Descubra quais são os sites para acessar às informações relacionadas a sua habilitação
Quer consultar a sua CNH, mas não sabe como? Basta conferir, aqui, algumas dicas para acompanhar multas de trânsito, assim como consultar a situação da sua carta de motorista sempre que precisar.
A carteira nacional de habilitação, a famosa CNH, é documento oficial do nosso país que confere a aptidão para conduzir veículos de duas ou quatro rodas. Ela reúne outras informações pessoais como número do CPF, número da identidade, foto, filiação, data de nascimento e validade.
Portanto, é um certificado completo, reconhecido em todo o território brasileiro. Ela serve como um registro de identificação, que pode ser apresentada em toda e qualquer instituição privada, bem como em repartição pública. Dessa forma, ao longo dos anos a carteira de motorista passou por algumas renovações, esse ano começou a entrar em vigor o novo modelo. Veja o que mudou!
CNH: novo modelo
A partir do dia 1 de junho de 2022, a emissão de um novo formato entrou em circulação em todo país, conforme a autorização regulamentada pela resolução nº 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para aqueles que ainda possuem a versão antiga, não precisam ficar preocupados, pois a renovação acontecerá automaticamente, assim que for emitida a primeira, segunda via ou renovação. O Contran tem expectativas daqui a alguns anos que todo o brasilieiro já tenha o novo modelo impresso ou digital. Mas o que mudou?
Diferente do modelo anterior, é possível acrescentar novos dados referente a:
- anotações sobre algumas restrições médicas;
- proteção contra falsificação e fraudes;
- expedição em meios físicos, digital, ou ambos;
- possibilidades do condutor inserir o nome social e da filiação afetiva;
- inclusão da numeração do passaporte, permitindo embarcar nos aeroportos de todo território brasileiro.
Além de todos esses elementos, ocorreram outras alterações em relação às cores utilizadas. O que era predominante verde-escuro na antiga, a atualização vai mesclar o tom verde-claro, amarelo e azul. No entanto, as novas versões serão produzidas com tintas especiais fluorescentes e antiscanner para reagirem à luz UV. Desse modo, os novos recursos de segurança foram pensados para impedir que fraudes aconteçam.
No entanto, a validade permanecerá a mesma desde junho do ano passado, condutores com menos de 50 anos terão a carteira com duração de 10 anos, quem tiver 50 ou acima, a cada 5 anos precisará renovar e para aqueles com mais de 70 anos, a cada 3 anos. Mas, em caso de esquecer a carteira, como consultar a situação dela? Descubra agora.
2 dicas para consultar sua habilitação
Os condutores habilitados que quiserem consultar situações como pontuação e multas da sua habilitação podem de forma prática e rápida navegar pela internet. Veja como fazer isso, sem necessariamente tê-las em mãos.
Acesse o site do Detran
Acessando o site do Detran do seu estado, certos dados referentes a multas, pontuações, entre outros estarão disponíveis. Assim, cada região vai apresentar um formato, requisição para saber a condição atual da sua carteira.
Por exemplo, determinadas páginas do Detran vão pedir que seja feito um cadastro, já outras só vão pedir o número do seu CPF e data de nascimento, mas isso vai depender de estado para estado. Logo, basta acessar o site e seguir para a aba CNH – Habilitação.
Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)
Outra forma de consultar sua carteira é por meio dos números do CPF, especificamente, pelo portal dos serviços do Senatran. Deve ser feito o login na sua conta do Governo Federal (gov.br) que pode ser feito pelo site ou através do aplicativo disponibilizado tanto para o sistema operacional Android quanto para o iOS.
Por esse portal é autorizado o acesso a todos os dados da sua habilitação, desde os históricos das CNH emitidas, como instalar a carteira digital, consultar as infrações de trânsito, visualizar as notificações de penalidade e atuação, obter o documento de licenciamento anual (CRVL) do seu veículo, mas também se sua situação está no cadastro positivo.