Entenda como a geração Z mudou a forma como construtoras e imobiliárias oferecem serviços de moradia
Assim como diversos setores de mercado, a geração Z já traz novas necessidades para os serviços imobiliários. Os nascidos entre 1995 e 2010 já estão adquirindo imóveis e possuem especificações na hora de escolher a nova habitação que precisam ser acompanhadas pelo mercado imobiliário. Estima-se que até 2030 essa geração será representante do maior número de locatários de imóveis do mercado, superando a geração dos millennials (nascidos entre 1981 e 1995).
Com a vida ainda agitada pelo trabalho e pelo estudo, essa geração busca moradia próxima ao transporte público, como trens e metrôs; além disso, o tamanho do imóvel não costuma ser levado em conta, e apartamentos do tipo studio são os preferidos da faixa etária, segundo informações de Anelisa Lopes, do Estadão.
Nascidos no mundo completamente digital, esses jovens buscam praticidade no dia a dia, e imóveis maiores demandam mais trabalho na hora da limpeza e manutenção, por isso a busca por espaços cada vez menores. Além disso, quando o apartamento é grande e possui bom custo-benefício no aluguel, é comum encontrar moradores da mesma faixa etária dividindo o local e as despesas.
Para o especialista Alexandre Lafer Frankel, a geração Z busca experiências de vida conjuntas e para além dos próprios apartamentos. Isso engloba serviços oferecidos pelo condomínio e áreas de lazer, como, por exemplo, academias, espaços gourmet, entre outros. Com uma fronteira entre o pessoal e o profissional cada vez mais estreita, áreas de coworking nos espaços também são apreciadas pela nova geração.
A geração Z tem como característica a mobilização e preocupação com a preservação da natureza, por isso imóveis que são preocupados com causas ambientais tendem a atrair mais o público. Além disso, moradias que oferecem espaço para pets também conquistam os novos moradores.
Segundo dados obtidos pela plataforma Apto, os clientes nascidos entre 1998 e 2004 buscam por imóveis já prontos para morar, ou seja, apartamentos alugados que possuem móveis e decorações prontas, sem a necessidade de planejamento e compra de materiais. Ainda segundo a plataforma, a facilidade de pagamento e financiamento, através de programas sociais para a compra de moradia, está entre as maiores prioridades da geração.
Totalmente tecnológica, a geração busca o atendimento de forma imediata, sem grandes demoras no fechamento do contrato de aluguel ou compra do imóvel. Dessa forma, atendimentos feitos de forma digital têm grande vantagem para esse público. Estar atento ao que os jovens buscam e fazer uma personalização de atendimento, através do CRM para corretores de imóveis, facilita a conclusão de contratos para os clientes que se enquadram nesse perfil.