As redes sociais foram conquistando seu espaço até se tornarem essenciais para qualquer modelo de negócio que se preze. Marcar presença no espaço digital não é mais um diferencial, e sim uma obrigação.
Por conta dessa nova perspectiva em torno do espaço digital e suas ferramentas, surgiram novas maneiras de divulgar conteúdo, oferecer suporte, fazer campanhas de marketing, etc. E claro, no meio dessa evolução, surgiram pessoas que tornaram-se especialistas do meio, e que oferecem um suporte essencial para negócios ou figuras públicas.
Essa pessoa diferenciada costuma ser chamada de especialista em mídias sociais, mas também é conhecida como social media. Esse profissional utiliza várias ferramentas, incluindo sites como o PromovUp para divulgar conteúdo, polir a imagem dos clientes, interpretar estatísticas, e melhorar a receita.
O que faz um social media?
Em 2020, a profissão teve um aumento de 74%, e desde então não parou de crescer. O cargo demonstrou ser de extrema importância para pequenos e grandes negócios, fazendo a diferença na hora de somar os lucros.
O especialista em mídias sociais geralmente é pessoa com paixão pelas redes sociais, e que conhece bem cada uma delas. Ele precisa ter um entendimento aprofundado de como essas plataformas funcionam, quais são seus propósitos, e o que atrai público em cada uma das redes sociais com a qual trabalha.
O trabalho envolve produção de conteúdo (fotos, vídeos, montagens), análise de dados, serviço de atendimento ao cliente, e planejamento geral das postagens.
Esse profissional geralmente é um comunicador nato, que se adapta muito bem às mudanças, é curioso, e tem interesse em aprender habilidades novas de maneira constante.
Especialidades do social media
O social media pode transitar entre várias áreas, e alguns podem ser especialistas em áreas individuais. Porém, normalmente, esse profissional tem um domínio sólido das principais áreas necessárias para suas operações.
Vamos falar um pouco sobre essas áreas a seguir.
Planejamento
Essa parte consiste na organização geral das postagens. O especialista decide quando é o melhor momento para postar determinado conteúdo e também onde ele deve ser postado, com qual legenda, etc.
O timing é essencial para o trabalho do social media. Especialmente quando se trata de postagens que dialogam com acontecimentos recentes. Dependendo de seu teor, um post pode fazer um sucesso estrondoso na terça-feira, e na quinta-feira não chamar a atenção de ninguém.
Conteúdo
Depois de planejar, chegou a hora de postar. O especialista fica responsável pela produção de conteúdo da marca ou da figura pública para a qual está administrando a conta. Isso pode incluir a roteirização de vídeos, montagem, produção de artes, fotos, edição de imagem, etc.
Essa parte envolve desenvolver boas ideias que tragam público e ao mesmo tempo se relacionem com a proposta do cliente. Isso envolve buscar referências, pesquisar inspirações, e ficar ligado nas notícias para analisar o que pode ser usado ao seu favor.
Fazer suas próprias versões de trends populares nas redes sociais também é uma atividade constante para a maioria desses profissionais.
Análise de Dados
Um trabalho de observação também é de extrema importância. Isso consiste em observar não apenas o desempenho de seu próprio trabalho, mas como as postagens da competição estão se saindo. Isso consiste em avaliar o que está funcionando ou não, e também o que funcionaria ou não, caso fosse aplicado.
Essa parte do trabalho também envolve analisar os dados a respeito dos seguidores e do público geral que consome o conteúdo. Isso permite que o social media produza peças mais segmentadas e que podem despertar o interesse de uma parcela específica dos usuários.
Ferramentas do Social Media
Esse especialista também conta uma coleção de ferramentas que pode ajudar bastante na hora de fazer trabalhos de análise, produção e pesquisa. Ao longo dos últimos anos, as ferramentas com as quais o social media executa suas funções evoluíram bastante e hoje temos um leque invejável de recursos para auxiliá-los em cada etapa do processo.
A seguir, confira algumas das principais ferramentas utilizadas por esses profissionais:
- Canva, Adobe Illustrator: Ferramentas de produção de conteúdo nas quais você pode produzir artes visuais e animações simples;
- SEMRush, Ahrefs: Para pesquisa de palavras-chave e análise de desempenho próprio e da concorrência;
- Facebook Ads, Google Analytics: Para monitoramento de métricas e análise de desempenho de anúncios;
PromovUp: Para compra de pacotes de engajamento para as principais redes sociais, que oferecem um bom impulso para alcançar uma maior visibilidade.