É um fato simples: o marketing digital para advogados é uma das melhores maneiras de conseguir mais clientes hoje em dia.
No entanto, essa prática pode muitas vezes ser confusa e difícil para os advogados, afinal, os advogados não estão na prática para “gerar leads” ou “criar visibilidade”. Eles estão aqui para ajudar os clientes.
O problema é que o mercado está cada vez mais competitivo, e é necessário novas maneiras de atrair um público para os seus serviços.
Veja neste post como fazer uma estratégia de marketing para advogados de sucesso!
Como fazer uma estratégia de marketing para advogados
Os advogados geralmente desenvolvem habilidades jurídicas sem aprender habilidades de marketing e desenvolvimento de negócios ou como construir uma reputação.
Os livros de negócios foram construídos há muito tempo sobre quem você conhecia e quem o indicaria para outra pessoa. Mas isso está mudando.
O marketing para advogados está crescendo rapidamente. Agências de marketing digital e agência de mídias sociai e gerenciamento de redes sociais dedicadas estão fornecendo serviço especializado, seja para artes para redes sociais ou até mesmo para gestão de tráfego pago nas redes sociais.
E advogados de todos os tipos estão se tornando cada vez mais experientes em técnicas modernas de marketing, como marketing de conteúdo, redes sociais e otimização de mecanismos de pesquisa.
Isso tudo está começando a deixar para trás escritórios de advocacia que não fazem marketing digital.
Portanto, se sua estratégia de marketing atual não está ajudando você a atingir suas metas de negócios, você não está sozinho. Aqui estão algumas dicas do que fazer:
Dica nº 1: conheça seus clientes
Como observamos anteriormente, os advogados vêm de todos os lugares. Isso significa que os clientes também. O marketing jurídico não fará nenhum bem se você não entender com quem está falando.
Pense nos seus melhores clientes. Que semelhanças você pode listar? Eles representam empresas?
Em caso afirmativo, quais são os títulos e níveis de experiência de seus contatos? São consumidores? O que eles provavelmente lerão e assistirão?
Essas informações permitem que você construa personas de seus clientes ideais. Quanto mais detalhes melhor. Pense nos compradores como indivíduos, não como estatísticas. Em seguida, ajuste sua mensagem e suas táticas pensandos neles.
Dica nº 2: conheça sua concorrência
Sua concorrência está, por definição, perseguindo essas mesmas pessoas. Você precisa saber o que os torna especiais e o que eles estão dizendo sobre si mesmos.
Reserve algum tempo para navegar em sites e publicações relevantes. Observe como eles estão se posicionando.
Eles focam em resultados? Possuem experiência? Se você vir uma tendência, provavelmente há uma razão, e você pode querer usar isso a seu favor.
Por outro lado, você pode ver uma necessidade não atendida de seus clientes ideais. Isso o ajudará a conquistar mais clientes.
Dica nº 3: Crie conteúdo especializado
Os advogados tem uma grande vantagem em relação ao marketing jurídico digital, pois podem se concentrar em seus nichos e criar conteúdo especializado nisso.
Transformar seu conhecimento em conteúdo que impulsiona o marketing do advogado é fundamental.
Você precisa atrair pessoas para seu site e depois precisa fazer com que eles queiram se manter ali, você faz isso por meio do seu conteúdo.
Portanto, pense nas perguntas que seus clientes ideais estão fazendo. Você pode usar isso em uma postagem de blog ou rede social.
O importante é não dar conselhos jurídicos, e sim, uma ideia geral sobre assuntos relevantes para seus clientes em potencial.
Dica nº 4: Construa o melhor site da categoria
A maioria dos sites de escritórios de advocacia não são tão bons. Eles estão cheios de biografias genéricas e as mesmas fotos antigas.
Você pode fazer melhor.
Normalmente, os sites são o primeiro lugar em que os clientes se envolvem com um provedor de serviços. Não desperdice essa oportunidade. Aqui está o que focar:
- Experiência do usuário (UX): Seu site é para promover você, com certeza. Mas tem que ser pensado em seus usuários. Deve ter um carregamento rápido, um design bonito e ser compatível com diferentes dispositivos
- SEO (Search Engine Optimization): SEO é o que mantém você no topo dos resultados de pesquisa do Google. O Conteúdo e a qualidade do seu site são pontos cruciais para aparecer em primeiro lugar no Google.
- Otimização para dispositivos móveis: sites focados no consumidor podem ver mais de 80% de seu tráfego vindo de smartphones. Mesmo aqueles direcionados a empresas podem obter de 15 a 20% do celular. E o Google rastreia sua versão móvel primeiro. Não se concentre apenas no desktop!
Dica nº 5: Use as redes sociais da maneira certa
Os advogados geralmente demoram a integrar as redes sociais em seus negócios e mix de marketing. Mas a rede social pode funcionar se você fizer isso direito.
Certifique-se de que seus perfis sejam profissionais e sem erros de digitação.
Além disso, concentre-se em compartilhar informações relevantes. Compartilhe posts que ajudem o seu público, sem comercializar os seus serviços.
Se você for relevante, aparecerá nos feeds de clientes em potencial. Se você aparecer nos feeds das redes sociais de clientes em potencial, poderá ser lembrado quando eles precisarem.
Dica nº 6: use publicidade direcionada
A publicidade digital quando feita corretamente, ela permite que você alcance públicos segmentados.
Em particular, isso é verdade para a publicidade de pesquisa do Google – geralmente denominada “CPC”, para custo por clique. Quando alguém precisa de um tipo específico de advogado, geralmente recorre ao mecanismo de busca.
Estar no topo do ranking – o que o CPC oferece – é ótimo! Mas pode ser caro. Portanto, é preciso ter um gestor de tráfego pago te ajudando, para que suas campanhas no Google Ads sejam um sucesso!
Conclusão
Os advogados precisam de mais do que referências hoje em dia. As estratégias de marketing digital para advogados de hoje exigem uma abordagem abrangente, integrada – e muito digital.
Mas não se trata de perfeição. Descobrir o que seus clientes em potencial gostam é um processo de tentativa e erro. Essas dicas irão ajudá-lo a fazer isso.
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