É comum que as mulheres fiquem com dúvida sobre quanto tempo demora para engravidar.
A duração ideal que muitas mulheres desejam para conceber naturalmente é de um mês. No entanto, a realidade costuma ser diferente.
Embora uma minoria consiga esse feito rapidamente, a maioria das mulheres e casais precisa de um período um pouco mais extenso para conceber sem intervenções médicas.
Mas, qual é a duração usual para a concepção?
Quanto tempo demora para engravidar?
Para um casal saudável conseguir uma gravidez de forma natural, sem qualquer assistência médica, geralmente são necessários 12 ciclos ou um ano.
A duração desses ciclos dependerá de cada indivíduo. Caso seu ciclo seja consistente e tenha uma duração de 28 a 30 dias, a expectativa máxima para a concepção é de um ano.
Se o ciclo exceder 35 dias, a contagem do tempo será alterada. Entretanto, o ideal é monitorar 12 ciclos menstruais antes de considerar a possibilidade de buscar intervenção médica.
Avaliações Pré-Concepção para o Casal
É altamente recomendado que, antes de tentar conceber, o casal realize check-ups médicos para identificar potenciais obstáculos à concepção.
O período necessário para a concepção será estimado pelo médico com base na saúde física do casal. No entanto, nem todas as previsões são precisas.
Alguns casais podem enfrentar atrasos na concepção, mesmo na ausência de problemas médicos conhecidos.
Isso é conhecido como infertilidade inexplicada, uma condição em que nenhuma causa específica para a demora na concepção pode ser identificada.
Nessas circunstâncias específicas, não é possível estabelecer um prazo exato para a gravidez. Ela pode ocorrer inesperadamente ou pode levar algum tempo.
Casais diagnosticados com infertilidade inexplicada têm a capacidade de conceber, mas devem estar cientes de que pode levar mais de 12 ciclos, considerados normais pelos profissionais médicos.
Opções de Tratamento
Nessas situações, o médico pode oferecer algumas opções: esperar pacientemente ou considerar intervenções médicas, como o uso de medicamentos que estimulam a ovulação, procedimentos simples como a relação sexual programada, ou procedimentos mais avançados, como a fertilização in vitro (FIV) ou a inseminação artificial.
Além disso, alguns fatores, como a idade do casal e a qualidade dos gametas – óvulos e espermatozoides – podem influenciar a espera pela gravidez.
Existem vários procedimentos disponíveis para avaliar a reserva ovariana de uma mulher, como os testes de FSH ou hormônio anti-Mülleriano.
Além disso, ultrassonografias podem ajudar a estimar a quantidade de óvulos que uma mulher ainda tem.
A qualidade dos óvulos pode ser avaliada por meio de outros exames realizados em clínicas de fertilidade especializadas.
Para os homens, um espermograma pode fornecer informações sobre a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.
Estratégias para Diminuir o Tempo de Espera para a Concepção
Para as mulheres que desejam contornar o período de um ano de espera pela gravidez ou que desejam encurtá-lo consideravelmente, existem algumas estratégias eficazes.
Todas elas são focadas na identificação do período fértil para que as relações sexuais possam ser planejadas, aumentando assim as chances de concepção.
Uma dessas estratégias é o monitoramento da temperatura basal. Ao medir a temperatura corporal logo pela manhã, após pelo menos seis horas contínuas de sono, é possível identificar as variações hormonais no corpo.
Quando uma mulher está em seu período fértil, ela normalmente experimenta uma queda significativa na temperatura devido ao aumento do estrogênio, que contribui para essa redução.
Depois que a ovulação ocorre, a temperatura sobe novamente. Testes de ovulação também são uma ótima ferramenta para acompanhar o seu ciclo ovulatório.
Um recurso adicional para as mulheres que estão tentando conceber, especialmente aquelas que sofrem de secura vaginal, são os géis lubrificantes que auxiliam na fertilização.
Esses géis especiais simulam o muco cervical e promovem a mobilidade e a longevidade dos espermatozoides.
FamiGel é um exemplo desses produtos que você pode encontrar facilmente em lojas virtuais.
Método Billings
Outra sugestão para acelerar o processo de concepção é adotar o método Billings. Esse método envolve acompanhar as mudanças no muco cervical ao longo do ciclo menstrual.
Uma mulher é geralmente mais fértil quando seu muco cervical está mais abundante e úmido. Entender o próprio corpo é crucial!
Esteja ciente de todas as transformações que o seu corpo passa durante o período fértil! Outra dica valiosa é o uso de testes de ovulação. Com o aumento do hormônio luteinizante (LH) no corpo, é possível prever quando a ovulação ocorrerá.
Comece a fazer o teste desde o primeiro dia do seu período fértil para obter os melhores resultados. Testes de ovulação estão disponíveis para compra em várias lojas online.
Além disso, após as relações sexuais, é recomendado ficar deitada por pelo menos uma hora para aumentar as chances de concepção!
No final das contas, o tempo necessário para engravidar é determinado pelo seu estado de saúde, mas também por forças além do nosso controle.
Como diz o ditado: “Faça o seu melhor e Deus fará o resto!” Tudo acontecerá no tempo determinado por Ele. Mantenha o ânimo e continue tentando!