As propriedades rurais estão ganhando cada vez mais destaque nos dias atuais. Afinal, o agronegócio é um dos setores mais poderosos no Brasil, oferecendo boas oportunidades para quem quer empreender e trabalhar na área. Mas, para isso, é importante analisar os imóveis rurais presentes no mercado, considerando diversos fatores, a fim de obter bons resultados e evitar problemas desnecessários.
Por mais que uma imobiliária especializada seja fundamental, também é interessante fazer algumas pesquisas, a fim de entender mais sobre como o processo funciona. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas do que observar na hora de comprar uma propriedade rural para agricultura. Vamos lá?
Características físicas da propriedade
Antes de comprar a fazenda ou sítio, é importante visitar a propriedade rural para analisar as características físicas e entender se estão adequadas às atividades que pretende realizar no local. Sendo assim, alguns dos principais itens para observar são:
- Presença de água na propriedade;
- Distância da cidade mais próxima;
- Estado das vias de acesso à fazenda;
- Tipo de solo;
- Tipo de vegetação;
- Tipo de clima;
- Condições das cercas;
- Condições das demais instalações;
- Presença de eletricidade;
- Área desmatada e áreas de mata virgem.
Documentação
Outro ponto importante é analisar a documentação da propriedade e do proprietário atual. Afinal, por meio dela você irá garantir que o imóvel rural realmente pode ser comercializado e não trará nenhum problema no futuro. Sendo assim, alguns dos principais documentos que você deve solicitar são:
- Certidão negativa do cartório distribuidor de protesto de títulos;
- Certidão negativa do cartório distribuidor – cível;
- Certidão negativa da Justiça Federal;
- Certidão Negativa da Receita Federal;
- Certidão Negativa da Justiça do Trabalho;
- Certidão negativa de ônus (do imóvel em questão);
- Certidão de inteiro teor (do imóvel que será negociado);
- Declaração de quitação de “CONDOMÍNIO” (assinada pelo responsável com firma reconhecida e ata que comprove estar habilitado a assinar tal documento);
- Certidão negativa da Prefeitura (do imóvel negociado);
- Fotocópia autenticada do CPF;
- Fotocópia autenticada da Identidade Civil (RG);
- Fotocópia autenticada da comprovação de residência;
- CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural)
- Os 5 últimos INCRA/ITR ou certidão relativa ao imóvel junto a Receita Federal
- Certidão negativa do IAP (Instituto Ambiental do PR)
- Fotocópia autenticada da Certidão de Casamento ou Certidão Nascimento.
Lembrando que todas as certidões devem estar dentro do prazo de validade.
Licenciamento ambiental e reserva legal
Vale lembrar também que toda empresa ou atividade que gere impacto no meio ambiente deve se adequar às normas ambientais, assim como adaptar sua estrutura e processos de trabalho para atender às exigências.
Sendo assim, tenha em mente que a reserva legal é uma área obrigatória em toda propriedade rural, que deve ser coberta por vegetação natural e disponível apenas para uso sustentável.
Sendo assim, observe com atenção o contrato de compra e venda antes de fechar o negócio, pois ele precisa estar de acordo com as exigências ambientais. Além disso, confirme se o imóvel rural já foi multado, pois se tiver pendências, o novo proprietário precisará realizar os ajustes para se adequar à regulamentação.
Imóvel rural
Por fim, mas não menos importante, observe o imóvel em si e sua estrutura, considerando o estado de conservação da propriedade. Com isso, garante maior conforto para quando decidir passar um tempo no local cuidando de seu negócio.
Então, agora que você sabe o que observar na hora de comprar uma propriedade rural para a agricultura, já pode colocar em prática nossas dicas e conversar com sua imobiliária de confiança. Dessa forma, vocês poderão analisar em conjunto todos os pontos importantes e encontrar o lugar mais adequado para suas necessidades e demandas.