Você sabia que caso venha a perder os prazos para declarar o Imposto de Renda ou nunca o declarar poderá ter diversos problemas?
Se essa é a sua situação, você deve estar se perguntando: “como regularizar o Imposto de renda de anos anteriores”? Ou, ainda, “como regularizar Imposto de Renda Não Declarado?”.
Uma das consequências de não entregar a declaração do imposto de renda é a “pendência de regularização” que ficará vinculada ao seu CPF.
Assim, se alguém, como uma loja onde você pretende fazer um crediário ou até mesmo para a aquisição de crédito em algum banco, comprar ou vender imóveis, tirar passaporte, tentar um financiamento de algum bem, for consultar o seu CPF e aparecer isso, é bem possível que você não consiga o que deseja.
Caso você se encaixe nessas situações, para que não tenha problemas, tente regularizar o Imposto de Renda.
Prazo para declarar Imposto de Renda
Os prazos para entrega da Declaração Anual de Imposto de Renda geralmente são disponibilizados a cada início de ano e tem uma data-limite para terminar, essa data normalmente começa no primeiro dia útil do mês de março e vai até o último dia útil do mês de abril.
Caso o contribuinte não declare o Imposto de Renda dentro dessa data pré-fixada, pagará uma multa por atraso, que é de 1% ao mês sobre o valor total do imposto devido. Contudo, esse percentual não poderá passar de 20%.
O valor dessa multa será descontado de eventual valor de restituição do Imposto de Renda, caso o contribuinte tenha algum saldo para receber.
Caso contrário, o declarante deverá quitar a taxa (multa) emitida por meio de uma guia Darf a ser encaminhada pela Receita Federal.
Como regularizar Imposto de Renda Não Declarado
Para regularizar o Imposto de Renda Não Declarado, primeiro você deve enviar a sua declaração atrasada para a Receita Federal, pagar a Darf em até 30 dias.
Tudo isso pode ser acessado no site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal/pt-br
Se você não fizer o pagamento o quanto antes, sobre o valor devido de imposto mais a multa, incidirão juros, o que aumentará ainda mais a dívida por não declarar o Imposto de Renda.
Regularizar Imposto de Renda Isento
O teto para isenção do imposto de renda varia de ano para ano, conforme os valores mínimos para a declaração informados pelo Governo Federal. Além disso, pessoas que estejam na situação de dependentes (ou seja, que já são declaradas por outras, como no caso de pais e filhos ou pai e mãe dona de casa, por exemplo) também não precisam declarar.
Desse modo, fique atento às informações expedidas pela Receita Federal no começo de cada ano e verifique se você é realmente isento do Imposto de Renda.
Consulta CPF Receita Federal
Se tiver alguma dúvida sobre se o seu CPF está regular ou não por causa da declaração de Imposto de Renda, verifique a situação dele no site da Receita Federal.