Está procurando saber sobre como são as casas em Portugal? A verdade é que há alguns detalhes bem interessantes e que com certeza você precisa ficar sabendo.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre como são as casas em Portugal. Confira abaixo a nossa lista!
1. Fachadas das casas
Portugal se destaca bastante devido às suas fachadas, uma vez que elas costumam ser decoradas com azulejos artesanais.
Porém, também existem diversas residências e estabelecimentos que possuem a fachada pintada de grafite, por exemplo.
Isso acontece porque, no país, isso é considerado um tipo de arte ao invés de vandalismo. Então, todos os anos, os pintores expõem os seus trabalhos em festivais de grafite.
2. Casa mobiliadas
Outra coisa que você precisa saber sobre como são as casas em Portugal, é que, no geral, os imóveis costumam ser todo mobiliado.
No entanto, é claro que os imóveis que já vem mobiliado têm um valor mais alto também. Em Coimbra, por exemplo, devido aos estudantes, acaba sendo ainda mais fácil para encontrar casas assim, inclusive com utensílios domésticos.
3. Cozinha e lavanderia
Outra curiosidade sobre como são as casas em Portugal, é o fato de ser bastante comum com que as máquinas de lavar roupas fiquem na cozinha.
Isso acontece porque, no geral, os imóveis em Portugal não são tão grandes e, portanto, nem sempre há um espaço para a lavanderia.
4. Classificação de energia
Também é preciso se manter atento ao desempenho térmico de uma casa, mas sempre levando em conta que isso está completamente relacionado à construção e isolamento da casa ou edifício.
Por consequência, essa certificação se torna importante para reconhecer, qualificar e mensurar o desempenho térmico de um determinado local, que vai de A até G. A letra “A”, é a melhor classificação.
5. Imóveis de rés-do-chão
Outro ponto que deve entender é que, em Portugal, “rés-do-chão” se refere ao andar térreo, enquanto “cave” é o subsolo.
6. Banheiros sem janelas
É muito comum também se deparar com banheiros que não possuam janela, apenas tenham a presença de um exaustor.
Ter esse tipo de aparelho acaba se tornando fundamental, uma vez que ele compensa a falta de circulação de ar no ambiente, já que eles são os responsáveis por sugar umidade e evitar o mofo.
7. Torneira com água quente e fria
Outra coisa que deve saber sobre como são as casas em Portugal, é o fato de que todas as torneiras da casa costumam ter água quente e fria.
Afinal de contas, trata-se de um país que tem um inverno mais rigoroso e, por consequência, a água quente costuma facilitar bastante a vida dos moradores.
Mas, como essa água vem do cilindro, pode demorar alguns segundos até que a água fique completamente aquecida.
8. Tipologia dos imóveis
Se você irá tirar o visto D6 Portugal, então esse é um detalhe que precisa ficar atento quando for procurar por imóveis no país.
É muito comum encontrar imóveis com a denominação “T1, T2, T3” etc. O “T” se refere a tipologia, isto é, número de quartos disponíveis no imóvel.
Então, se você está em busca de um apartamento com um quarto, deve procurar por um T1. Caso queira um com dois, deve encontrar um T2 e assim sucessivamente.
Fora isso, você ainda pode encontrar um imóvel T1+1. Nesse caso, quer dizer que existe um cômodo extra e pequeno no imóvel, onde você pode ou não utilizar como um quarto.
9. Interruptor fora do banheiro
Essa é uma das coisas que os brasileiros mais estranham, já que estamos acostumados com algo completamente diferente.
Em Portugal, na grande maioria das vezes, o interruptor fica para o lado de fora. No geral, ele costuma ficar próximo de outros interruptores.