Ao comprar um carro, uma das melhores coisas que você pode fazer é contratar um bom seguro auto para aumentar a sua proteção diária. E muito disso se dá devido ao fato de que existem muitos carros rodando por todo o Brasil, o que aumenta a chance de sofrer um acidente.
Mas para quem ainda tem dúvidas sobre quais as principais coberturas de seguro que podem ser encontradas nos contratos, continue lendo esse conteúdo e veja conosco quais são aquelas que normalmente estão presentes nos seguros!
Roubo e furto
Duas situações muito frequentes em todo o país são o roubo e o furto, onde apenas na primeira é aplicada violência – física ou verbal – para a retirada do bem. E é justamente por isso que esse é não somente um dos sinistros cobertos como também um dos mais acionados no seguro veicular.
Sendo assim, este é o tipo mais comum de cobertura que podem ser encontradas com diversas seguradoras, até mesmo nos planos mais básicos, por assim dizer. E caso o veículo não seja encontrado, entra em ação o reembolso de acordo com o valor do veículo na tabela FIPE.
Danos parciais
Dano parcial é o nome dado a uma situação onde você sofre, ou causa, um acidente e o conserto do carro é menor do que 75% do valor total do seu veículo. Em situações assim, o mais comum é que você conte com a franquia ao acionar a empresa.
Essa, por sua vez, é uma coparticipação onde você e a seguradora de veículos entram com o dinheiro do orçamento para que o conserto seja feito. Apenas atente-se ao fato de que nem sempre compensa acionar esse serviço, já que por vezes é mais barato levar o veículo à oficina e consertar por conta própria.
Perdas totais
Diferente do ponto anterior, sempre que o conserto for igual ou superior a 75% do preço total do carro, entra o caso de perda total, ou PT, no seguro para carro. Aqui, porém, a forma de agir da empresa é por meio do reembolso.
Ou seja, se após um acidente for constatado o PT, basta acionar a empresa, explicar o ocorrido e registrar um boletim de ocorrência. Após uma análise, você poderá receber o reembolso, também conforme quanto o seu carro vale na FIPE.
Proteção contra terceiros
Quando ocorre um acidente no trânsito, o responsável pela situação deve arcar com todas as despesas dos outros envolvidos (no plural para os casos em que há mais de um carro). E não se trata somente de custos de reparo, mas também danos físicos, morais, estéticos e gastos hospitalares.
Mas caso o seu seguro de carro tenha o RCF (Responsabilidade Civil Facultativa), essa não será uma preocupação para você, já que basta acionar a empresa que ela será a responsável por todos os custos, enviando uma indenização para as vítimas.
Atente-se ao fato de que, sendo o responsável, você não recebe o reembolso, ou seja, este ponto vale apenas para quem sofreu a situação que você gerou.
Assistências para socorros pontuais
Por fim, outro fator importante e normalmente presente nos contratos são as assistências pontuais. Aqui estamos falando de socorros para casos de panes elétricas e mecânicas, falta de gasolina e problemas com o pneu, seja por meio de um guincho/reboque ou fazendo a troca.
É possível analisar quais estarão presentes durante o momento de cotação de seguro, mas caso queira ver após fechado o contrato, basta ler a sua apólice.
E após conhecer tudo sobre as coberturas do seguro auto, não deixe de compartilhar esse conteúdo com um conhecido que está em dúvida se deve mesmo contratar esse serviço!