No contexto profissional, a autogestão tem se tornado uma habilidade cada vez mais valorizada e estimulada. Tendo em vista seus benefícios para a cultura organizacional, trata-se de uma competência desejável para o sucesso individual e coletivo.
Engana-se quem pensa que autogestão é agir de maneira fechada e individualista. Pelo contrário, é preciso agir de maneira alinhada aos valores e objetivos da empresa.
Continue lendo e saiba tudo sobre autogestão: o que é, como aplicá-la e seus benefícios para seu desenvolvimento profissional. Confira!
O que é autogestão?
A autogestão é o conceito da psicologia organizacional referente às habilidades do trabalhador em planejar e gerir suas próprias metas, planejar e executar atividades sem depender de supervisão constante. Ou seja, em termos populares, trata-se de “ser o próprio chefe”.
Apesar de ser obviamente uma competência necessária aos profissionais autônomos, a autogestão também pode fazer parte do dia a dia dos funcionários de carteira assinada. Afinal, saber organizar corretamente suas atividades diárias garante maior independência e produtividade.
Vale ressaltar que a habilidade de autogestão não implica em trabalhar isoladamente. Demandando colaboração e comunicação assertivas, atuar de maneira mais independente é uma característica que facilita o trabalho em equipe e evita a sobrecarga dos demais integrantes do time.
Qual o objetivo da autogestão?
Desenvolver a autogestão possui o objetivo de otimizar o tempo e qualidade das entregas profissionais, respeitando as necessidades pessoais do trabalhador. Assim, é uma abordagem que visa criar uma cultura organizacional mais coerente e equitativa, dando voz e autonomia criativa aos funcionários.
Neste contexto, a autogestão envolve principalmente ser “um bom chefe” para si mesmo: saber como identificar e respeitar seus próprios limites, bem como organizar melhor a rotina de entregas. Isso vale tanto para funcionários CLT quanto donos do próprio negócio.
Por exemplo, para os empreendedores, a autogestão facilita a aplicação das boas práticas administrativas em todas as áreas empresariais de forma mais eficaz. Desta maneira, são reduzidas as chances de prejuízos e irregularidades no cotidiano da empresa.
Quais os benefícios da autogestão?
Os benefícios da autogestão são inúmeros, tanto para o trabalhador quanto para os empregadores:
- Redução de burocracias desnecessárias, como a aprovação hierárquica para decisões de pequeno e médio porte
- Aumento da eficiência e rapidez na resolução de problemas, uma vez que o funcionário possui maior autonomia de ação
- Maior qualidade de vida para todos os envolvidos, considerando que a distribuição das tarefas tende a ser tornar mais igualitária
- Melhor direcionamento dos objetivos profissionais dos funcionários, garantindo maior satisfação no trabalho
- Estímulo à inovação e criatividade, resultantes da liberdade de decisão dos funcionários
- Qualidade nas entregas, já que os potenciais criativos e habilidades específicas são mais aproveitados
- Incentivo à manutenção de uma equipe mais conectada e colaborativa, tornando o ambiente de trabalho mais agradável
- Impactos positivos na autoestima dos trabalhadores como consequência da autonomia de decisão e do aumento da qualidade profissional.
Além disso, aprimorar as habilidades de autogestão assegura uma melhor rotina administrativa para os trabalhadores autônomos, como os formalizados via microempreendimento individual (MEI).
Saber organizar corretamente suas atividades burocráticas e fiscais permite que o MEI não esqueça, por exemplo, de emitir boleto DAS MEI ou de entregar o relatório anual dentro do prazo.
Como praticar a autogestão?
Para aplicar a autogestão em suas atividades profissionais, é preciso:
- Demonstrar proatividade, procurando ativamente definir suas próprias metas e atividades com base nos objetivos da equipe e delineamentos gerais do chefe
- Desenvolver raciocínio crítico e inclusivo, de forma a tomar decisões assertivas de maneira independente
- Colocar em prática as habilidades de autocrítica empática, lidando de forma construtiva com seus próprios erros e falhas
- Atuar com espírito de equipe, facilitando e estimulando o desenvolvimento da autogestão de seus colegas
- Buscar continuamente novas formas de aprimoramento técnico, de maneira a garantir tomadas de decisão adequadas.
Considerando o intuito de promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, o trabalhador também deve se atentar a questões como cuidado com a saúde física e emocional. E mais: lembre-se que o desenvolvimento desta competência requer muita paciência consigo mesmo e não acontece de maneira abrupta e instantânea.
Portanto, a autogestão deve estar associada a outras abordagens de autocuidado que garantam uma melhor qualidade de vida. Respeite seu ritmo e torne a autogestão sua grande aliada para melhorar sua satisfação profissional.