Cada vez mais as indústrias se tornam mais importantes para proporcionar um melhor desenvolvimento econômico. Por isso, saber o que é metalurgia é essencial para entender a importância do setor industrial na sociedade.
Além de ser um dos principais setores da economia, é uma área que trabalha com grandes equipamentos. Por isso, é preciso bom manuseio e produtos de qualidade, como correias transportadoras de cabo de aço.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber para entender o que é metalurgia. Conheça os 3 grupos que compõem a metalurgia e também o que ela produz.
O que é metalurgia?
De modo geral, a metalurgia e seus grupos têm como objetivo transformar metais em produtos que servirão de matéria-prima ou peças para produção de outros produtos. Para isso, ela atua diretamente no derretimento de metais ferrosos e não ferrosos.
Os metais ferrosos são ligas de ferro e carbono, além disso possuem em sua composição outros elementos químicos, como manganês, cobre ou enxofre.
Esses metais são geralmente utilizados na fabricação de utensílios domésticos, latas de bebidas e ferramentas. Portanto, podem estar presentes diariamente na nossa vida em diferentes formatos, desde uma panela a uma estrutura para construção civil.
Já os metais não ferrosos são bens duráveis e resistentes à corrosão. De modo geral, eles não possuem ferro em sua composição, os mais conhecidos são alumínio e chumbo. Ao entender sobre esses metais fica claro a função da indústria metalúrgica.
Com isso, a metalurgia é considerada uma indústria de base, fundamental para o abastecimento de outros setores e indústrias.
A importância da tecnologia na metalurgia
Por se tratar de uma indústria de base, a indústria metalúrgica está entre as que mais causam problemas ao meio ambiente. Com o aumento da necessidade da preservação ambiental, é fundamental o incremento tecnológico na produção metalúrgica.
Afinal, a tecnologia tem o papel de manter a alta produtividade das indústrias sem que o meio ambiente seja tão afetado, como a reciclagem e análise de recursos naturais. De modo geral, os avanços tecnológicos também garantem melhores resultados.
A partir de sistemas e softwares é possível além de analisar as condições do ambiente e recursos naturais, verificar gastos desnecessários e erros de maneira mais rápida. Com isso, influência na rápida tomada de decisões e desenvolvimento de soluções.
O que é metalurgia: 3 grupos principais
Agora que você já sabe o que é metalurgia e como ela está diretamente relacionada à tecnologia, confira os 3 grupos que a indústria pode se dividir.
1- Fundição
A fundição é responsável pela produção de materiais a partir do derretimento dos metais. Para isso, utiliza-se o metal líquido e moldes, que após o arrefecimento e solidificação é possível alcançar o produto esperado.
Esse processo pode acontecer a partir de moldes de areia, muito utilizado quando a quantidade de peças é pequena ou peças muito grandes. Pode ser feito também em coquilha, para moldes metálicos e até mesmo sob pressão, através de um pistão.
Por fim, a tixofundição é utilizada quando o material está em estado pastoso e não líquido, preenchendo uniformemente todo o molde.
2- Soldagem
A segunda divisão ou grupo que compõem a metalurgia é a soldagem, que tem como foco a união de duas ou mais peças de metal. Para dar liga entre as duas peças é utilizado o calor e um metal de solda para a colagem.
Esse tipo de divisão é muito utilizada no setor de construção civil e no setor automobilístico. Afinal, é preciso diversos tipos de materiais e junções para dar o formato de um carro, de um prédio ou de uma casa.
3- Usinagem
A usinagem consiste no trabalho em uma peça de metal em estado bruto até o desenvolvimento do formato e produto desejado. Ou seja, o processo de fabricação de chaves ou cópias de chaves está enquadrado na usinagem.
Além disso, peças maiores como de carros também podem ser desenvolvidas a partir das técnicas de usinagem. De modo geral, sua produção principal está ligada a ferroligas, ferro-gusa e fabricação de tubos.
O que a metalurgia produz?
Como você viu, a indústria metalúrgica tem a função de produzir bens de consumo e funciona como produtora de matéria para outras indústrias. Com isso, confira detalhadamente algumas das principais matérias-primas produzidas pela metalurgia.
1- Ferro-gusa
De modo geral, o ferro-gusa é resultado do derretimento de minério de ferro e calcário em temperaturas de 1000°C nos fornos, que usam o carvão como combustível. Após ser resfriado, o ferro-gusa é formado.
Esse produto é caracterizado por alta concentração de carbono. Para tornar mais resistente, o ferro ainda passa por processo de fusão e mistura com outros componentes químicos. O ferro-gusa geralmente serve de base para o aço ou o ferro fundido.
2- Ferroligas
As ferroligas são conhecidas por terem em sua composição ferro e níquel, assim como cromo. A junção desses elementos torna o material muito mais resistente à corrosão, assim como proporciona a condutividade elétrica e térmica.
3- Metais não-ferrosos
Os metais não ferrosos não são magnéticos e geralmente são cobre e alumínio. O cobre é comumente utilizado em fiação elétrica, muito por conta da sua condutividade e por ser maleável.
Já o alumínio proporciona uma boa resistência mecânica e também garante um melhor controle de temperatura, por isso é muito utilizado na fabricação de panelas e talheres. Além disso, serve como base para produtos com embalagens de lata.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto fica evidente que entender o que é metalurgia é essencial para conhecer um dos setores mais importantes da economia. Afinal, a indústria metalúrgica serve como base para diversas outras indústrias.
As indústrias metalúrgicas podem ser classificadas em 3 grandes grupos, como fundição, soldagem e usinagem. Cada um deles utiliza uma maneira diferente de trabalho para produzir matérias-primas, como solda ou derretimento de aço.
Com isso, a metalurgia é muito importante para produzir principalmente utensílios domésticos, como panelas e talheres. Assim como ferramentas em geral e materiais para indústria automobilística e para construção civil.