Segundo um relatório divulgado pela Abcomm, vender por aplicativo gerou um faturamento nacional de aproximadamente R$ 169,59 bilhões em 2022. O valor representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior, o que indica projeções muito otimistas para o comércio eletrônico no Brasil.
Para acompanhar a grande tendência das vendas digitais, é preciso que o empreendedor saiba quais são suas opções de atuação. Continue lendo e fique por dentro de tudo sobre como vender por aplicativo.
Como vender por aplicativo?
Cada aplicativo possui suas peculiaridades de configuração, assim como seu próprio arsenal de ferramentas comerciais. Confira agora como utilizar as principais modalidades de apps.
Inicialmente, será preciso criar uma conta comercial para acessar funcionalidades específicas. Lembre-se de incluir todas as informações básicas da empresa, como links para outros aplicativos.
Além disso, habilite as listas do recurso de Loja, para criar uma vitrine virtual. Inclua a descrição dos produtos e coloque etiquetas com os respectivos preços.
Para garantir boas vendas, é fundamental estimular o engajamento de seus clientes. Crie um cronograma para posts, stories e lives.
Existem empreendimentos que optam por disponibilizar o contato do WhatsApp para fazer as vendas. Assim, é preciso que o app esteja devidamente configurado para facilitar a comunicação com os clientes.
Ative o recurso de conta comercial, utilize o logo da empresa como imagem de perfil e adicione informações relevantes, como e-mail e horário de funcionamento. Além disso, o WhatsApp Business permite a criação de catálogo com os produtos ou serviços com informações detalhadas, imagens e preços.
Caso prefira, também vale ativar as mensagens automáticas quando estiver ausente. No entanto, quando estiver disponível, lembre-se que é primordial manter um diálogo empático e nada robótico, para que os clientes de fato se sintam acolhidos.
Aplicativos de marketplace
Mercado Livre, Shopee, Shein, Amazon… são muitas as plataformas online nas quais você pode criar sua loja virtual. Devido ao elevado alcance dos marketplaces, você pode aproveitar o tráfego existente para garantir boas vendas.
Escolha aplicativos seguros e confiáveis, levando em consideração também se o seu público-alvo de fato acessa aquela plataforma. Ao se inscrever, você precisará informar dados gerais sobre o titular da loja, bem como informações específicas do empreendimento.
Vale ressaltar que alguns marketplaces oferecem planos de assinatura para garantir um número maior de funcionalidades e ferramentas de vendas. Assim, avalie qual é o perfil do seu empreendimento e selecione a opção mais adequada.
Aplicativos próprios
A depender do porte do seu empreendimento, pode ser financeiramente viável criar o próprio aplicativo de vendas. Ao desenvolver uma plataforma personalizada, o empreendedor garante maior controle sobre a experiência do cliente, aumentando a diferenciação em relação à concorrência.
No entanto, saiba que investimentos consideráveis são necessários, tanto para a criação do app quanto para a garantia da segurança cibernética. Desta forma, trata-se de uma possibilidade para lojas maiores com faturamento mais expressivo.
Vender por aplicativo vale a pena?
Considerando a valorização do consumo pela internet, vender por meio de aplicativos pode ser uma estratégia muito eficaz e vantajosa para muitos negócios. Confira algumas vantagens práticas:
- A conveniência e acessibilidade de uso dos apps tornam a experiência de compra mais agradável
- Marketplaces já bem consolidados permitem uma maior praticidade para montar a loja virtual, sendo que a interface e experiência do usuário já estão previamente definidas e desenvolvidas
- Os apps de redes sociais garantem uma maior aproximação do cliente com a loja, facilitando a comunicação mais fluida e efetiva
- A oportunidade de vendas com descontos exclusivos e acúmulo de pontuação para programas de recompensas garante maiores chances de fidelizar o cliente
- Alguns apps garantem um acompanhamento mais detalhado das métricas de desempenho digital, permitindo intervenções mais rápidas em casos de baixas taxas de conversão.
Lembre-se que o sucesso de suas vendas também depende de inúmeros outros fatores. Por exemplo, é preciso garantir o bom gerenciamento administrativo, como a oferta de variados meios de pagamento. Afinal, receber por boleto, Pix e cartão aumenta suas chances de venda.
Coloque em prática nossas dicas e aproveite o potencial dos aplicativos para impulsionar seu faturamento. Os apps podem ser uma estratégia importante para melhorar a experiência do cliente e aumentar a rentabilidade do seu negócio.