Dificilmente você já não tenha ouvido falar desse jogo de sucesso no mundo inteiro. O Minecraft foi criado em 2009 e desde lá se tornou um fenômeno entre crianças e adolescentes, e até mesmo entre os adultos. É um game sandbox que fornece liberdade ao jogador de se aventurar pelo mundo ilimitado.
Seu nome deriva da combinação de “mine”, que significa mina ou minerar, e “craft”, de fabricar com as mãos, ou seja, minerar recursos e utilizá-los para construir coisas. Com seu design característico de blocos, o jogador pode criar e explorar o mundo virtual, construir diversas coisas, além de sobreviver contra os ataques de criaturas e monstros. Quer saber mais curiosidades sobre Minecraft? Listamos abaixo informações que vão te surpreender. Aproveite a leitura!
1. Foi criado em seis dias
A primeira versão do Minecraft custou apenas seis dias para ser criada. Aconteceu em 16 de maio de 2009, e o seu desenvolvimento e aprimoramento continuou após ser publicado, a partir do dia seguinte. Neste modelo, já havia a física dos blocos, marcante característica do jogo. Como ainda estava bem cru, precisou de diversas atualizações posteriores que tornaram o jogo mais eficiente e divertido. O qual sua versão completa foi publicada oficialmente somente em 18 de novembro de 2011.
2. Seu criador foi Markus Persson
A grande mente por trás do jogo foi o programador sueco Markus Persson. Após publicar seu game, ele mesmo fundou a empresa que garantiu um bom desenvolvimento do jogo, chamada Mojang. Conhecido pelos internautas como “Notch”, que significa “encaixe”.
3. Há um “erro” que acontece com o nome do jogo
Isso mesmo, acontece 1 a cada 10 mil vezes que o jogo é executado, em que troca duas letras do nome, “e” pelo “c”, o qual aparece como “Minceraft”. É apenas uma brincadeirinha muito difícil de acontecer.
4. É o jogo de maior visualizações no YouTube
Dentre todos os conteúdos da plataforma, estima-se que 15% seja composto por jogos, destacando-se em 1º lugar com mais visualizações.
5. Um dos monstros do jogo é dublado por um gato adormecido
Já falamos que no jogo existem algumas criaturas e monstros, e um deles é o Ghasts. E tudo foi apenas um acidente, o qual o gato estava dormindo próximo do microfone que estava gravando áudio, e de repente o pet acordou de mau-humor e soltou um gemido agudo. O produtor musical Daniel Rosenfeld e tutor do felino, gostou do resultado e resolveu incrementar no game.
6. O jogo foi vendido por US$ 2,5 bilhões
Devido ao seu sucesso mundial, a Microsoft comprou a empresa e o jogo por US $2,5 bilhões, no ano de 2014. Após a venda, Notch se afastou da criação e desenvolvimento do game.
7. Foram criados diversos itens colecionáveis e brinquedos para os fãs
Nada melhor do que um fã que pode atingir os objetivos com o tema dos seus jogos favoritos, não é mesmo? Com o Minecraft não foi diferente, há diversos itens, que inclusive, são colecionáveis do game, para todos os gostos.
As principais funções do jogo são coletar recursos, construir seu mundo e se proteger dos monstros. A partir disso, se destacam dentre os itens, os jogos de LEGO baseado em Minecraft que permitem seus fãs realizar tudo isso só que no mundo real, com blocos de montar desenvolvidos com a temática do universo do jogo.
8. É utilizado em escolas
No país em que foi fundado o game, é utilizado em escolas para ensinar as crianças sobre planejamento urbano, temas ambientais e de organização pessoal, fazendo parte de uma disciplina curricular em uma determinada escola sueca. Entretanto, há escolas espalhadas pelo mundo que utilizam de maneira pontual em suas aulas.
9. Os Creepers nasceram de um erro de programação
Essas criaturas nasceram a partir de uma falha na tentativa de criar um porco. O programador, em vez de deixar o corpo com comprimento maior, acabou alongando-o, ao inserir o código no game. O que criou uma criatura monstruosa com corpo alongado e quatro patas curtas.
10. O jogo entrou para Hall da Fama Mundial do Videogame
O sucesso foi tão gigantesco que o game já tem seu espacinho no museu desde o ano de 2020. Foi classificado como “brinquedo de construção mais inovador de todos os tempos”, e compartilha espaço com outros sucessos, como Super Mario, The Sims, entre outros. O museu se localiza em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Gostou de conhecer as curiosidades sobre o Minecraft? A partir delas dá para entender o motivo de tanto sucesso no mundo inteiro e como conquistar milhares de fãs de diversas faixas etárias. Este jogo pacífico e simples de jogar com certeza vai ficar para história e divertir muita gente ainda.
Curtiu o artigo? Dá até vontade de jogar após todas essas informações legais, não é mesmo? Compartilhe com seus amigos para eles conhecerem também mais detalhes da história do Minecraft!