Você já se questionou sobre como corrigir a postura do idoso? A verdade é que, à medida que envelhecemos, é um tanto comum que as pessoas mais velhas adquiram problemas de coluna.
E isso pode acontecer por uma série de razões, desde sobrepeso, sedentarismo, doenças crônicas e coisas do gênero.
No entanto, o grande problema disso tudo é o fato de que a má postura pode fazer com que o idoso sofra de algumas dores crônicas.
Sendo assim, uma das formas de fazer com que as pessoas mais velhas tenham uma melhor qualidade de vida é justamente ajudar nesse problema.
Então, se você quer saber todos os detalhes sobre como corrigir a postura do idoso, é só continuar nesse artigo! Sem mais delongas, vamos ao que importa.
Por que os idosos tem problema postural?
Durante o processo de envelhecimento, é perfeitamente normal que idoso passe por alguns processos naturais do corpo.
O grande problema é que, se não houver o devido tratamento, podem surgir dificuldades de mobilidade e dores intensas.
No que se refere aos problemas posturais em idosos, eles podem surgir por uma série de fatores, como a perda de massa muscular, flacidez muscular ou até a perda de densidade óssea.
Por consequência, o idoso pode ter uma perda do equilíbrio e coordenação. Diante disso, é preciso saber como corrigir a postura do idoso.
Afinal de contas, todos esses fatores podem aumentar os riscos de lesões, além de também prejudicar a autonomia dos idosos, algo que pode resultar na diminuição da sua qualidade de vida.
É por essa razão que os médicos indicam alguns exercícios mais específicos para evitar problemas como esses.
Alguns exercícios de Pilates, por exemplo, podem favorecer a mobilidade dos idosos e ainda minimizar os efeitos da idade e estruturas musculares ósseas.
Além disso, existe um consenso científico que é bem prático entre os profissionais que, para obter qualidade de vida, os exercícios físicos são indispensáveis.
E isso acontece porque, além de restaurar as funções básicas do idoso, ainda é capaz de melhorar a autoimagem e a disposição física.
Postura corporal de idosos
O alinhamento postural acaba remetendo a um estado de equilíbrio articular. No entanto, determina-se pela sua relação entre segmentos do corpo e a força necessária para estabilizar articulações.
Além disso, ainda é capaz de favorecer os movimentos simétricos. Em contrapartida, os desequilíbrios posturais que ocorrem em decorrência de padrões cinéticos, podem causar a diminuição da flexibilidade.
Por consequência, o idoso pode sentir algumas perdas prejudiciais às funções de sustentação e mobilidade do corpo como um todo.
Como corrigir a postura do idoso?
Há diversas formas de corrigir a postura do idoso, mas antes de qualquer coisa é necessário passar por um médico especialista.
Dizemos isso porque há vezes em que má postura tem alguma relação com problemas mais sérios. Nesse caso, algumas práticas podem não ser o suficiente.
Na verdade, a depender da gravidade da situação, o idoso pode ter que passar por uma descompressão da coluna, onde ele sente um alívio imediato da dor, na maioria dos casos.
Por isso, se além de má postura, o idoso também reclama de dor, a melhor coisa a se fazer com certeza é encaminhá-lo para um especialista.
Agora, falando especificamente sobre como corrigir a postura do idoso, podemos dar as seguintes dicas:
1. Pratique exercícios regularmente
Qualquer tipo de exercício, desde que feito da forma correta e regular, são capazes de trazer uma série de benefícios para o nosso corpo como um todo.
No entanto, praticar exercícios de forma regular é capaz de fortalecer a musculatura, em especial das costas e do abdome.
Afinal de contas, auxiliam a manter a coluna estável, segundo as suas curvaturas naturais. É por essa razão que o idoso deve investir em alongamentos e musculação, mas respeitando a sua limitação.
Além disso, há alguns exercícios que você pode fazer em casa, podendo contribuir para a postura do idoso, tais como:
- Ombro: segure uma vassoura na horizontal, bem de frente ao seu corpo. Faça isso com as duas mãos e os braços separados e esticados, mas relaxados. Em seguida, levante até chegar ao topo da cabeça e retorne, fazendo um movimento suave e leve. Repita esse exercício por 10 vezes;
- Coluna: mantenha-se de pé, com as suas pernas separadas. Gire seu pé direito para o lado, em um ângulo de 90° graus, mas mantendo o esquerdo virado para frente. Estique seus braços, flexione o joelho direito e incline o corpo para o lado. Mantenha-se nessa posição por alguns segundos e repita com o lado esquerdo;
- Abdome e coluna: na posição de quatro apoios, procure manter a barriga o mais próximo possível do chão, enquanto inspira e eleva a cabeça. Quando expirar, curve a coluna para cima e abaixe a cabeça. Repita esse movimento por 15 vezes, lentamente.
2. Durma de lado
Um dos grandes motivos que fazem as pessoas terem má postura é devido ao fato de dormirem errado, na posição incorreta.
Certo, mas como exatamente corrigir a postura durante o sono? Quanto a esse respeito, a melhor coisa a se fazer é mudar a posição que você deita na cama.
Então, deite-se de lado, com um travesseiro que seja confortável para a cabeça e outro entre as suas pernas, as quais devem ficar levemente dobradas.
No entanto, devemos levar em consideração que pessoas mais velhas têm o costume de dormir sentadas também.
Nesse caso, o melhor a se fazer é investir em uma poltrona reclinável para idoso que seja confortável, aconchegante e ergonômica.
Outra opção é fazer o idoso dormir de barriga para cima. Para tal, é preciso posicionar um travesseiro embaixo dos joelhos e ter outro mais baixo para a cabeça.
