Os raios UV são um perigo quase que invisível para nossa saúde, e muitas pessoas não dão a atenção que isso merece, e o resultado são muitas pessoas sofrendo com problemas de saúde sério, só sabendo sobre isso quando já é tarde demais.
E é no mínimo irônico que esse tipo de perigo seja invisível, mas só existe através da luz, que precisamos tomar todos os dias andando pela rua. Se não tomamos sol temos problemas com vitamina D, se tomarmos demais temos esse problema com os raios UV.
E é exatamente por causa disso que temos que entender mais sobre esse mal, que temos que nos informar para saber qual é o limite que temos que seguir para poder ter uma vida saudável, e não deixar que os males dos raios UV nos aflijam.
O que são os raios UV?
Raios UV, ou raios Ultravioleta, são raios de energia que apesar de serem invisíveis aos nossos olhos, podem ter uma influência gigantesca sobre a nossa saúde, podendo prejudicar de várias maneiras que muitas pessoas nem ao menos imaginam.
Existem 3 tipos de raios UV conhecidos, sendo eles os raios UVC, os raios UVB e os raios UVA. O primeiro é já o mais perigoso, justamente por ser o mais forte, e o que mais temos contato.
O segundo é um pouco mais fraco que o UVC, mas ainda assim pode fazer um mal danado para nossa saúde se não tomarmos cuidado. E o último, os raios UVA são os mais fracos, e por serem fracos são mais facilmente absorvidos por nossos olhos e também por nossa pele.
Os perigos para a pele
Quando pensamos em problemas com raios UV, pensamos primeiro na nossa pele. Isso porque através do sol e sua energia, é que ficamos bronzeados, por exemplo, algo que muitas pessoas procuram inclusive de forma artificial.
Mas é justamente aí que precisamos tomar muito cuidado. Isso porque as luzes UV mais fortes têm o poder de, a longo prazo, causar uma alteração celular no nosso corpo, e é justamente assim que se desenvolve o câncer.
No caso, estamos falando justamente do câncer de pele. Para se ter uma ideia, o câncer de pele equivale a 33% dos casos dessa doença em território nacional, mostrando o quão sério esse problema pode acabar se tornando.
O maior problema fica para as pessoas que precisam trabalhar diretamente em contato com o sol, como ambulantes, limpadores de piscina, jardineiros e pedreiros. Essas classes precisam tomar raios de sol todos os dias, e por isso, o certo seria usar roupas especiais.
Não é difícil encontrar em lojas roupas como calça UV masculina e feminina, bem como camisetas, que você já pode ter visto inclusive surfistas usando, já que eles também precisam passar muito tempo no mar e consequentemente no sol.
Além disso, é preciso lembrar que o bronzeamento artificial pode ser perigoso também, isso porque as câmaras de bronzeamento podem emitir até 10 vezes mais raios UV que o próprio sol, e isso vai envelhecer sua pele mais rápido, e aumentar as chances de câncer, como já dissemos.
Prejudica os olhos
E claro, se estamos falando de um raio de luz, temos que falar dos olhos, que obviamente acabam levando tanto prejuízo quanto a pele. Na verdade, nossos olhos são ainda mais sensíveis a luzes extremas do que nossa pele em si, afinal, podemos sair no sol quente, mas não podemos olhar diretamente para o sol nem mesmo nos dias em que ele parece estar mais fraco.
Para se ter uma ideia, um dos maiores males que podem ser causados pela radiação nos olhos é a DMRI, também chamada de degeneração macular, que faz com que a pessoa passe a ter problemas de cegueira que vem com a idade. Quanto mais expostos seus olhos ficam, mais esse processo é acelerado.
A catarata também é um problema clássico dos olhos, que causa a turvação da visão. E para a surpresa de muitas pessoas, existem pesquisas que apontam para que ao menos 10% de todas os casos de catarata estejam ligados à exposição de raios UV, então muito cuidado.
Não podemos esquecer também do câncer de pele. Já falamos dele, mas você sabia que ele pode afetar partes do seu corpo que você nem imaginava? como por exemplo, ao redor das pálpebras.
As pálpebras estão tão perto dos olhos, que é um dos piores lugar possível para se ter esse problema tornando o processo mais incomodo, mais doloroso e claro, mais perigoso para a sua vida e também para sua visão.
Existem ainda outros problemas relacionados aos raios UV nos olhos, como o olho de surfista, também chamado de pterígio, que causa um tumor não canceroso na cor rosa sobre o branco do olho, algo muito incômodo e que pode doer muito.