Usar óculos é algo extremamente importante quantos seus olhos pedem. Seja para leitura ou óculos de grau mesmo, a vista do ser humano é algo delicado, e precisa de atenção.
Precisamos de lentes corretivas e temos a oportunidade de usar, devemos usar, já que insistir no erro pode causar ainda mais incômodo e piorar o estado da pessoa.
É mais fácil explicar isso para um adulto, que tem mais maturidade para entender o que é algo mais importante para a sua saúde. No entanto, quando o assunto são crianças, a coisa é um pouco diferente.
Crianças são seres complexos, elas não ligam muito para saúde porque não tem como ter a dimensão da importância das coisas. Até por isso é tão difícil fazer com que elas se alimentem bem, não comam besteira ou mesmo não se coloquem em situações de risco.
Dessa forma, dizer para uma criança que ela precisa usar óculos definitivamente não é um trabalho fácil. Existem muitos fatores que devem ser levados em consideração.
Primeiro é a criança hiperativa, e a ideia de se movimentar para lá e para cá com algo no rosto não exatamente os agrada. Isso sem falar nas piadas que podem vir de outras crianças, já que elas não têm muita noção de que estão fazendo algo errado caçoando de outra criança.
Isso faz com que seja preciso tomar alguns cuidados na hora de convencer uma criança a usar as suas lentes e hoje vamos ajudar você justamente nisso.
Seja com uma armação de óculos de grau feminino ou masculino, estamos aqui para dar dicas de como convencer uma criança a usar óculos corretamente.
Use personagens da ficção
Não importa o quanto você disser que os óculos são para a sua saúde, esse tipo de desculpa tende a não funcionar muito, ao invés disso você pode mostrar que algumas personagens que ele pode gostar usam óculos.
Crianças têm admiração por personagens, e geralmente tentam reciclar rejeitos e até roupas deles com frequência, e nesse sentido acaba ficando fácil vê-los a usar óculos assim com seus ídolos. Personagens como:
- Clark Kent, o Superman
- Os Minions
- Velma do Scooby Doo
- Edna Moda de Os Incríveis
- Harry Potter
Todos esses personagens usam óculos e atingem diferentes públicos infantis, então todos podem ser usados como exemplo.
Mas não se esqueça de saber exatamente que são só personagens que a criança gosta, se você der um exemplo de personagem que ela não gosta, pode ser que ela tenha ainda mais resistência em usar óculos.
Usar exemplos da vida real
Os heróis não existem apenas na ficção, e algumas crianças são muito apegadas em pessoas da vida real, pode ser um familiar que ela tem muito apego, um professor ou até mesmo alguém da mídia. Ainda que não seja verdade, você pode dizer que aquela pessoa usou óculos na infância que ela só se tornou o que é porque usou os óculos.
Se a criança admira aquela pessoa, ela vai ficar feliz em usar os óculos acreditando que aquilo vai fazer com que ela cresça e se torne igual, e claro, antes de crescer por completo ele vai reconhecer sozinha a importância de usar óculos.
Ainda que os pais não gostem de mentir para os filhos, esse tipo de pequena mentira acaba se tornando necessária, além também de ser inofensiva e não trair a confiança da criança de jeito nenhum, já que se ela fosse mais velha usava os óculos sem criar tanto caso.
Crie brincadeiras onde os óculos são necessários
Já que saúde não é um bom argumento, você pode colocar na cabeça da criança que os óculos podem ajudar naquilo que elas gostam de fazer.
Vamos supor que o seu filho ou filha gosta muito de jogar, é um argumento válido sentar com ele e dizer o quanto seu ósculo vai ajudar ele, vai fazer com que ele jogue melhor protestar enxergando melhor, assim que vai estar um passo à frente de todos os seus adversários.
O mesmo tipo de argumento pode ser usado para praticamente todo hobbie que a criança tiver. Desde soltar pipa, para vê-la melhor, até brincar com bonecos, para que ela não perca nenhum deles.
Você pode ainda dizer que os óculos dão um superpoder para criança, o poder da supervisão. Como estamos vivendo um momento onde a cultura pop está inundada por super-heróis, usar um poder como argumento pode realmente funcionar muito bem.
Em conclusão, convencer a criança a usar óculos é muito importante. Existem hoje mais de 800 milhões de pessoas que precisam de óculos de grau e não têm acesso.
Isso significa que se você tem acesso, não deve perder a chance de fazer com que seu filho ou filha use, ainda que você tenha que existir de forma criativa para que eles concordem.