Empreender fazendo artesanato é uma das maneiras de transformar uma paixão em uma fonte de renda. E o melhor: as demandas comerciais deste setor estão cada vez maiores.
Para aproveitar a onda de valorização das feiras de artesanato, confira agora tudo sobre o assunto: o que é, como participar e dicas para vender muito. Vamos lá?
O que é uma feira de artesanato?
As feiras de artesanato são eventos nos quais cada loja participante expõe seus produtos em estandes para o público. Ao redor do mundo, trata-se de uma das mais antigas e tradicionais formas de comercializar peças de decoração e itens artísticos.
Como participar de feiras de artesanato?
Vai participar da sua primeira feira? Não se preocupe: estamos aqui para explicar o passo a passo detalhado.
Planeje-se financeiramente
Em primeiro lugar, saiba que participar de feiras de artesanato demanda investimentos iniciais com taxas, transporte dos produtos, fabricação de estoque mínimo e compra de embalagens. Portanto, planeje-se com antecedência para que seus gastos e despesas não excedam o orçamento previsto.
Organize planilhas e utilize aplicativos específicos para monitorar suas transações bancárias. Assim, você garante um melhor controle financeiro para seu investimento.
Defina as feiras mais adequadas
Antes de se inscrever em uma feira, avalie se esta está condizente com a sua proposta comercial. Afinal de contas, é preciso que o evento garanta o acesso ao público-alvo desejado.
Além disso, leve em consideração o custo-benefício de participar de feiras específicas. Como algumas têm taxas mais elevadas, certifique-se de que será um bom negócio para sua lucratividade.
Faça sua inscrição
O próximo passo é entrar em contato com a organização dos eventos e enviar as documentações necessárias. Como mencionamos, algumas feiras solicitam o pagamento de taxas de inscrição, cujos valores podem variar dependendo do porte da feira.
Divulgue o evento
Assim que a sua participação no evento for confirmada, elabore um plano de divulgação completo. Invista em anúncios e avisos pelas redes sociais, para que seus clientes possam se planejar adequadamente.
Crie posts destacando os produtos que serão oferecidos e os benefícios de visitar seu estande. Além disso, considere elaborar ofertas especiais para o evento.
Monte seu estande
No grande dia, você precisará dispor seus produtos em suportes ou expositores. Deixe o espaço muito bem organizado para que seus clientes possam visualizar os itens sem dificuldades.
Vale lembrar que decorações também são fundamentais para garantir um charme especial para sua exposição. Invista em peças que combinem com as cores de sua identidade visual, garantindo uma estética equilibrada e agradável.
Dicas para vender bem em uma feira de artesanato
Sabemos que os primeiros eventos podem ser um pouco intimidadores. No entanto, com as nossas dicas a seguir, você poderá garantir uma rentabilidade muito melhor! Confira.
Ofereça várias formas de pagamento
Não há dúvidas: garantir facilidade para o pagamento aumenta as chances de venda. Portanto, além do dinheiro, lembre-se de oferecer opções práticas e seguras, como Pix e cartão.
Faça parcerias
Para ampliar a divulgação de seus eventos, faça parcerias com outros expositores ou empresas que ofereçam produtos complementares aos seus. Além disso, considere a opção de parcerias com influenciadores digitais de sua região.
Não tenha medo de negociar
Feiras são locais tradicionais de negociação de preços e uma ótima oportunidade para criar vínculos com seus clientes. Além de possíveis descontos, ofereça também combos de produtos por valores mais acessíveis, adicionando brindes e mimos.
Interaja com seu público-alvo
Por fim, mas não menos importante: zele pelo atendimento impecável. Estabeleça uma comunicação cordial e empática, de forma a garantir sempre uma boa experiência ao cliente.
Além disso, também garanta bons cupons de descontos para as próximas compras. Esta é uma estratégia muito utilizada para garantir a fidelização dos clientes.
Formalize sua empresa
A formalização garante maior segurança jurídica ao empreendimento, além de permitir que o titular tenha acesso a inúmeros benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença. Neste contexto, uma modalidade muito popular entre os artesãos é a de microempreendedor individual (MEI).
Trata-se da menor categoria de empresas do país, com faturamento máximo anual de R$ 81 mil e permitindo a contratação de no máximo um funcionário. Além da reduzida burocracia, o MEI também tem uma carga tributária baixa e o pagamento é feito de maneira unificada pelo DAS, boleto mensal gerado no PGMEI.
São muitas as formas de garantir o sucesso para seu empreendimento. Coloque em prática nossas dicas e torne a participação em feiras de artesanato uma experiência positiva e lucrativa!