Viajar pelo Brasil é poder conhecer diferentes culturas, pessoas, estilos de vida, belezas e comidas típicas. Entre os locais mais visitados do país está Belo Horizonte. Por isso, conhecer o que fazer em BH é essencial para uma viagem inesquecível.
Além disso, saber o que fazer nas cidades também pode ser muito importante ao comprar um imóvel, para entender as condições da região, infraestrutura e segurança. Assim, descobrir os principais destinos da cidade pode significar viver mais perto das atrações.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que fazer em BH. Conheça atrações espalhadas pela cidade, para todos os gostos e estilos e ainda veja as comidas típicas da região.
5 dicas sobre o que fazer em BH
Belo Horizonte é uma grande cidade, com isso, oferece uma grande diversidade de atrações, envolvendo cultura, interação com pessoas e história do país. Por isso, separamos 5 destinos imperdíveis em BH.
1- Lagoa da Pampulha
Certamente, um dos destinos mais procurados pelos moradores e turistas, a Lagoa da Pampulha reserva diversas atrações.
Considerada um dos cartões postais da cidade, por lá você pode se exercitar, fazer piquenique, e claro, tudo isso em contato com a natureza.
Com aproximadamente 20 km de extensão, a Lagoa da Pampulha conta também com diversos projetos arquitetônicos do renomado Oscar Niemeyer. Entre os mais famosos estão a Igreja São Francisco, a Casa Kubitschek e o Museu de Arte da Pampulha.
Portanto, um passeio especial para ser feito em família ou com os amigos, para curtir um dia inteiro de atrações diversas, muita diversão e interação. Além disso, o passeio é gratuito e pode ser feito a qualquer hora do dia ou da semana.
2- Igreja de São Francisco de Assis
Embora seu nome oficial seja Igreja de São Francisco de Assis, ela é mais conhecida como Igrejinha da Pampulha e também um importante cartão postal de BH. Como dito anteriormente, está localizada no conjunto arquitetônico da Pampulha.
Além disso, é considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade. Por conta de sua arquitetura, o que mais chama atenção é sua modernidade. Na parte externa são apresentados painéis de Paulo Werneck e Cândido Portinari.
Os jardins foram desenvolvidos por Burle Marx. Portanto, uma parada obrigatória para quem deseja ter um contato direto com a natureza e ainda admirar as belezas da arquitetura.
3- O que fazer em BH: Casa Kubitschek
Construída em 1943, junto com outros locais do conjunto arquitetônico, a casa projetada por Oscar Niemeyer é outra referência da cidade. A moradia foi construída e desenvolvida a pedido do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck.
A casa foi vendida em 1951 para seu assessor Joubert Guerra. O projeto arquitetônico tem como referência o característico “telhado borboleta” e jardins de Burle Marx.
Após a mudança de Kubitschek em 1951, houve a venda do imóvel para a família de seu assessor e amigo, Joubert Guerra. Grande parte do acervo disponível para visitação do público foi adquirido pela família de Guerra e pode ser visto de forma gratuita.
4- Mineirão
Uma visita ao principal estádio de futebol de Belo Horizonte não pode faltar no seu roteiro. Conhecer o Mineirão é visitar um palco de Copa do Mundo, e que foi o local que o Brasil perdeu para a Alemanha de 7×1 na copa de 2014.
Além de poder assistir a um jogo de futebol, principalmente de Cruzeiro ou Atlético Mineiro, você pode explorar o Museu Brasileiro de Futebol. Por lá, conhecer um pouco da história no esporte dos clubes mineiros e do Brasil em geral.
5- O que fazer em BH: visitar o bairro da Savassi
Para os amantes de um agito, conhecer a animada noite da Savassi é algo inesquecível. Um bairro com diversos bares, restaurantes e baladas, é o local perfeito para se aventurar nas noites de BH, conhecer novas pessoas e curtir após um longo dia de passeios.
Com isso, você pode aproveitar o dia visitando diferentes atrações e no final escolher um barzinho para aproveitar a noite de Belo Horizonte.
O que fazer em BH: culinária
A gastronomia brasileira é bastante diversificada e apresenta pratos típicos por todos os cantos do país. Minas Gerais, como um todo, tem fama de um dos locais com a melhor culinária do Brasil.
Por isso, entre as principais atrações da cidade está a visitação ao Mercado Central de Belo Horizonte. Por lá, é possível encontrar de tudo sobre a culinária mineira, assim como diversos artesanatos.
Pelos vários corredores do Mercado, em funcionamento há mais de 80 anos, é possível encontrar diferentes temperos, frutas, doces e lembrancinhas. Entre as comidas típicas de BH estão feijão tropeiro, pão de queijo e torresmo.
Portanto, entre um passeio e outro, você pode se deliciar com os sabores mineiros e ainda finalizar com um dos melhores doces de leite do país. Em BH é possível encontrar diversos tipos de pão de queijo, com ou sem recheio e torresmo de tudo que é jeito.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto, é possível conhecer 5 dicas sobre o que fazer em BH. A partir disso, ter a noção que existem diferentes tipos de atividades, para todos as idades, gostos e perfis.
Entre as principais atrações da cidade está a famosa Lagoa da Pampulha e o conjunto arquitetônico projetado pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer. Por lá é possível visitar a Casa Kubitschek, a Igrejinha da Pampulha, o Museu de Arte e muito mais.
Esse conjunto arquitetônico foi criado em 1943 e é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade. Para os amantes de futebol, visitar o Mineirão e até assistir um jogo do Cruzeiro ou do Atlético é uma atividade imperdível.
Por fim, certamente entre as principais atrações sobre o que fazer em BH está conhecer a deliciosa gastronomia da região. Por isso, se delicie com um ótimo feijão tropeiro, pão de queijo e torresmo de todo tipo.