O grande problema nisso tudo diz respeito a dormir de bruços, haja vista que essa é uma posição muito prejudicial para a coluna.
Se por acaso não conseguir dormir em outra posição, a dica é tirar o travesseiro da cabeça e colocar abaixo da barriga, a fim de preservar a lombar.
3. Desenvolva a sua consciência corporal
Outra coisa que você precisa saber sobre como corrigir a postura do idoso é a respeito do desenvolvimento da consciência corporal.
Mas o que exatamente isso quer dizer? Em suma, trata-se do efeito de estar sempre consciente do próprio corpo, em especial a respeito da sua postura.
Isso é uma questão importante porque muitas pessoas se acostumam a manter a postura errada, seja ao sentar, caminhar, deitar etc.
Mas, a partir do momento que se desenvolve a consciência corporal no idoso, ele passa a se corrigir sempre que notar uma postura incorreta.
Dentre as formas de obter a consciência corporal, podemos citar as seguintes técnicas:
- Yoga;
- Pilates;
- Reeducação Postural Global (RPG).
Todas essas técnicas, além de ajudar a aumentar a consciência postural, podem prevenir as alterações na postura e ajudar a recuperar os desvios que já estão instalados.
Além de tudo isso, à medida que pratica essas atividades, você passa a obter uma postura mais correta, além de desenvolver maior flexibilidade e equilíbrio.
4. Consulte um especialista
Apenas um especialista é a pessoa mais adequada a entender e lidar com o seu problema, uma vez que ele tem mais embasamento.
É ele quem deve saber a CID melanoma, CID dorsalgia, CID osteoporose etc. Sendo assim, ele também saberá a melhor maneira de tratar o problema.
Então, se o idoso já está sentindo dores nos ombros, costas e pescoço, quer dizer que a má postura já ocasionou em problemas à saúde, indicando a necessidade de tratamento especializado.
Diante disso, a dica é você consultar um fisioterapeuta ou médico ortopedista. Dessa forma, através de alguns exames, poderá chegar a um diagnóstico e o consequente tratamento.
É somente com ajuda de um profissional que será possível identificar possíveis desvios na coluna, escoliose, hipercifose, hiperlordose etc.
Todas essas são condições que requerem correção imediata, a fim de evitar problemas e complicações mais sérias, tais como hérnia de disco ou comprometimento do nervo ciático.
No caso de já estar sentindo alguma dor na coluna, não cogite começar qualquer atividade física ou exercício para corrigir a coluna por conta própria.
Antes de qualquer coisa, o profissional deve fazer uma análise, a fim de poder definir quais desvios e exercícios de fortalecimento são os mais indicados para cada pessoa, haja vista que todos possuem particularidades e requerem tratamentos mais específicos.
5. Use órteses, coletes e cintas ortopédicas
Se você quer saber como corrigir a postura do idoso, saiba que uma delas é justamente através do uso de órteses, cintas ortopédicas e coletes.
É muito comum que o idoso permaneça em posições que não são as mais adequadas. A longo prazo, problemas maiores podem surgir.
Diante disso, o médico pode indicar o uso de corretores posturais, haja vista que é uma das formas mais práticas de manter a postura sempre alinhada.
Todos esses acessórios agem de forma a restringir o movimento de partes da coluna. Por consequência, previne e reduz deformidades e curvas inapropriadas.
No entanto, não há como deixar de mencionar que o uso desses equipamentos devem estar associados à prática de exercícios, bem como uma vida mais saudável.
Apenas dessa forma que a correção da postura será completamente eficiente.
Quais são os principais problemas posturais na terceira idade?
Agora que já sabe como corrigir a postura do idoso, também é vital saber quais são os principais problemas que podem surgir disso.
Dessa forma, é possível identificar os sintomas e procurar o médico o quanto antes, além de tomar atitudes preventivas.
Dentre os principais problemas, citamos os seguintes:
Anteversão pélvica
Trata-se de uma alteração que está associada à hiperlordose lombar, muito por conta do desequilíbrio dos músculos abdominais e glúteos.
Quando eles enfraquecem, acabam requerendo maior esforço e, por consequência, acontece o encurtamento da musculatura lombar.
Ademais, esse problema pode acontecer por conta da compressão posterior das vértebras ou por conta da retração dos músculos flexores do quadril.
Nesse caso, podem gerar de maneira compensatória rotação interna, valgismo de joelho e flexão bilateral.
Retificação da coluna lombar
Esse é um problema que pode acontecer por conta da postura sentada prolongada ou mesmo em decorrência da hipocinesia dos músculos.
Diante disso, é importante investir em uma cadeira ergonômica para coluna, a fim de evitar problemas como esses.
Hipercifose dorsal
Esse problema pode ocorrer em decorrência da hiperlordose lombar, onde existe a finalidade de manter o equilíbrio postural da coluna vertebral.
Ainda pode ocorrer por conta do deslocamento do seu centro de gravidade ou ainda por conta dos seguintes fatores:
- Ambientais;
- Ocupacionais;
- Debilidade da musculatura;
- Inatividade física e funcional;
- Osteopenia;
- Osteoporose.
Além de tudo isso, ainda pode acontecer devido a redução da força muscular expiratória, expansão torácica e flexibilidade da coluna e da pelve.
Escoliose
Trata-se de uma alteração que pode ocorrer por conta das modificações no posicionamento dos pés, comprimento dos membros inferiores, retração muscular e posicionamento pélvico.
Anteriorização da cabeça
Trata-se de um problema muito comum entre a população idosa, sendo que costuma acompanhar a cifose aumentada.
Nesse caso, ocorre que o centro da gravidade é desviado para frente. Existe também a tendência de aumentar a lordose cervical.