Somente com uma higienização adequada da língua podemos garantir uma boca realmente saudável
Quando o assunto é saúde bucal, quase sempre o foco fica em como devemos escovar os dentes diariamente para prevenir doenças. Porém nossa cavidade oral não é composta apenas por dentes, e a higienização da língua também é um passo essencial desse processo, afinal é um órgão que está em constante contato com tudo que comemos e também pode acumular sujeira.
Quando a língua apresenta uma crosta branca ou amarelada em sua superfície, então é um sinal de que você não está dando a devida atenção a sua escovação e, consequentemente, à higiene bucal.
Essa crosta se chama saburra, e é formada pelo acúmulo de restos alimentares, microrganismos e células descamadas da língua. Da mesma forma que o tártaro e a placa bacteriana que podem se acumular nos dentes trazem um risco sério para nossa saúde, o mesmo vale para a saburra.
Além de causar mau hálito, os microrganismos presentes ali podem alcançar outras partes do corpo através do sangue, causando infecções em diferentes órgãos e sistemas. Por isso, é uma questão que vai além da saúde bucal, mas do organismo como um todo.
O processo para ter uma língua mais limpa e saudável não se difere do que já é feito na higienização dos dentes. Além de escovar toda a arcada dentária três vezes ao dia (após o café da manhã, depois do almoço e antes de dormir) e usar fio dental diariamente, também é preciso escovar a língua pelo menos uma vez, de preferência na última escovação do dia.
Isso pode ser feito com a própria escova de dentes ou com um raspador, acessório desenvolvido especialmente para esse fim, que ajuda a remover a sujeira na superfície da língua com mais facilidade.
Outro ponto muito importante para manter a higiene da língua em dia é beber muita água, sempre buscando atingir o mínimo recomendado, de dois litros diários. A saliva desempenha um papel fundamental na higienização de toda a boca, inclusive da língua; quando não bebemos muita água, o corpo produz menos saliva e, consequentemente, fica mais fácil de acumular sujeira na língua e em outras partes da cavidade oral. Além disso, manter-se hidratado é essencial para o bom funcionamento geral do organismo.
Lembre-se que os profissionais formados na faculdade de Odontologia não se limitam a cuidar somente dos dentes, mas são especializados em saúde bucal como um todo. Além de avaliar como vão os cuidados com a arcada dentária, eles também podem diagnosticar possíveis problemas na língua, além de orientar seus pacientes sobre como fazer uma higienização correta. Por isso, ir ao dentista regularmente também é muito importante.