Se formar na faculdade é realmente algo gratificante e especial, principalmente quando só você sabe o quanto batalhou para chegar onde chegou, o quanto você teve que se esforçar e todas as noites em claro que você passou estudando, fazendo trabalhos e absorvendo os conteúdos passados pelos professores.
E se você está aqui hoje lendo este artigo, é porque conseguiu se formar na faculdade de veterinária e pretende abrir uma clínica, pois você quer trabalhar para você mesmo, e não para outras pessoas ou como um ajudante de veterinário. Neste caso, saiba que você veio ao lugar certo.
Com certeza você está com algumas dúvidas sobre como pode fazer uma boa gestão da sua clínica veterinária e, por isso, resolver acessar essa nossa matéria. Então saiba que nós iremos te ajudar com isso dando algumas dicas sobre gestão veterinária para você.
Pode ter certeza que todas as dicas que daremos aqui são super úteis para os iniciantes, e com certeza você irá encontrar algumas das principais coisas que precisa saber para gerir bem a sua clínica veterinária, então continue lendo até o final e veja tudo que você precisa saber.
Tenha um bom sistema de gestão
A primeira grande dica que vamos dar para aqueles que querem ter sucesso com suas clínicas veterinárias, é sobre a forma como elas vão gerir seu estoque, fichas cadastrais e horários dos pacientes. Basicamente, nossa dica é: use um bom software de gestão para clinica veterinária.
Com um software realmente bom e que seja rápido, você conseguirá gerir o seu negócio de forma muito mais simples do que se você tivesse que fazer tudo isso em planilhas, por exemplo, visto que com um sistema de gestão eficiente, você consegue gerenciar tudo, graças a uma única ferramenta.
É possível gerenciar todo o estoque de materiais e medicamentos, por exemplo, garantindo que ele esteja sempre em ordem, que nunca falte nada e também evitando perdas, pois todos sabem que materiais e medicamentos vencidos devem ir para o lixo.
No entanto, com um sistema de gestão bem eficiente, você conseguirá utilizar todos os remédios e materiais antes que eles vençam, e também será capaz de garantir que eles não fiquem em falta, pois já terá providenciados novos medicamentos e novos materiais para suprir os anteriores.
Além do mais, com um bom sistema de gestão, você também vai conseguir permitir que os pais de pet agendem as consultas online por conta própria, além de ser possível que eles mesmos façam seus cadastros na clínica, otimizando muito o seu tempo e o tempo deles, além de facilitar o trabalho da sua secretária.
Ou seja, como você foi capaz de perceber, um software de gestão é imprescindível para o bom funcionamento da sua clínica veterinária, então não deixe de adquirir um para o seu negócio.
Não misture as finanças pessoais com as da clínica
Essa dica é uma das mais importantes de todas, pois é um erro que muitos iniciantes cometem. As suas finanças e despesas pessoais nunca devem se misturar com aquelas que são da clínica, pois isso poderá virar uma bola de neve e você ficará totalmente perdido em contas.
Muitas pessoas que, infelizmente, fazem essa mistura, acabam tendo muitos problemas financeiros, pois uma coisa se mistura com a outra e, quando eles percebem, não estão conseguindo pagar as contas da clínica direito, e nem as suas contas pessoais, o que faz com que eles tenham que declarar falência e fechar seu negócio com muito pouco tempo.
Então, saiba separar o dinheiro que é destinado ao seu sustento, e o dinheiro que é destinado às contas da sua clínica, pois se você fizer isso, com certeza irá evitar ter este tipo de problema.
Tenha um tratamento e um atendimento especial
Por último, mas não menos importante, aqui não estamos falando de um tratamento para os pais de pet, mas sim para os próprios pets em si, afinal de contas, eles precisam sentir que o profissional que está cuidando deles realmente se preocupa com seu bem estar, não é mesmo?
Além do mais, agora no fim de ano o estresse animal por conta das festividades é frequente, e quando os pais de cães e gatinhos os levarem para o veterinário, é claro que eles desejam que seus amigos de 4 patas saiam de lá mais calmos, e não mais nervosos ainda.
Por esse e muitos outros inumeráveis motivos, você não deve se preocupar em ter apenas um atendimento especial, mas também em tratar tanto os pais de pets, quanto os animaizinhos, da melhor maneira possível, de forma que eles se sintam bem e acolhidos por você.
Se você seguir essa e todas as outras dicas que demos neste artigo, com certeza será capaz de gerir a sua clínica veterinária da melhor maneira possível.