Considerado uma das reações químicas mais importantes do corpo, o metabolismo é influenciado por uma série de fatores
O metabolismo é uma das reações químicas mais importantes do nosso corpo. Principalmente associado à capacidade de perder ou ganhar peso, a função do metabolismo vai muito além disso: esse processo é capaz de definir uma série de fatores do corpo humano, desde hábitos do relógio biológico até influências no humor e no estado emocional.
Basicamente, o metabolismo é responsável por todas as reações que acontecem no corpo — e, justamente por isso, é sempre importante manter os olhos atentos a ele.
Como funciona o metabolismo?
Para entender melhor como funciona essa reação química tão fundamental para a saúde, o primeiro passo é compreender que o metabolismo é dividido em dois grupos: o catabolismo e o anabolismo. Basicamente, o catabolismo se trata da quebra das moléculas maiores em partes menores; já o anabolismo se trata da construção de moléculas mais complexas, a partir das moléculas mais simples.
De acordo com Paula Aragão, endocrinologista e professora da UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Recife), o processo metabólico ocorre de maneiras diferentes em cada pessoa, devem ser considerados o peso, a altura, a idade, a procedência genética, a alimentação e a prática de exercícios de uma pessoa. Esses fatores impactam diretamente no funcionamento do metabolismo, por isso é fundamental manter uma rotina equilibrada.
Uma pessoa que tem o metabolismo mais rápido faz com que o corpo precise de mais energia, por ter uma queima rápida de calorias; e o contrário acontece com quem tem o processo metabólico lento — menos energia, com uma queima lenta de calorias. É importante, também, ficar de olho na tireoide, que tem uma função ímpar no processo metabólico do corpo humano.
De acordo com Aragão, “(…) cada organismo é único, e por isso é importante um acompanhamento médico para recomendações adequadas àquele funcionamento metabólico específico”. Nesse caso, para auxiliar no metabolismo, as práticas de exercício podem ser impulsionadas com o consumo de Whey protein – suplemento proteico feito a partir do soro do leite, que ajuda a bater as quantidades ideais de proteína diárias -, por exemplo, no acompanhamento com um nutricionista ou médico endocrinologista.
Outro ponto importante é o consumo de água e o consumo de açúcar; um alto consumo de água e um baixo consumo de açúcar auxilia grandemente no funcionamento do organismo, pois a água ajuda na quebra das moléculas.