Quando você encontra o lugar ideal para morar com a imobiliária, é comum desejar realizar algumas alterações nos ambientes. Nesse sentido, um espaço importante e que, por muitas vezes acaba sendo esquecido, é a lavanderia. Sua organização e decoração é fundamental para facilitar as tarefas de casa e agilizar a rotina, independente se faz por conta própria ou conta com um funcionário para ajudar nos afazeres. Em conjunto com a imobiliária em Bragança Paulista Poesia Imóveis, levantamos informações de acordo com as necessidades dos clientes para auxiliar neste conteúdo.
Entretanto, sabemos que não é todo mundo que sabe como organizar esse espaço. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas simples e práticas de como montar uma lavanderia funcional. Vamos lá?
Invista em móveis planejados
A primeira dica do post de hoje para quem quer ter uma lavanderia funcional é investir nos móveis planejados. Isso porque, eles são projetados de forma que aproveitam cada centímetro disponível do ambiente, otimizando o cômodo e garantindo maior praticidade no dia a dia. Por mais que o local seja amplo, os móveis planejados contribuem com a agilidade nas tarefas, pois saberá exatamente onde encontrar qualquer um de seus pertences.
Determine bem os espaços
Outro ponto importante é determinar o que terá em cada lugar, planejando exatamente a disposição dos móveis e elementos que pretende incluir no local. Dessa forma, você aproveita o espaço de maneira inteligente e pode aproveitá-lo de formas diferentes ao longo do tempo. Sendo assim, antes mesmo de solicitar os móveis planejados, observe o ambiente, considerando todas as medidas e criando uma planta baixa para conseguir visualizar o espaço no futuro.
Coloque divisória, se for necessário
Dependendo do espaço que você tem, principalmente se mora em apartamento, boa parte das lavanderias fica bem ao lado da cozinha. Contudo, é importante separar os ambientes, para que o cheiro da comida não fique nas roupas, por exemplo. Sendo assim, uma forma de fazer isso é por meio de divisórias, que podem ser de vidro ou feitas com outro material que combine com o estilo de decoração. Por outro lado, se você tem uma área de serviço, a divisória não será necessária.
Aposte em caixas organizadoras
As caixas organizadoras são muito importantes em uma lavanderia. Isso porque, elas ajudam a organizar diversos pertences, como prendedores de varal, produtos de limpeza, acessórios, utensílios do dia a dia, etc. Além disso, ajudam a deixar os armários mais organizados. Principalmente se você etiquetar as caixas, é possível tornar o dia a dia ainda mais prático, pois não vai precisar perder tempo procurando aquilo que precisa.
Prateleiras são grandes amigas
Da mesma forma, as prateleiras também sua grandes aliadas das lavanderias, principalmente se o local for pequeno. Isso porque, com elas você consegue aproveitar o espaço das paredes, verticalizando o ambiente e tornando-o ainda mais funcional. Nelas, você pode guardar as caixas organizadoras, que citamos acima, assim como deixar roupas empilhadas que devem ser dobradas, utensílios e produtos de limpeza, etc. Além disso, também pode incluir alguns enfeites e deixar sua lavanderia ainda mais charmosa.
Opte por cores claras
Independente se você tem uma lavanderia grande ou pequena, o ideal é que ela seja clara, principalmente nas paredes e armários. Isso porque, cores claras passam sensação de bem-estar e limpeza e isso é fundamental nesse tipo de ambiente. Além disso, é mais fácil de ver a sujeira, permitindo enxergar manchas nas roupas, além de outras sujeiras espalhadas pelo local.
Devemos lembrar ainda que, especialmente se sua lavanderia for pequena, as cores claras são ainda mais importantes, visto que promovem sensação de amplitude.
Varal
Se você não tem área externa para colocar o varal, é importante que ele seja incluído no projeto da lavanderia de forma que não atrapalhe outras tarefas do dia a dia. Justamente por isso, o posicionamento precisa ser bem analisado. Sendo assim, é possível optar por varal de teto, de parede, de chão, etc. Mas, lembre-se de que a instalação deve ser feita por um profissional para garantir que ele fique na posição correta.
Use o revestimento adequado
Por fim, mas não menos importante, principalmente se você quer realizar uma reforma um pouco mais profunda, nossa dica é estudar sobre os revestimentos. Além de optar por cores claras, o tipo de revestimento também influencia nas tarefas. Sendo assim, escolha ladrilho ou porcelanato, pois esses materiais são mais fáceis de limpar. Além disso, como a lavanderia costuma ficar molhada, prefira um piso com propriedades antiderrapantes.
Então, agora que você sabe como montar uma lavanderia funcional, entende que esse não é um bicho de sete cabeças, mas com certeza exige um bom planejamento. Sendo assim, tenha organização e paciência, pois assim terá um espaço que promove praticidade no dia a dia, ao mesmo tempo que confere sensação de bem-estar durante as tarefas. Além disso, se possível, contar com a ajuda de profissionais especializados é uma ótima pedida para tornar o ambiente ainda mais adequado.