Quer saber o que a Bíblia diz sobre superstições? Em suma, a palavra “superstição” deriva do latim “superstitionem”, cuja origem até hoje é controversa, ainda que seja consenso de que o prefixo super (acima) refere-se aos poderes que estão acima dos homens.
Sendo assim, superstição pode ser entendida como acreditar em forças que estão acima da natureza. Dessa maneira, a religião seria uma forma de superstição. Porém, superstição implica acreditar em forças e realidades mágicas, sem se preocupar com qualquer fundamento racional.
Ou seja, a fé e superstição, mesmo sendo realidades aparentemente próximas, são muito distintas. Mas a confusão é muita! Por isso, a Igreja Católica aponta a superstição como um pecado contra a fé.
Uma vez que crer significa acreditar em algo que minha razão não observou. No entanto, pela palavra de alguém confiável, eu acredito. Portanto, crer não significa dar razão a algo irracional, mas a algo que, ainda que minha razão não tenha alcançado, é coerente com a razão.
Então, a fé sobrenatural é um dom de Deus, que nos capacita para acreditar e viver as realidades sobrenaturais, que, por serem espirituais, não deixam de ser verdadeiras. É algo diferente de buscar o significado das horas iguais.
Fanatismo religioso é uma forma de superstição
Ao contrário da fé, na superstição a pessoa acredita em objetos, gestos e rituais mágicos. Dessa maneira, não estamos falando da adesão a uma autoridade superior (Deus), mas de “crendices” surgidas pelo povo.
Por exemplo, sair de casa com pé direito para dar sorte, não passar debaixo de uma escada, não possuir espelho quebrado em casa entre outras. Normalmente, essas crenças supersticiosas expressam medos e inseguranças do dia a dia.
Entretanto, às vezes, tomam forma de ocultismo como magia, adivinhação e feitiçaria, proibidos pela Bíblia. Bem como astrologia, prática também descartada por Deus.
Agora, outra forma grave de superstição é o fanatismo religioso. Uma vez que os sacramentos, por utilizarem sinais como gestos, objetos e ritos, são diversas vezes confundidos e explorados de maneira supersticiosa. Assim, atribuir eficácia sobrenatural aos materiais e sinais também é superstição.
Ou seja, caso o fiel atribua poder mágico à imagem ou à medalha, por exemplo, como se ela fosse fonte de poder, isso é uma forma de superstição.
Afinal, por que superstição é ruim?
Primeiramente, superstição é ruim por ser um desvio do sentimento religioso e das práticas que se lhe impõem. Ou seja, a superstição causa na pessoa uma religiosidade errônea.
Outro problema é que, várias vezes, crendices causam uma dependência psicológica e social de coisas efêmeras. Por sua vez, isso gera fragilidades psicológicas como o medo e a insegurança.
Por fim, o mais grave é que a superstição é uma espécie de idolatria. Uma vez que idolatria consiste em divinizar o que não é Deus. Sendo assim, é quando o homem presta honra e veneração a uma criatura ao invés de Deus (cf. CIC 2113).
Portanto, a idolatria é uma pecado que fere gravemente o primeiro mandamento, que é amar a Deus sob todas as coisas. Definitivamente, a idolatria é uma porta aberta para a ação do maligno na vida de uma pessoa, sendo várias vezes causa de opressões, obsessões e até mesmo possessão do demônio.
A verdade é que o cristão não necessita de amuletos, astros ou magias. Assim, quem verdadeiramente crê em Deus tem tudo de que precisa para ser feliz.
Versículos sobre Superstição
Confira também alguns versículos que falam sobre superstições:
Colossenses 2:8-10
Tenham cuidado para que ninguém os escravize com filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares do mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude divina, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês recebem a plenitude.
2 Reis 21:6
Chegou a queimar o filho em sacrifício, praticou feitiçaria e adivinhação recorrendo a médiuns e a quem consultava os espíritos. Fez o que o SENHOR reprova, provocando ira.
1 Timóteo 4:7
Rejeite fábulas profanas e tolas e exercite-se na piedade.
Então, o que achou sobre o que a Bíblia diz sobre superstições? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.