O brinquedo para cachorro é muito importante para a rotina e desenvolvimento do pet. Existem diferentes tipos disponíveis no mercado, sendo que muitos são feitos com injeção plástica por meio dos moldes de injeção, trazendo inovação e segurança para seu melhor amigo.
No entanto, com tantas alternativas, é comum ficar perdido na hora da compra e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas de como escolher o melhor brinquedo para seu cachorro. Vamos lá?
Avalie a idade e porte do animal
Ainda que pareça uma dica óbvia, muitos tutores acabam se esquecendo desse detalhe. É importante ter em mente que em cada fase da vida do animal diferentes necessidades surgem e isso é muito importante na hora de escolher qual será o mais adequado.
Por exemplo, filhotes estão na fase de troca de dentes e por isso, são recomendados brinquedos de roer ou morder para estimular as gengivas. Contudo, eles não podem ser muito duros, pois podem machucar a gengiva do animal, sendo que isso também vale para cães mais idosos.
Da mesma forma, considere também o porte do cão, pois dependendo do caso, eles podem não aproveitar tanto quanto deveriam, além de engolirem sem querer.
Observe suas necessidades
Outro ponto importante é pensar na rotina do animal. Para quem não tem muito tempo para caminhar, o ideal é optar por brinquedos que façam com que ele gaste energia. Agora, se ele tem o costume de roer os móveis da casa, brinquedos feitos de nylon ou mordedores naturais, como casco de boi, ajudam a desviar o foco da mobília.
Por outro lado, mordedores recheados são ótimos para os puts ficarem entretidos enquanto você fica fora de casa. Portanto, avalie atentamente o que seu cachorro realmente precisa.
Pense no orçamento
Quando falamos em orçamento, é interessante que você avalie a resistência do brinquedo e em quanto tempo seu cachorro irá destruí-lo. Sendo assim, tenha em mente que por mais que seja mais caro, um brinquedo mais resistente irá garantir o melhor custo-benefício para seu bolso.
Além disso, também são mais seguros para os cães. Da mesma forma, o mais importante é a qualidade e não a quantidade, pois é melhor que o cachorro tenha um brinquedo durável do que vários que estragam em pouco tempo e não oferecem os devidos benefícios.
Considere a personalidade do cachorro
Assim como acontece com as pessoas, os cachorros também tem personalidades diferentes, baseadas em sua raça ou forma de criação. Sendo assim, analise com atenção o comportamento do bichinho. Enquanto alguns gostam de ficar mais quietos roendo os brinquedos de nylon, por exemplo, outros gostam de pegar as bolas e trazer de volta, sacudir brinquedos ou até mesmo brincar de cabo de guerra.
Sendo assim, além de analisar a rotina do animal, também é importante considerar seus gostos e personalidade.
Conheça alguns tipos
Os mordedores são excelentes, pois ajudam a aliviar o estresse, ansiedade e estimular a gengiva ou limpar os dentes. Eles podem ser naturais, de nylon ou recheáveis. Os primeiros são 100% naturais, podendo ser feitos com cascos de boi, chifres, traqueias, etc. Já o segundo é lavável, bastante resistente e bem fácil de morder, enquanto o último pode ser recheado com ração seca ou úmida, frutas, legumes, etc.
As bolinhas para cachorro também são ótimas, com opções clássicas de tênis, de borracha ou pelúcia. Algumas podem ter apitos e enchimentos interessantes para os cachorros, sendo que as de pelúcia são indicadas para cães mais tranquilos.
Também existem os próprios bichinhos de pelúcia, que são excelentes para aqueles que gostam de sacudir os brinquedos, além de servirem como companhia nos momentos em que os cachorros ficam sozinhos.
Por fim, existem ainda os chamados brinquedos educativos, que ajudam a desenvolver a inteligência dos animais, estimulando a mente à medida que oferecem certas recompensas durante as brincadeiras.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza de que você será capaz de comprar os brinquedos para seu cachorro com muito mais agilidade e facilidade. Lembre-se que dependendo do caso, pode ser que ele não goste ou se adapte ao brinquedo. Justamente por isso, é importante seguir nossas dicas, considerando todos os pontos que citamos, a fim de garantir uma compra certeira.