Você sabe o que é médico gastroenterologista? A verdade é que essa é uma área de grande importância para todas as pessoas.
Afinal de contas, esse é o médico capaz de ajudar na prevenção de uma série de problemas que podem acometer diversos órgãos.
Sendo assim, é vital saber o que é médico gastroenterologista, até mesmo para poder entender quais são os momentos mais oportunos de procurá-lo.
Ainda existe um certo mito a respeito desse médico, uma vez que muitas pessoas ainda acreditam que ele serve apenas para tratar doenças.
No entanto, a verdade é que esse médico pode fazer parte do dia a dia dos pacientes, uma vez que ele pode dar uma série de informações e orientações úteis à saúde do nosso corpo como um todo.
Entender o que é médico gastroenterologista é de grande importância também porque o nosso sistema digestivo é um dos mais complexos que existem.
Afinal de contas, trata-se de um sistema composto por uma série de órgãos. Por consequência, ele está um tanto suscetível a diversas doenças.
Então, para poder entender melhor sobre o que é médico gastroenterologista, o que faz ou quais doenças ele é capaz de tratar, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
O que é médico gastroenterologista?
Em suma, nada mais é que uma especialidade da área médica, sendo que o termo que origina a palavra provém do grego.
Então, enquanto “gastro” quer dizer “estômago”, “entero” nada mais é do que “intestino”, ou seja, o gastroenterologista é o médico que cuida de todo o aparelho digestivo.
Sendo assim, qualquer tipo de alteração, é de sua responsabilidade avaliar, diagnosticar, prevenir ou tratar.
A questão é que o nosso aparelho digestivo é bem complexo, uma vez que vai da boca até o ânus. Ou seja, comporta uma série de órgãos, tais como:
- Boca;
- Esôfago;
- Estômago;
- Vesícula;
- Fígado;
- Pâncreas;
- Intestino etc.
Então, devido ao fato de ser um órgão tão complexo acaba que a requisição desse profissional é bem grande.
Inclusive, após a sua formação, é possível encontrar o médico gastro atuando em clínicas ou hospitais, sejam eles públicos ou privados.
Outra coisa que você deve saber sobre o que é médico gastroenterologista é o fato de que ele também está apto para:
- Fazer consultas;
- Exames;
- Receitar remédios;
- Dar orientações para manter a saúde dos órgãos.
Então, muito além do que apenas tratar doenças, esse médico pode ajudar na prevenção ou diagnóstico precoce, seguido do melhor tratamento para cada caso.
Como o sistema digestório é bem extenso, acaba que há algumas especialidades médicas que se focam em um órgão mais específico.
O proctologista é um grande exemplo, uma vez que ele se foca em investigar alterações que possam ocorrer no reto.
Já o hepatologista é o profissional que visa cuidar de todo problema que possa ocorrer no fígado ou nas vias biliares.
Como se tornar médico gastroenterologista?
Agora que já sabe o que é médico gastroenterologista, pode ser que tenha se interessado e deseje saber como se tornar um.
Quanto a isso, primeiro é necessário passar pelos 6 anos de faculdade em medicina e, em seguida, fazer parte de um programa de residência específica, que deve ter 2 anos de duração.
Depois desse tempo, ele pode se tornar um especialista na área, mas ainda existe a necessidade de fazer uma prova formulada pela associação de sua especialidade.
Apenas depois de passar por essa prova é que o profissional recebe o título de especialista, devidamente reconhecido pelo MEC.
Assim que recebe o título, o médico se torna apto a atuar em clínicas médicas, fazer cirurgia ou exames, como colonoscopia e endoscopia.
Também é interessante destacar que o gastroenterologista pode ser o responsável por algumas áreas que o Brasil ainda não considera especialidade médica, bem como:
- Gastroenterologia pediátrica;
- Nutrição parenteral e enteral;
- Endoscopia digestiva etc.
O que faz o médico gastroenterologista?
Além de saber o que é médico gastroenterologista, deve-se entender também o que exatamente ele faz, certo?
De forma resumida, ele é o responsável por avaliar toda e qualquer alteração que possa ocorrer em todo o sistema digestivo.
Portanto, tudo o que ocorre entre a boca e o ânus, é de sua responsabilidade. Então, ele deve investigar para saber o que está fazendo com que o paciente apresente certos sintomas.
Mas, além de fazer o diagnóstico de possíveis doenças, o médico também pode ajudar na prevenção de doenças.
Então, se você já teve algum problema no trato digestivo, ou tem histórico familiar de pessoas que já tiveram, é vital ter um acompanhamento com esse médico.
Afinal de contas, além de acompanhar todo o seu caso, ele deve pedir exames regulares a fim de garantir que não há nada de errado com o órgão.
O bom de sempre ir a esse médico é que, se porventura ele descobrir algum problema, será logo no início.
Sendo assim, logo ele deve indicar para um tratamento precoce, impedindo que a doença evolua e se agrave. Por consequência, aumenta as chances de cura.
Quais são as doenças que o gastroenterologista é capaz de tratar?
Esse médico é capaz de tratar uma série de doenças, já que o aparelho digestivo está suscetível a diversos problemas.
No entanto, em relação aos principais problemas, podemos citar os seguintes:
Pancreatite
Nada mais é que um tipo de inflamação que acontece no pâncreas, um órgão muito importante para o nosso corpo.
Afinal de contas, ele é responsável por produzir hormônios da insulina e do glucagon. O problema é que essa patologia pode ocorrer de forma súbita.
Fora isso, a pancreatite pode durar por apenas alguns dias ou permanecer por vários anos, o que acaba por exigir maiores cuidados.
Agora, em relação às suas principais causas, está o desenvolvimento de pedras na vesícula ou abuso do álcool.
Síndrome do intestino irritável
Trata-se de uma doença até que comum, a qual tem origem inflamatória e pode provocar um grande desconforto abdominal e diarreia.
Em relação às principais causas dessa doença, ainda não se sabe ao certo, mas alguns hábitos de rotina, alimentação e estresse podem contribuir para o desenvolvimento.
Intolerância à lactose
A intolerância à lactose ocorre quando o corpo começa a diminuir ou simplesmente para de produzir as enzimas que quebram o açúcar que está presente em leite e derivados, a lactose.
Por consequência, isso faz com que o açúcar possa chegar intacto ao intestino, onde as bactérias da microbiota fermentam.
Em seguida, se transforma em ácido lático, o que provoca cólica, gases, inchaço abdominal e diarreia.