Muitas pessoas pensam que água purificada e água potável são a mesma coisa, mas não são!
E se você é uma delas, esse post vai te ajudar a entender a diferença.
Mas já adiantando, a água potável é adequada para o consumo e a água purificada não é.
Portanto, continue a leitura e saiba qual a diferença entre água purificada e água potável!
Qual a diferença entre água purificada e água potável?
A água purificada só contém hidrogênio e oxigênio na sua composição, enquanto a água potável possui diversos minerais, como flúor, cálcio, magnésio e cloro.
Outra diferença é que, diferentemente da água potável, que é encontrada na natureza, a água purificada é obtida através de processo de destilação.
Mas, para você entender de forma mais clara, vamos mostrar as características de cada uma:
Água purificada
Como já dito, a água purificada, também chamada de água pura, só contém oxigênio e hidrogênio na sua composição, e não é encontrada na natureza.
Para obter uma água purificada, é necessário que ela seja submetida a um processo em laboratório, seja o processo de desmineralização ou destilação.
No entanto, o sistema de osmose reversa é o mais utilizado, que através de um filtro, os contaminantes ficam retidos e somente a água pura passa, o que torna a água a mais limpa e purificada possível.
A água pura é muito utilizada no setor industrial, uma vez que a alta concentração de sais minerais na água a torna imprópria para diversos setores.
Por exemplo, para a fabricação de alimentos, cosméticos e medicamentos, a água precisa ser purificada.
Por fim, não é uma água apropriada para consumo, uma vez que não contém os sais minerais necessários à saúde.
Água potável
Já a água potável é aquela própria para o consumo humano, pois está livre de qualquer substância que possa trazer malefícios à saúde.
Agora, para garantir a potabilidade da água, existe um padrão que deve ser atendido, que deve estar de acordo com o determinado pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para a água ser considerada saudável, ela deve ser “livre de microrganismos, substâncias químicas e riscos radiológicos que constituam uma ameaça à saúde do homem”.
Ao contrário da água purificada que é obtida em laboratório, a água potável pode ser obtida nas estações de tratamento de água, passando por uma série de processos, como decantação, filtração, adição de flúor, entre outros.
Dessa forma, serão removidos todos os agentes patogênicos, logo, está adequada para o consumo.
Vale mencionar a importância da análise da água, justamente para assegurar que está em conformidade com todos os parâmetros de potabilidade.
Conclusão
Você conseguiu entender melhor a diferença entre água purificada e água potável?
Só lembrando que a água purificada não é própria para o consumo porque não possui os minerais necessários para a manutenção da saúde.
Por outro lado, a água potável para que seja apropriada para o consumo humano, deve ser livre de substâncias tóxicas e agentes patogênicos.