Para as empresas que investem na internet, ter um site bem posicionado no Google e com tráfego consistente é uma meta importante, tanto para o crescimento, quanto para o engajamento.
A criação de sites responsivos e bem estruturados com conteúdo relevante e otimizado requer um trabalho global desde o desenvolvimento até a escrita, design e tecnologia de marketing.
E se você quer se destacar nisso, é importante entender técnicas avançadas de SEO, que são fundamentais para melhorar sua estratégia e alcançar clientes em potencial de forma mais eficaz.
Confira neste artigo que preparamos, 3 técnicas de seo que irão ajudar seu site a crescer cada vez mais, e possivelmente trazer bons retornos. Antes, entenda do que se tratam essas técnicas:
O que são técnicas de SEO?
Como sabemos bem, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, e significa otimização para os mecanismos de buscas. É um nome dado para um conjunto de estratégias que otimizam sites, blogs e quaisquer outras páginas que querem obter um bom posicionamento no Google.
Em linhas gerais, essas técnicas, quando feitas por um especialista em seo, tornam o site responsivo e com muito mais chances de reconhecimento pelos buscadores. E consequentemente, a cada melhor posição, mais visitas e futuros clientes/ leitores.
1 – Google Search Console
O Google Search Console é uma plataforma muito útil que permite monitorar a visibilidade de suas páginas nos mecanismos de pesquisa. Essa ferramenta é mais um recurso para ajudar a garantir que seu site esteja bem posicionado e bem-sucedido em sua estratégia de SEO.
É importante explorar os recursos e relatórios fornecidos pelo Google Search Console para encontrar problemas em seu site e corrigi-los sem perder tempo para melhorar o alcance de sua página.
Com os insights que você recebe, você pode melhorar a velocidade de carregamento da página, entender de onde vem o tráfego, identificar e corrigir defeitos no código HTML e outros aspectos relacionados.
2 – Uso das melhores palavras chave
Aqui estamos falando das melhores palavras chave de acordo com o seu nicho e público. Usar boas palavras-chave é uma das técnicas mais simples e fáceis de colocar em prática hoje.
As chamadas palavras-chave de cauda curta (short tail) têm mais tráfego e são as mais controversas em qualquer nicho.
Por outro lado, palavras-chave de cauda longa (long tail) têm menor tráfego, mas um enorme potencial de negócios. Elas consistem em duas, três ou mais palavras que formam uma frase curta.
Como a pesquisa é mais específica, a probabilidade de conversão ou vendas é maior, então fique de olho nessas palavras-chave.
Antes de colocar qualquer conteúdo na rede, é fundamental analisar quais são os termos mais buscados pelos usuários da internet. Tanto no Google quanto no Youtube. Para fazer isso, identifique quais são as expressões de cauda longa e curta que são mais viáveis para o seu tipo de negócio.
3 – Otimização on-page
SEO On-Page é toda estratégia e otimização feita dentro da página. Essas ações podem ser utilizadas no conteúdo como palavras-chave em títulos e legendas, otimizando imagens com ALT e títulos, e ainda envolvendo arquitetura de informação, metatags e escolha da URL mais adequada.
Veja duas técnicas que se enquadram dentro da otimização on-page que fazem toda diferença no crescimento do site.
- Utilizando as Utilize tags H1, H2 e H3
As tags H1, H2, H3 representam o tamanho e o formato da fonte do texto na postagem do blog. Usando-os corretamente, você pode facilitar a leitura dos usuários, para que eles passem mais tempo em sua página.
As tags H1 devem ser usadas no cabeçalho principal e correspondem ao tipo e tamanho da fonte, respectivamente, Arial 20.
As tags H2 costumam ser usadas nas legendas ao longo do texto, correspondendo ao Arial 16. Se houver legendas em H2, devem ser usadas tags H3, e assim por diante.
- Uso da meta-description
Uma meta descrição é o texto que aparece na Pesquisa Google quando alguém realiza uma pesquisa.
As meta descrições não são um fator de classificação para os mecanismos de busca, mas podem aumentar os cliques quando são atraentes. Isso pode melhorar o desempenho do seu conteúdo.
É por isso que é importante ser direto ao escrever meta descrições. Resuma o que o texto cobre e, quando o título for uma pergunta, dê uma resposta e desperte a curiosidade do leitor.
O comprimento da meta descrição é de aproximadamente 156 caracteres, além dos quais seu texto não aparecerá. A recomendação é colocar a mensagem principal nos primeiros 50 caracteres para garantir que os leitores possam identificar rapidamente o que será abordado.
Conclusão
Essas são algumas técnicas avançadas de SEO que são fundamentais para melhorar a classificação do site.
Os resultados obtidos por meio dessa estratégia ainda podem ser alavancados por meio da ajuda de um especialista em seo e também da utilização de outros recursos, como a automação de marketing. Por isso, vale a pena investir no processo e colher os benefícios que ele oferece ao seu negócio.