferramentas para incentivar esses profissionais por meio do feedback para que possam desenvolver e melhorar sua capacidade de se comunicar bem.
Os profissionais não devem ter medo de expressar suas ideias, devem apenas ter o cuidado de falar de forma compreensível, ou seja, de forma clara e objetiva.
A comunicação alinhada ao RH pode ser poderosa em uma empresa, pois:
- alavanca informações relacionais para estruturar as informações gerenciais;
- respeita a visão, missão e valores organizacionais;
- considera o escopo e a compreensão das informações;
- integra colaboradores, educa e mobiliza comportamentos.
No entanto, isso só é possível quando temos profissionais que reconhecem a importância da comunicação interna e conseguem desenvolvê-la com habilidade.
Comunicação interna: a maior e melhor aliada do RH
A comunicação interna desempenha um papel importante em uma organização, pois é o principal meio de alinhamento entre ela e as competências dos profissionais que nela trabalham.
Quando o funcionário tem acesso às informações que afetam diretamente suas atividades, ele obtém desempenho porque não precisa voltar ao trabalho por falta de informações e perder tempo procurando o que precisa.
Além disso, a comunicação estruturada garante o diálogo entre os diferentes níveis da empresa sobre cultura, propósito e resultados organizacionais. Essa transparência ajuda a reter e motivar o talento, por isso a comunicação é a maior aliada do RH.
A realidade no Brasil, no momento, é que a comunicação é responsabilidade primordialmente da área de Recursos Humanos, garantindo que a comunicação interna seja eficiente e produtiva.
O campo da Gestão de Pessoas tem como foco promover o bem-estar, cuidar, compreender os dados pessoais e melhorar o desempenho dos funcionários. Por meio desta experiência, tende a compreender as melhores formas de comunicar, engajar, motivar e incentivar o trabalho em equipe.
O RH é o especialista e pode dar suporte ao “como se comunicar”, mas não deve ser a única pessoa habilitada a se comunicar com os colaboradores. Além de burocratizar desnecessariamente os processos, também centraliza as comunicações em um departamento e rouba o poder de líderes e funcionários.
A alta liderança da organização precisa entender por que a comunicação, a coordenação e o diálogo com as equipes são importantes e quais resultados e métricas eles afetam.
Se não for assim, o programa não terá força para sustentá-lo, como todas as outras iniciativas da área.
Benefícios da comunicação aliada ao RH
A boa comunicação atrelada ao RH traz inúmeros benefícios para a empresa, tais como:
- Incentiva o recrutamento interno;
- Gera a oportunidade de migrar um talento para outra área;
- Promove o engajamento por meio de treinamentos, cursos e workshops;
- Alinhar a cultura da empresa;
- Melhora a organização dos times;
- Realiza feedbacks em tempo real;
- Traz soluções de problemas.
De maneira geral, com uma boa comunicação, o RH consegue compartilhar informações relevantes internamente com diferentes áreas, pessoas e perfis para obter diferentes visões, conselhos e perspectivas sobre a situação.
Essa colaboração, além de uma resolução mais rápida de problemas, também garante resultados mais eficientes.