Cada vez mais o mercado do audiovisual vem ganhando cada vez mais espaço. Por isso, conhecer sobre a função de diretor de arte é muito importante para entender mais sobre a área de criação e publicidade.
Aliada ao crescimento do audiovisual e da publicidade, a internet por meio da revenda de hospedagem também vem proporcionando um grande desenvolvimento para a atuação de profissionais criativos e comunicativos.
Por isso, pensando em explicar um pouco mais sobre a rotina de trabalho do diretor de arte, preparamos esse texto com as principais curiosidades da área, assim como as melhores áreas de atuação, importância para o crescimento da empresa e habilidades que o profissional precisa desenvolver.
Qual é a função do diretor de arte?
De modo geral, o diretor de arte é responsável por desenvolver projetos gráficos e visuais de acordo com o planejamento estratégico desenvolvido pela empresa. Portanto, através dos briefings, o diretor de arte acompanha tanto a produção quanto analisa os resultados obtidos pela arte final.
Com isso, a função de diretor de arte pode ser encontrada principalmente nas áreas onde o criativo e o artístico é necessário, como por exemplo na publicidade e nas produções audiovisuais como cinema ou televisão.
Para se tornar um bom profissional é essencial que a pessoa tenha a capacidade e conhecimentos de temas como design, branding, fotografia, tipografia e artes. Afinal, é a junção de todas essas escolas que vai proporcionar uma criação impactante.
Áreas de atuação do diretor de arte
Agora que você já sabe o que é e a função de um diretor de arte é importante saber como suas funções se diferenciam de acordo com o mercado em que ele está inserido. Com isso, confira agora algumas possibilidades que o diretor de arte tem para atuar.
1- Produção audiovisual
Nesta área o diretor de arte irá trabalhar principalmente com imagens e sons, por exemplo em produções de programas de televisão, novelas, filmes e até mesmo rádios e plataformas de vídeo.
Ao ser diretor de arte com foco no audiovisual, o profissional é responsável por dirigir o roteiro dessas produções, ou seja, desenvolver e controlar cenários, figurinos e elencos que sejam adequados para os objetivos da produção, atingindo os melhores resultados possíveis.
2- Artes cênicas
Como você já deve imaginar o conceito de artes cênicas está relacionado a um conjunto de apresentações como teatro, musicais e shows. Por isso, o diretor de arte tem a função de apresentar ao público o melhor conjunto de ideias que explicam o enredo das histórias.
Com isso, ele é o responsável por determinar a iluminação dos espetáculos e também a linguagem que será utilizada durante a apresentação. Com essa gestão ele tem a função de apresentar ao público um cenário e produto final condizente com as expectativas criadas.
3- Agências de publicidade
Já o diretor de arte que atua dentro de agências de publicidade tem a função de desenvolver junto de outras equipes como a de redação e criação maneiras de apresentar a identidade visual, valores e missão das marcas que contratam a agência.
Portanto, o profissional que exerce essa função em uma agência tem o objetivo de desenvolver estratégias de venda, de posicionamento e de crescimento que estejam de acordo com a política e orçamento da empresa.
Como ser um bom diretor de arte
Como você pode perceber, existem diferentes mercados que o diretor de arte pode desbravar. No entanto, para todas as atividades que ele pode exercer existem algumas características e habilidades primordiais.
A primeira delas é a capacidade de gestão e criação ao mesmo tempo, ou seja, o profissional precisa ser criativo e inovador, sem que atrapalhe o fluxo de trabalho dos outros integrantes da equipe.
Para isso, é essencial que o diretor de arte seja capaz de liderar uma equipe, buscando estimular o máximo desempenho possível dos membros da equipe, sempre de uma maneira educada e propositiva.
Além disso, por ser uma atividade que normalmente envolve grandes equipes, o diretor de arte precisa também saber ouvir os outros integrantes para que juntos tomem as melhores decisões para a produção.
De modo geral, sobre conhecimentos técnicos, um bom diretor de arte tem como obrigação o bom conhecimento sobre programas Adobe, principalmente Photoshop, InDesign e Premiere.
Até por essa familiaridade com diferentes tipos de programas criativos, os diretores de arte costumam ser aqueles que cursaram universidades ligadas a comunicação, design ou marketing.
Crescimento da profissão de diretor de arte
Como já citado anteriormente, o crescimento da internet e das redes sociais proporcionaram ainda mais a competição entre as empresas, de diferentes mercados. Por isso, cada vez mais as organizações têm buscado o diretor de arte.
Com um diretor de arte em seu quadro de colaboradores, além de ser mais barato do que contratar os serviços de uma agência de publicidade, a sua empresa passa a ter a expertise de um profissional focado em desenvolver estratégias para se sobressair perante ao mercado.
Por isso, caso você tenha se interessado pela área de diretor de arte, saiba que é uma profissão que está cada vez mais em ascensão e a tendência é ainda mais animadora, com a internet sendo cada vez mais essencial para a rotina das empresas e também da população.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível compreender melhor o que é e qual o papel do diretor de arte no crescimento e funcionamento das empresas. Além disso, é possível descobrir o quão ampla é essa profissão.
Com isso, o profissional da área pode atuar em diferentes vertentes da comunicação e da arte, atuando de maneira ativa na criação de estratégias de uma empresa quanto na produção de filmes e novelas.
Portanto, com tudo o que você aprendeu aqui sobre diretor de arte, você já é capaz de saber se tem a capacidade necessária para se desenvolver como este profissional, ou seja, se você está procurando saber mais sobre qual profissão seguir, a de direção de arte pode ser uma boa opção.