Não é necessário ser um grande entendedor do mercado de tecnologia para já ter se deparado com o termo “servidor”, mas bem pelo contrário.
Afinal de contas, mesmo o usuário comum, de ferramentas simples, com certeza já deve ter ouvido falar disso.
E isso acontece devido ao fato de o servidor estar presente em todos os locais. Ainda que você não entenda como ele funciona, trata-se de um dos maiores recursos disponíveis hoje na indústria da computação.
Sabendo que ele tem grande relevância, no artigo de hoje iremos falar sobre o que é um servidor, qual a sua finalidade e quais são os tipos mais populares que existem hoje no mercado.
O que é um servidor?
Uma empresa de TI é capaz de trabalhar com diversas questões que se relacionam com o meio tecnológico, inclusive com servidores.
Em suma, o servidor nada mais é que um tipo de computador, o qual detém uma grande capacidade de processamento e armazenagem.
Nesse caso, o seu intuito é o de fazer a conexão com outros computadores, por meio de uma rede. Então, eles possuem uma importância gigantesca.
Os servidores são capazes de processar e executar solicitações que são feitas por usuário, por meio de softwares, bancos de dados, recebimento e envio de informações como e-mails, hospedagem de sites etc.
Sendo assim, falando a grosso modo, o servidor funciona como um grande computador que, ao invés de executar operações em nível doméstico, faz em escala muito maior.
Ou seja, transfere os seus dados para diferentes computadores que existem em diversas localidades.
Para que serve um servidor?
De forma resumida, o servidor serve para poder centralizar grandes operações virtuais em um único local, ou seja, em um único “computador”.
Dessa forma, acaba por trazer maior desempenho para a execução de determinadas tarefas.
Caso a empresa precise de uma ferramenta específica para poder executar uma tarefa, o servidor torna desnecessária a instalação dessa ferramenta em cada uma das máquinas das máquinas que você quiser utilizar.
Na verdade, é só instalar em um único servidor que todos os computadores conectados terão acesso à ferramenta.
Quais são os tipos de servidores existentes?
Caso esteja pensando em fazer uma instalação de servidores em BH, é preciso entender também quais são os tipos de servidores que existem.
Afinal de contas, cada um possui uma finalidade específica, sendo mais adequado para situações distintas.
Por isso, abaixo, iremos mostrar os principais tipos de servidores existentes.
Servidor de e-mail
De todos os tipos de servidores, com certeza esse é um dos mais comuns, os quais são responsáveis pelos serviços de hospedagem que existem hoje no mercado.
Neles, é possível armazenar dezenas de milhões de informações em formato de e-mail. Sem esse tipo de servidor, ninguém conseguiria receber ou enviar na sua caixa de entrada.
Servidor na nuvem
Trata-se de um serviço de armazenagem em nuvem, o qual se tornou muito popular nos últimos anos. Mas, para poder usar, é preciso ter um servidor nuvem.
Através dele, é possível executar diversas tarefas de forma remota, sem que haja a necessidade de ter um servidor dentro da empresa.
Servidor web
Assim como os servidores de e-mail, eles são bem comuns e tem por objetivo processar e executar aplicações que disponibilizam na internet.
Inclusive, se você está lendo esse artigo nesse exato momento, é graças a um servidor web.
Servidor de banco de dados
Já em relação aos servidores de banco de dados, nada mais são que aqueles onde o intuito é melhorar o desempenho do processamento e transferência de dados que recebem um grande número de requisições.
Inclusive, os serviços de armazenagem são um dos que mais utilizam servidores de bancos de dados, haja vista que precisam arquivar com muita segurança um grande número de dados e informações.
Servidor proxy
Os servidores de proxy são capazes de aumentar a eficiência e segurança dos acessos à internet por usuários comuns.
Em suma, eles funcionam como se fossem filtros, os quais intermediam as requisições dos clientes e o recebimento de todas essas informações.
Ou seja, em outras palavras, nada mais é quando o usuário faz uma requisição na web, ela é recebida por um servidor proxy.
Então, é esse servidor que vai se comunicar com a internet, fazendo retornar a informação das qual se espera.