Criar uma página de vendas e perceber que ela não está cumprindo o seu papel principal pode ser algo preocupante. Afinal, o objetivo de uma landing page é conseguir ampliar o número de conversões de uma determinada marca, garantindo que os leads, pouco a pouco, acabem se tornando clientes.
No entanto, este tipo de problema pode estar enraizado em algum hábito negativo que se repete. Por isso, neste artigo, você terá a possibilidade de conhecer algumas possíveis dicas para eliminar, de uma vez por todas, essas falhas que impedem o aumento no número de vendas do seu negócio.
Por que a sua página não está vendendo?
Afinal, por qual motivo a sua página não está conseguindo vender? Descubra quais são os principais pontos responsáveis pela baixa conversão e como resolvê-los de uma vez por todas.
Primeira impressão fraca
Atualmente, os usuários da internet têm pressa. Por isso, a impressão do site é a mais importante para eles, fazendo com que eles decidam se devem retornar ou abandonar de vez aquele domínio. Sendo assim, o ideal é começar a pensar em qual imagem a sua landing page está passando.
Geralmente, os visitantes tendem a buscar entender o que aquela página tem a oferecer e se realmente vale a pena focar nela. Afinal, existem milhões de outros sites disponíveis na internet, que podem, até mesmo, apresentar uma proposta semelhante e, consequentemente, concentrar uma maior conversão.
Uma boa landing page de vendas deve ser bem estruturada, com elementos que chamem a atenção e mantenham o lead concentrado no que foi fazer ali. Além disso, deve ser capaz de direcioná-los para o call to action que, em poucos passos, será o responsável por aumentar as conversões.
Falta de confiança na página ou no produto
É muito importante tomar todos os cuidados para que os possíveis clientes possam confiar na sua landing page. Afinal, quem está vendendo um produto ou serviço, ou até mesmo quem está buscando captar informações de visitantes, precisará saber como passar credibilidade em cada frase da página.
O ideal é que a copy do site esteja totalmente transparente, revelando todos os detalhes sobre aquele determinado tema. Na maioria dos casos, utilizar palavras rebuscadas ou apresentar propostas muito complexas apenas deixa os leads confusos e tende a afastá-los de maneira rápida.
Acrescentar alguns depoimentos de outros clientes também é muito importante. Afinal, os usuários da internet se identificam muito com pessoas que passaram por experiências parecidas. Então, o ideal é investir neste tipo de recurso para garantir que a atenção seja mantida naquela landing page e se mostre uma estratégia efetiva para a conversão.
A página de vendas não está estruturada como uma landing page
É muito comum que as pessoas ainda confundam uma página de vendas com um site comum da internet. No entanto, os elementos apresentados em cada uma delas são totalmente diferentes. Uma landing page precisa direcionar o visitante para a compra de um determinado produto ou serviço ou para a captação de seus dados pessoais.
Além disso, também é comum que alguns sites, que se dizem landing pages, adicionem barra de navegação, link de home page e links para sites externos. Nenhum desses elementos devem compor uma página de vendas, porque isso descaracteriza completamente a proposta e torna o endereço da web muito confuso.
Outro problema está na grande quantidade de botões presentes em uma única página. O ideal é que a landing page seja constituída apenas do CTA, fazendo com que o lead não precise pensar duas vezes: ou ele compra o que é oferecido ou fecha a página e deixa a proposta de lado.
Afinal, como melhorar minhas vendas?
Depois de descobrir quais são os principais erros cometidos na hora de criar landing page, está na hora de aprender a seguir os passos adequados para formular uma excelente landing page com altos índices de conversão.
Seja direto
Um elemento essencial em uma landing page de vendas é a clareza com a qual as informações são passadas, pois isso oferece mais segurança ao lead. Por isso, é necessário deixar claro a oferta que o usuário receberá ao preencher o formulário, expondo informações simples e fáceis de compreender.
Além de permitir que essa ação incentive os visitantes a continuarem na página de vendas para explorar um pouco mais o produto, o valor dos benefícios ofertados ficará ainda mais em evidência. O ideal é fazer com que o lead aja de modo espontâneo, sem se sentir pressionado a converter.
Crie bons CTA’s
O CTA é a parte mais importante de uma landing page. Afinal, ele é o responsável por chamar a atenção do cliente e induzi-lo a realizar uma determinada ação. Sendo assim, é mais do que necessário que o call to action escolhido faça sentido e esteja bem posicionado dentro da página.
Também é válido dizer que o botão de chamada para a ação precisa ter um maior destaque em relação às outras informações. Afinal, o visitante precisa colocar os olhos de maneira quase imediata sobre ele, recebendo uma “ordem” direta para seguir para a finalização de sua compra.
Ofereça um formulário simples
Por fim, para conseguir vender ainda mais na sua landing page de vendas, é importante que o formulário oferecido seja simples, com informações relevantes a serem preenchidas e com uma curta extensão. O ideal é que apenas o nome, a idade, o e-mail e o telefone de contato sejam solicitados nessa ocasião.
No entanto, caso for necessário solicitar mais dados do seu lead, o importante é fazer uma avaliação da fase do funil de vendas onde ele se enquadra. Nas landing pages de topo e meio, é válido solicitar poucas informações. Já no caso do fundo, mais informações poderão ser extraídas pouco a pouco.
Uma página de vendas precisa estar sempre se renovando e se fixando em estratégias para que tenha uma boa taxa de conversão. Por isso, siga as dicas deste artigo e garanta uma maior quantidade de vendas sem precisar investir pesado para isso.