Economizar viajando é o sonho de qualquer pessoa que gosta de conhecer novos lugares e ter grandes experiências turísticas. Sabemos que não é nada fácil, pois uma viagem tem muitos gastos e imprevistos.
Porém, é possível gastar menos dinheiro se você planejar com antecedência, criar seus próprios roteiros e seguir algumas dicas simples. Continue lendo e veja como economizar viajando.
Economizar viajando é possível?
Sim, é possível economizar viajando desde que você tenha um bom planejamento. É claro que é tentador viajar e apenas curtir o momento, sem se preocupar com os custos.
Mas se você não quer abrir mão das viagens e ao mesmo tempo tem que segurar os gastos, vai precisar colocar tudo na ponta do lápis, fazer cálculos e pensar melhor no seu roteiro. A verdade é que sempre existem opções mais baratas de hospedagem e transporte, passeios de baixo custo e “achados” com bom preço.
Para conseguir economizar viajando, você vai precisar planejar com bastante antecedência e deixar os impulsos consumistas de lado. De qualquer forma, será uma experiência incrível e você não precisará ficar no vermelho para curtir a vida.
7 dicas para economizar viajando
Agora vamos às dicas práticas para você economizar viajando e aproveitar o passeio sem ficar no vermelho.
1. Compre passagens e hospedagem com antecedência
O segredo para gastar menos com transporte e hospedagem é comprar com antecedência. Fique de olho nas promoções de passagens aéreas, se for de avião, e procure bons preços em plataformas de hospedagem como Booking e Airbnb.
2. Defina um orçamento
Antes de viajar, faça os cálculos e determine um orçamento limite para suas despesas. Considere passagens, hospedagem, alimentação, transporte no local, ingressos para eventos, compras e passeios.
É importante se manter fiel ao valor estipulado e não estourar o orçamento em hipótese alguma. Durante a viagem, você deverá controlar seus gastos diariamente para se manter no limite.
3. Procure destinos alternativos
Você não precisa ir para o destino mais badalado do momento: é possível escolher lugares mais baratos com as mesmas atrações. Por exemplo, em vez de enfrentar os altos custos de Campos do Jordão, você pode curtir o clima de montanha com tour gastronômica em Monte Verde por preços muito menores. Da mesma forma, existem praias paradisíacas por todo o Brasil e não é preciso visitar sempre os lugares da moda.
4. Aproveite promoções
Nem sempre os pacotes de viagem valem a pena, mas você pode encontrar algumas ofertas vantajosas se ficar de olho. Então, acompanhe promoções de sites como Decolar.com, CVC e 123milhas. Se você conseguir aprovar cartão de crédito, ainda pode parcelar os valores para aliviar seu orçamento.
5. Planeje seu roteiro
Um roteiro planejado por uma empresa geralmente vai sair mais caro do que você mesmo preparar sua viagem. A dica é usar sites como TripAdvisor para ver opiniões de outros turistas e escolher lugares com bom custo-benefício para visitar. Assim, você aproveita o melhor de cada local e não cai em nenhuma cilada financeira.
6. Vá na baixa temporada
É impossível economizar viajando se você decidir ir na alta temporada, quando os preços disparam. Por isso, prefira sempre escolher datas em baixa temporada para ter um custo muito menor.
7. Use o transporte público
Por fim, quando viajar, procure usar o transporte público do local para economizar nos trajetos. Em alguns casos, pode valer mais a pena usar aplicativos de transporte ou mesmo alugar um carro, dependendo da cidade.
Gostou das dicas para economizar viajando? Agora é só colocar o aprendizado em prática e aliviar seu bolso durante as férias!