Saiba as vantagens e aprenda 5 dicas para aderir a uma moda com menos peças e muito mais praticidade
O número de consumidores preocupados em adotar hábitos mais sustentáveis é crescente, e isso respinga em todas as áreas, incluindo a moda. O fast fashion, em que as peças são substituídas o tempo todo, vem perdendo espaço para um outro movimento, o slow fashion, que aposta em roupas de qualidade.
Para esses consumidores conscientes, vale a regra do “poucas e boas”, ou seja, menos peças, mas mais versáteis e duradouras. A ideia é desapegar de roupas antigas, especialmente aquelas que você quase não usa, e investir em peças que podem entrar em diferentes composições.
Uma vantagem desse tipo de mudança é que também é mais fácil manter um guarda-roupas com menos itens organizados. Isso significa praticidade no dia a dia, pois você consegue encontrar com mais facilidade aquela peça que precisa na hora da correria.
Outro ponto positivo é a economia. À primeira vista, pode não parecer, já que peças de qualidade superior costumam ter maior valor. No entanto, como são duráveis e a ideia é justamente não substituí-las tão cedo, no longo prazo, você gasta menos. Gostou? Então preste atenção nas dicas.
Faça um limpa
Um dos melhores jeitos de organizar o guarda-roupa e aderir a uma mudança de mentalidade é fazendo um limpa. No guarda-roupa de quase todo mundo existem peças que nunca são usadas, porque estão apertadas, não condizem mais com o seu estilo ou qualquer outro motivo. Elas não fazem mais sentido, não é mesmo?
Comece tirando todas as peças e faça uma curadoria do que quer manter. Faça pilhas que separem as roupas por estação e também entre as que você mais usa, as mais ou menos e as que nunca usa. Se não veste há mais de um ano, está fora.
Surpresa com a quantidade de itens que não cabe mais na sua vida? Doe, presenteie uma amiga ou venda para um brechó. Pronto, você já abriu espaço para montar um guarda-roupas básico.
Descubra suas peças-chave
Como o estilo é uma coisa individual, é você quem precisa decidir quais são as suas peças-chave, o que também tem a ver com os ambientes que você mais frequenta. Aproveite que tirou todas as roupas do armário, olhe para elas, pense na sua rotina e faça uma pilha separada com as que mais usa.
Priorize a visibilidade
Na hora de guardar tudo de volta no armário, uma das regras é fazer isso de um jeito que todas as peças estejam sempre visíveis. Isso te ajuda a encontrar qualquer uma com mais facilidade e também a não acabar esquecendo nada no fundo do armário. Afinal, essa fase já passou, não é mesmo?
Existem várias formas de fazer isso, o que depende também do tipo de divisórias do seu guarda-roupas. Fazer rolinhos com as camisetas para que todas estejam sempre visíveis é uma boa ideia, por exemplo. A outra é dispor o máximo de peças em cabides. Dependendo do caso, vale até comprar uma arara.
Mantenha organizado
O fato de cada coisa ter o seu lugar já é uma forma de facilitar a organização. Faça essa definição levando em conta o seu dia a dia, mas também pode ser uma boa ideia dispor as roupas usando alguma lógica, por tom ou estilo, por exemplo.
Mas, para funcionar, você precisa ter o hábito de sempre voltar as peças para o lugar. Lembrando que manter a organização também é manter a visibilidade e a praticidade, é só criar o hábito.
Invista em peças coringa
Sabe aquela calça jeans que combina com absolutamente qualquer outra peça? Ou aquela blusinha preta que serve tanto para eventos formais quanto para informais? Um dos segredos de um guarda-roupa básico é ter algumas dessas peças sempre à vista.
As cores neutras costumam ser a base de um guarda-roupa básico, justamente porque são mais fáceis de combinar. Mas isso não quer dizer que você não possa ter algumas peças coloridas, para alegrar o visual. O importante é fazer escolhas com sabedoria, pensando nas possibilidades.