Conheça os procedimentos de criação de marketing de conteúdo e seus benefícios, para aumentar a geração de leads no seu e-commerce!
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a atração de clientes usando a criação de conteúdos relevantes para determinados públicos. A diferença do marketing de conteúdo para outros formatos de marketing, pois não promove diretamente a marca, pois atrai este público-alvo para que sejam solucionados os seus problemas.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que utiliza a produção de conteúdo em redes sociais para promover soluções para determinadas questões do público-alvo que deve consumir determinado conteúdo.
Com o consumo deste conteúdo, a tendência é que as redes sociais que produzem e/ou divulgam o conteúdo de marketing de conteúdo, construindo um público que tende a consumir não apenas o conteúdo direcionado, mas também são possíveis leads para os sites direcionados nestas publicações de marketing de conteúdo.
Estratégias de marketing de conteúdo
Não é tão simples fazer um marketing de conteúdo com tanta facilidade, é necessário saber e seguir técnicas e procedimentos que te auxiliam a produzir um bom conteúdo de marketing direcionado para suas redes sociais.
Planejamento
A construção do marketing de conteúdo não pode ser feita de maneira improvisada, se houver mais pessoas na construção do projeto, é vital que isso esteja organizado, com todas as funções devidamente designadas para cada colaborador, e como atingirão as metas pré-definidas.
Definição das funções
Uma parte do planejamento é a organização das funções e metas para cada colaborador e todos os procedimentos de interação com os clientes. Após saber o que os clientes querem e como podem consumir esse conteúdo, fica fácil alinhar com os colaboradores o que cada um deverá fazer e obter como resultados em determinado tempo estipulado.
Produção de conteúdos
Para que haja o sucesso do marketing de conteúdo, é preciso que o conteúdo seja publicado de maneira cotidiana e com qualidade. Esse conteúdo deve ser feito com uma boa qualidade e aproveitando o que foi absorvido sobre o seu público-alvo para que este conteúdo publicado seja corretamente direcionado para que haja a interação com os links e geração de leads para seu site.
Distribuição do conteúdo
Não é necessária apenas a produção de um conteúdo de qualidade com uma periodicidade com pequeno intervalo de tempo entre as publicações, é necessária também a promoção desse conteúdo em canais onde a persona se encontra, geralmente são encontradas em redes sociais e listas de e-mail.
Mensuração de resultados
A mensuração dos resultados é vista através dos números de engajamentos em redes sociais e sites relacionados ao conteúdo publicado. Para que haja um bom retorno com suas publicações, é necessária a adesão de técnicas de otimização Google, para que seu conteúdo possa vir a ser cada vez mais bem ranqueado nos resultados de pesquisa do Google.
Inbound marketing
O inbound marketing é a principal técnica de marketing digital atualmente, além de ser a mais usada é a mais abrangente, não é à toa que o próprio marketing de conteúdo é uma parte do inbound marketing.
O principal objetivo do inbound marketing é a entrega de um conteúdo de qualidade com ligações com soluções para necessidades direcionadas ao público-alvo de determinados nichos que possam utilizar técnicas como o marketing de conteúdo. O propósito deste modelo de marketing é fazer esses conteúdos a fim de atrair o público desejado de uma maneira sutil, sem que haja um incômodo por parte do leitor, fazendo com que ele vá de maneira voluntária até o serviço vinculado ao conteúdo.
O inbound marketing dispõe de quatro pilares:
- Atrair visitantes que estejam interessados nos serviços vinculados às publicações.
- Converter visitantes em leads, para que possam ser contatados através dos próprios sites e consumirem os conteúdos do site, como por exemplo receberem notícias sobre conteúdo do site, com links inseridos que levem os leads para as redes sociais e os sites. É muito popular ser utilizado por lojas online.
- Vender serviços e/ou produtos através da captação de leads e engajamento com o marketing de conteúdo.
- Encantar quem está usufruindo do conteúdo do site e das redes sociais, pois o inbound marketing não visa ter clientes que consumam uma vez ou outra, mas o objetivo é atrair clientes que possam consumir frequentemente e engajar nas suas redes sociais.
Benefícios do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é algo muito importante, além disso é algo muito usado pelos lojistas de todo o Brasil. Aproximadamente 75% das empresas brasileiras faziam uso do marketing de conteúdo para conseguir clientes de maneira mais fácil e barata em 2018.
Para que mais de 70% das empresas no Brasil usam esta tática para a captação de clientes, podemos interpretar que, no mínimo, essa tática rende benefícios para as empresas. Mas os benefícios não são poucos e nem são facilmente interpretados.
Um desses benefícios é o aumento de tráfego no seu site, pois quando há links que relacionam o conteúdo em redes sociais com os links do seu site pode vir a ter um crescimento no número de visitas ao seu site. Para que isso seja convertido em leads é necessária a criação de e-commerce com qualidade, para que os leads possam se sentir seguros e confortáveis em registrarem-se e fazerem compras em seu site, e o melhor, se sentirem satisfeitos e voltar a consumir novamente no seu site.
Com redes sociais engajadas é importante que haja a publicação constante de conteúdo que direcionam os espectadores das suas redes para o seu site e consumam o que está disponível. Isso faz com que seu site tenha cada vez mais exposição para a sua marca, fazendo com que cada vez mais pessoas vejam no mínimo o logo da sua marca. Além disso, é importante que haja o engajamento nas redes sociais, que além da aparição dos conteúdos por parte das suas próprias redes sociais, é bom que outras pessoas compartilhem e interajam com os conteúdos publicados por você.
Esse engajamento pode converter os espectadores do seu site e das redes sociais em clientes do seu site, que estas pessoas além de leads sejam clientes da sua loja. O aumento de leads é feito com as divulgações nas redes sociais, estes leads podem vir a aumentar o volume de vendas dos seus produtos e/ou serviços.
O aumento do LTV (lifetime-value) é importante, pois é uma consequência de todo o marketing e tempo destinado para a criação de conteúdo e venda de serviços e/ou produtos. O lifetime-value é o valor total que é gasto por um cliente em seu site, de maneira mais simples, é a média de dinheiro gasto no seu site. Esse valor é vital para as estratégias de marketing do seu site e redes sociais, pois é muito mais barato vender um produto mais barato por duas vezes para o mesmo cliente do que trazer um novo cliente, portanto é mais vantajoso divulgar promoções para seus leads e que eles façam as compras e promoções dos seus preços atualizados, podendo converter em mais clientes para o seu site.
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