Por mais simples que seja, todo trabalho industrial exige atenção e cuidados especiais. É o caso, por exemplo, do processo de fixação com as rebitadeiras manuais e hidropneumaticas. Muito embora o processo seja tranquilo, ainda pode causar acidentes e, por isso, atentar-se às medidas de segurança é fundamental.
Além do uso obrigatório de EPI’s, existem outros cuidados que devem ser considerados. Veja!
Rebitadeira: o que é?
Uma rebitadeira é uma ferramenta utilizada para realizar o processo de rebitagem, técnica de união permanente de duas ou mais peças metálicas por meio de diversos tipos de rebite. Ela geralmente consiste em uma ferramenta manual, pneumática ou hidropneumática, a depender da categoria e do tamanho dos fixadores a serem usados.
Vantagens de utilizar rebitadeira
Essa ferramenta especializada permite uma instalação rápida e eficiente de rebites, proporcionando uma união segura e duradoura. Sua utilização reduz a necessidade de processos de soldagem ou uso de adesivos, o que resulta em maior produtividade e economia de tempo, além de oferecer versatilidade.
7 medidas de segurança para usar as rebitadeiras
Sempre utilize EPI’s
Não dá para falar sobre segurança e não se lembrar dos equipamentos individuais. Óculos de proteção, luvas de segurança, protetores auriculares e, se necessário, capacete, ajudam a proteger contra lesões nos olhos, mãos, ouvidos e cabeça. Além de proteger o operador, favorece conforto e segurança para realizar o trabalho com eficiência e qualidade.
Faça treinamentos com os trabalhadores
Antes de usar uma rebitadeira, certifique-se de receber treinamento adequado sobre seu funcionamento, procedimentos de operação seguros e práticas recomendadas. É muito importante que os profissionais da área estejam familiarizados com o equipamento. Busque fornecedores que possuem os materiais necessários e que disponibilizem treinamento para sua equipe de trabalho.
Use a rebitadeira em ambientes apropriados
Utilize o equipamento em uma área iluminada, limpa e ventilada. Mantenha o local de trabalho organizado e livre de obstruções, evitando o acúmulo de materiais que possam causar tropeços ou quedas. Certifique-se de que a máquina está sendo utilizada dentro das indicações do fornecedor. Nunca utilize para outros objetivos sem consultar o fornecedor.
Trabalhador, tenha pulso firme!
Mantenha os pulsos firmes na rebitadeira durante toda a operação. Isso ajuda a controlar a ferramenta e minimiza o risco de deslizes ou perda de controle.
Utilize proteção contra estilhaços
Utilize uma proteção adequada para evitar que os estilhaços gerados durante a aplicação de rebite de repuxo estrutural, por exemplo, atinjam o operador ou outras pessoas próximas. Por exemplo, rebitadeiras de repuxo possuem um caneco receptor de mandris que pode ser removido. Não remova durante a aplicação, apenas para esvaziar o caneco.
Faça a manutenção preventiva da ferramenta
Siga à risca as instruções do fabricante para a manutenção e lubrificação adequadas da rebitadeira. Verifique regularmente se todas as peças estão em boas condições e substitua as desgastadas ou danificadas. Tenha rotinas de manutenção preventiva, para evitar manutenções corretivas ou até mesmo ter que descartar sua ferramenta por má uso.
Desligue a ferramenta ao terminar o procedimento
Após concluir o trabalho, desconecte a ferramenta da rede de ar e aguarde até que todas as partes móveis parem completamente antes de realizar qualquer manutenção ou ajuste.
E, claro, lembre-se de ler o manual do equipamento para saber se há outros cuidados específicos a serem tomados durante o uso da máquina.