O vinho é uma paixão do ser humano, e desde tempos muito antigos as pessoas tomam vinho. Por causa disso, vão sempre inventando novas maneiras de deixar a bebida ainda mais gostosa, usando sempre técnicas que misturam o cultivo com a produção em si.
Com o passar do tempo, fomos nos aperfeiçoando com técnicas e aparelhos como as envasadoras e muito mais. Hoje é possível encontrar vinhos deliciosos, sem ter que gastar uma fortuna.
É importante falar sobre isso pois muitas pessoas acham que vinho bom é aquele muito caro, e na verdade não é bem assim. Portanto, um vinho pode ser caro e mal feito, enquanto um outro pode ser mais simples, mas ter sido feito com muito capricho, tornando o seu sabor especial.
Isso sempre vai depender de alguns fatores, como o tempo que um vinho ficou guardado antes de ser consumido, por exemplo. Sabemos que o tempo pode influenciar na qualidade de um vinho, dependendo do caso é claro, no entanto muitos não sabem bem quanto tempo um vinho precisa ficar guardado antes do seu consumo.
Hoje estamos aqui para ajudar nesse assunto. Vamos falar sobre vinhos e quanto tempo ele tem que ficar guardado sem ser aberto e assim se tornar melhor ainda.
Mito ou realidade?
O primeiro ponto que temos que abordar é se realmente é verdade que um vinho fica melhor ou não com o passar do tempo, e, em termos técnicos, isso não é verdadeiro. Um vinho, ao ficar mais velho, sofre alterações no seu sabor, mas isso não quer dizer que fique mais gostoso, ao menos, não para todos os gostos. Temos que lembrar que o paladar é algo muito pessoal, e, com isso, um vinho pode ficar com um sabor que não agrada você com tempo, mas que pode agradar a outra pessoa.
Isso não torna o vinho nem bom e nem ruim, apenas diferente. No entanto, existe um fator que geralmente pode ser ruim, isto é, um tipo de rolha que acaba prejudicando o vinho em longo prazo. Isso acontece pois o material da rolha permite a entrada de um fungo que, em contato com o líquido, compromete o seu sabor, o peso final, coloração, entre outros aspectos.
Isso sem contar que para um vinho envelhecer corretamente, alguns cuidados precisam ser tomados, como manter a garrafa longe da luz solar, manter as garrafas entre 10 e 13 graus e ainda deixar a umidade em 75%, por exemplo.
Quanto tempo para um vinho envelhecer bem?
Tudo vai depender do tipo de vinho que você quiser envelhecer, como aqueles vinhos chamados de “espumantes”, por exemplo, que 3 anos já são considerados suficientes, principalmente os brancos e rosados, ou então o Processo Cava.
Existem outros desse tipo como o Champanhe NV, que pode ser de 3 a 6 anos, ou mesmo o Vintage que pode chegar a 15 anos, levando-se em consideração que a partir de 6 anos ele já fica muito bom.
Se você prefere vinhos brancos, existe uma boa variedade deles. Os frutados e leves vão de 1 a 4 anos, enquanto que os barricados reservados vão de 3 a 6 anos. Você pode também preferir os brancos doces, com uvas com botrytis, que vão de 6 a 20 anos para ficarem muito bons.
Os rosados são os mais simples, e como não têm muitas variações, de 1 a 4 anos é o tempo ideal para deixá-los envelhecer bem. E aí, quando o assunto são os vinhos tintos, temos novamente uma grande gama de opções.
Os mais jovens e também mais frutados podem ficar envelhecendo de 1 a 3 anos, enquanto aqueles em barris podem ficar até 7 anos. Agora, os vinhos tintos especiais começam a ficar bons com 6 anos, no entanto, para chegarem ao sabor perfeito, eles podem ficar lá por 25 anos.
Perto desse número, só se aproximam os vinhos tintos fortificados, que ficam até 15 anos guardados – um tempo considerado muito alto, e por conta disso, tendem a chamar muito a atenção.
De onde essa ideia surgiu?
A ideia de deixar o vinho maturando é antiga, e era na verdade uma questão de necessidade. Alguns vinhos não tinham um bom sabor assim que eram feitos, e precisavam ficar fermentando para ir melhorando. Isso ajudava, mas não era um processo muito prático.
Por essa razão, hoje o vinho que você toma no mercado não precisa ficar guardado para melhorar o seu sabor. Com as novas técnicas, o vinho que existe para comprar no mercado é feito para ser bebido já quando você compra, sem a necessidade de mantê-lo guardado.
Dependendo do tipo do vinho, não é muito recomendado você deixá-lo anos parado. Ao invés disso, procure lojas especialistas para comprar vinhos que você possa envelhecer em uma adega caseira que queira construir, mas sempre com bastante cuidado e as orientações necessárias.